Para qualquer empresa, o relacionamento com o cliente tem muita relevância. Por isso, é preciso estar ciente da importância do atendimento telefônico. Apesar das inúmeras tecnologias que vem surgindo, o telefone continua sendo fundamental para a comunicação dos clientes com a empresa e vice-versa, já que é uma ferramenta viável e utilizada pela população com facilidade.
Neste post, mostraremos como o atendimento telefônico pode ser um diferencial no seu negócio, visto que, muitas vezes, é por ele que o seu público tem a primeira imagem da sua empresa. Leia e descubra!
Qual a importância do atendimento telefônico para a sua empresa?
O primeiro contato do cliente em potencial com a empresa diz muito sobre as futuras ações do mesmo, como se interessar pelo seu negócio ou ser desmotivado. Por isso, investir no atendimento telefônico ideal é imprescindível.
O operador, por meio do telefone, representa a empresa. Opte por oferecer treinamento para os seus atendentes se você deseja passar uma imagem de confiança, seriedade e organização. Assim, eles saberão como atender os clientes da melhor forma possível.
Um bom atendimento telefônico oferece benefícios, dentre eles:
- solucionar dúvidas, evitando o deslocamento do cliente até a empresa, o que permite maior comodidade para o mesmo;
- gerar a satisfação do cliente, já que este percebe que tem importância para a empresa;
- tornar mais provável que o seu público dê preferência ao seu negócio.
Como oferecer um bom atendimento ao seu cliente?
Para que haja um atendimento eficaz, é preciso saber como se relacionar com o público, sendo educado, paciente e objetivo.
É importante que o telefone seja atendido até o terceiro toque. Fale com o tom de voz inteligível. Comece dizendo o nome da empresa, seu nome e setor, e cumprimente o cliente educadamente. Lembre-se de perguntar o nome da pessoa com quem você está falando, e, se necessário, anote para não esquecer.
Ser simpático é essencial, mas não use expressões íntimas com o cliente, como “meu bem”, “querido”, entre outras, pois ele pode não se sentir à vontade com isso. E, caso surja alguma dúvida que você não possa sanar, direcione a ligação para o ramal de outro colaborador que possa solucioná-la.
Qual recurso pode te ajudar no atendimento telefônico?
O PABX virtual é útil tanto para a comunicação interna quanto externa da sua empresa. Esse sistema oferece inúmeros benefícios, dentre eles o monitoramento das ligações, tornando possível você avaliar a qualidade do atendimento ao público.
Para a comunicação interna, o PABX oferece ramais para cada colaborador, sem precisar contratar linhas de telefonia individuais, trazendo mobilidade e a comodidade de trabalhar em qualquer lugar.
Agrade seu público e aumente suas chances de negócios, investindo no atendimento telefônico. Lembre-se que grandes oportunidades de negócios são fechadas por telefone. Por isso, é importante ter uma equipe técnica qualificada para auxiliar você.
Agora que você conhece a importância do atendimento telefônico, conte com uma empresa que é referência no atendimento de qualidade e oferece um serviço de telefonia completo. Entre em contato com a IP Force e garanta o melhor para o seu negócio e para os seus clientes!