5 dicas para melhorar o atendimento em pequenas e médias empresas

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As dicas para melhorar o atendimento em pequenas e médias empresas visam tornar o crescimento da organização mais perto.

Afinal, é investindo em infraestrutura em todos os setores que tornamos possível alcançar resultados mais interessantes.

 

Para melhorar o atendimento de pequenas e médias empresas é preciso conhecer o público-alvo

 

É muito difícil atender as necessidades de alguém que sequer conhecemos, e esse raciocínio serve para a sua empresa. Dessa forma, conhecer a fundo as dores e demandas do seu cliente, é fundamental para conseguir suprir suas expectativas durante o atendimento.

Aproveite também o grau mais intimista que o porte da empresa permite, ficando mais perto do cliente.
 

 

Qualidade sem boa equipe é mais difícil

 

Muitas vezes a pequena empresa conta com uma pessoa apenas para dar conta de responder e encaminhar e-mails, atender ligações ou mesmo falar com clientes que comparecem ao local. Isso é comum no caso de empresas de pequeno porte.

Com isso, vemos o impacto que esse colaborador ou time de colaboradores tem, porque agregam a primeira impressão no cliente. Assim, invista na capacitação, treinamento desse tipo de cargo, independente da quantidade de pessoal envolvido, porque impacta na experiência do consumidor desde o primeiro contato.
 

 

A tecnologia tem seu papel fundamental também

 

Outro recurso indispensável é a tecnologia, porque tornam seu atendimento muito mais produtivo. Por exemplo, associe o fator humano pelo atendimento com colaborador, junto às facilidades dos recursos usados por ele, a fim de agilizar o processo.

Uma ferramenta consolidada como a telefonia pode chegar a outro patamar quando você utiliza PABX virtual. Porque passa a transferir ligações para diversos dispositivos, entre outros recursos que modernizam a dinâmica de comunicação tanto interna quanto externamente.
 

 

Estar presente em diversos canais é necessário hoje

 

Não importa o tamanho da empresa, é preciso ter presença online. Isso porque o atendimento nem sempre é o primeiro contato com seu trabalho. O seu cliente em potencial muitas vezes já fez uma pesquisa sobre seus produtos e serviços, partindo para um contato direto.

Pensando nisso, precisamos alimentar canais como redes sociais e sites bem estruturados, a fim de ajudar nessa etapa de conhecimento sobre a empresa até o contato em si. Além disso, para seus clientes habituais, recursos de resolução de problemas em seu site reduzem a demanda de colaboradores do atendimento, algo a se pensar.
 

 

As pesquisas de satisfação ajudam a aperfeiçoar o atendimento

 

Por fim, procure oferecer ao cliente a chance de dar feedback sobre o atendimento recebido, seja qual for o canal. A partir disso você consegue melhorar a qualidade de recursos e treinar pessoal para resultados mais interessantes. Além disso, ferramentas que ajudem a analisar dados também são fundamentais.

Por exemplo, métricas como o tempo médio de atendimento colaboram para mostrar se há agilidade em cada contato. Isso faz toda a diferença para a empresa e para o cliente, que deseja ter sua demanda suprida da maneira mais produtiva possível.

Aproveite as nossas dicas para melhorar o atendimento em pequenas e médias empresas. Assim, procure investir em ferramentas e pessoal qualificado para que o seu cliente tenha uma boa experiência e seja possível ter resultados ainda mais promissores ao fim de cada ciclo.

Entre em nosso site e preencha o cadastro para atingir um novo patamar na telefonia da sua empresa!

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