Atendimento ao Cliente: qual é a importância do follow-up?

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O conceito de follow-up vem se expandindo e ganhando relevância nos cursos e treinamentos de atendimento ao cliente. Com um mundo em evolução, as experiências de compra se tornaram fundamentais para a fidelização do público.

Acompanhar a jornada, seguir com o cliente do começo ao fim, é a técnica de demonstrar um interesse genuíno em cada consumidor que entra em contato com o seu negócio, de modo que ele retribui ampliando o alcance da sua marca.

Neste conteúdo exclusivo definiremos qual é a importância do follow-up para o atendimento ao cliente e porque a sua empresa deveria investir nessa área. Confira!
 

Criação de relacionamentos via Follow-Up

A tecnologia está mudando fundamentalmente o mercado e o marketing, de modo que as relações se tornam cada vez mais importantes na tomada de decisões.

Tenha em mente que para um lead se tornar um cliente e fechar um negócio de fato, ele precisa confiar na marca e ver ela como uma aliada de valor. Caso contrário, buscará a concorrência que conversa melhor com o seu modo de pensar, estilo de vida ou necessidades específicas.

O follow-up é o ato de acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra, desde o momento em que ele ainda está criando interesse na marca, até mesmo após a compra ter sido realizada.

Esse relacionamento é de médio prazo, e gera confiança, afinal a empresa está se dispondo a responder todas as dúvidas e manter contato para garantir a satisfação e adequação das soluções oferecidas.
 

O seu cliente é só seu

Ao fazer um contato por telefone com o seu lead, ao conseguir mantê-lo na linha por pelo menos 5 minutos, as chances de convertê-lo em cliente aumentam 9 vezes (HubSpot, 2017).

Conquistar um cliente novo é algo altamente custoso para a maioria das empresas, uma vez que envolve campanhas de marketing abrangentes, e muitas vezes, complexas. É fundamental encontrar o contato dos clientes antigos, e investir no follow-up para que mantenham o interesse na marca e sejam fidelizados.
 

Foco no cliente

Essas palavras estão na moda: foco no cliente. Todas as empresas dizem que esse é o seu maior patrimônio e investem tudo o que podem para deixá-lo satisfeito. Será que é verdade?

É preciso ter em mente que o atendimento vem antes de qualquer processo de vendas propriamente dito. Sem o follow-up adequado, se torna difícil compreender as reais necessidades do público, para então oferecer uma solução sob medida.
 

Quebra objeções

Ainda, quando compramos algo estamos sempre com muitas objeções em mente, o que é natural. Quando um profissional especialista da empresa acompanha o processo do começo ao fim, é capaz de identificar essas objeções, e quebrá-las, de modo que a compra se torna muito mais rápida e suave.
 

O cliente quer agilidade

Contar com esse apoio do vendedor é fundamental na tomada de decisões. É o profissional capaz de responder prontamente todas as dúvidas sobre os produtos e a própria marca.

Em um mundo em constante evolução, de 35% a 50% dos clientes valorizam mais as empresas que respondem mais rápido (HubSpot, 2017).

Dessa maneira, o follow-up é uma maneira de estar sempre disponível para atender as necessidades do seu cliente.

Nós somos especialistas em telefonia para empresas, e acredite, o telefone continua sendo a maior ferramenta para aquisição de clientes e retenção através do Follow-up.

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