7 dicas para atender bem o cliente por telefone

Home » 7 dicas para atender bem o cliente por telefone

A maior parte das demandas recebidas pelas empresas é feita por telefone. Isso quer dizer que possuir um bom atendimento telefônico merece um destaque especial no planejamento da empresa, pois isso pode garantir uma vantagem estratégica perante a concorrência.

Para proporcionar um atendimento de qualidade aos seus clientes, confira esse artigo que preparamos para você, onde listamos 7 dicas fundamentais. Boa leitura!
 

1. Conheça o cliente

O primeiro passo para se realizar um atendimento telefônico de qualidade, é conhecer a pessoa que está do outro lado da linha, entender o cliente. É importante que, durante a ligação, o atendente analise e identifique o perfil de quem está ouvindo, além da sua relação com a empresa, necessidades e histórico.
 

2. Tenha um roteiro de qualidade

Mesmo que cada atendimento seja diferente, é preciso elaborar um bom roteiro para guiar essa ligação. Esse guia irá te ajudar a conduzir a conversa com o cliente de forma tranquila e profissional. O roteiro não deve ser usado para padronizar os atendimentos, e sim para que a ligação consiga atender a todas as demandas do cliente.
 

3. Escute o cliente

Pode parecer óbvio, mas não estamos falando do ato de ouvir em si, e sim em escutar as demandas e necessidades dos clientes. O atendente precisa ser paciente e empático com esse cliente para que entenda os motivos que o levaram a entrar em contato com a empresa e apresentar a melhor solução para o caso.

O cliente precisa sentir que, naquele momento, toda a sua atenção está voltada para ele, e que você fará de tudo ao seu alcance para ajudá-lo.
 

4. Tenha empatia

Procure se colocar no lugar do cliente para pode entender melhor as necessidades apresentadas. Demonstre atenção, preocupação e dedicação para o cliente que entrou em contato buscando ajuda.
 

5. Mantenha um tom de voz adequado e trabalhe sua dicção

Para que o cliente não confunda informações, procure pronunciar as palavras de forma clara e mantenha um ritmo que faça com que o cliente compreenda tudo que for passado. Encontre um equilíbrio entre o tom de voz, o ritmo e a pronúncia.
 

6. Cuidado com o vocabulário

Parece óbvio, mas evite o uso de gírias, expressões muito populares e vícios de linguagem. As informações devem ser passadas da maneira clara e objetiva para os clientes, por esse motivo, utilize um vocabulário simples que torne a compreensão simples.
 

7. Cuidado com as esperas

Quando o cliente fica esperando muito tempo na linha, ele pode ficar impaciente e insatisfeito. Para evitar que isso aconteça, evite esperas muito longas e sempre que precisar se afastar da linha, informe com clareza ao cliente os seus motivos e o tempo aproximado que você levará. Ele precisa sentir que você está fazendo de tudo para ajudá-lo.

Agora que você aprendeu com essas dicas, que tal melhorar o atendimento que você aplica na sua empresa? Isso pode ajudar muito na satisfação dos seus clientes, que terão um atendimento de excelência.

Gostou do nosso artigo, então conheça todos os serviços e soluções que temos para você!

Esta gostando o conteúdo? Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp