Telemarketing: 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos

Home » Telemarketing: 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos

Conquistar clientes é uma das maiores dores de uma empresa, no entanto, não é tão danoso quanto perdê-lo. Lembre-se que quando um cliente vai embora, leva com ele várias oportunidades de negócios, como o seu círculo de contatos que, certamente, não terá a sua marca como uma recomendação.

Muitas empresas abordam esse tema de forma superficial, evitando admitir as próprias falhas, o que compromete a possibilidade de solucioná-las. O telemarketing é uma área fantástica para corrigir essa distorção.

Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo com 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos. Confira!

1. Coloque em prática a Escuta

Escutatória é um conceito criado por Rubens Alves que diz respeito à arte de ouvir. O telemarketing precisa trabalhar muito a oratória para persuadir o consumidor a revelar seus problemas reais, no entanto, é ouvindo que encontra as respostas.

Infelizmente os profissionais dessa área ouvem insultos e agressões várias vezes ao dia, principalmente de clientes insatisfeitos. No entanto, é preciso ter pragmatismo para ouvir essas reclamações e filtrar o que realmente importa.

O cliente não está atacando a pessoa do colaborador, mas o colaborador da empresa que prestou um serviço ruim ou vendeu o produto errado. É preciso abordar a frustração do cliente sob essa ótica.

2. Reconheça a falha

Reconhecer os próprios erros é uma tarefa extremamente dolorosa para a maioria das pessoas. Envolve compreender as próprias deficiências e pontos de melhoria, portanto, dói.

No entanto, é no reconhecimento do erro que o cliente encontra humanidade. Se o interlocutor é capaz de reconhecer o papel da empresa nessa relação, que por alguma razão deu errado, maiores são as chances de reconsiderar a sua opinião.

3. Ofereça uma solução

Dar justificativa não significa nada. Se o cliente ainda está na linha, ele não quer uma justificativa, mas uma solução. Compreenda que em alguns momentos a empresa precisa perder uma venda para não perder o cliente.

Cada consumidor é único e possui diferentes necessidades. Quanto mais personalizada for a essa solução, maiores são as chances de ele aceitar a oferta e voltar a integrar a lista de contatos da marca.

4. Seja proativo

O telemarketing é um setor responsável pela interface de contato com o cliente, portanto, não possui atribuições para colocar a mão na massa em processos da empresa, dependendo de como é o serviço prestado.

Por isso é importante se colocar à disposição do cliente, ouvir com atenção e questioná-lo, para que seja possível levar esse atendimento aos departamentos responsáveis com a maior riqueza de detalhes possível, isso ajudará na tratativa da insatisfação do cliente.

5. O cliente tem razão

Essa frase é um clichê para as empresas, mas possui um alto nível de verdade. Se o cliente comprou o produto errado, a sua marca não compreendeu as necessidades reais do público.

Não faça com que ele acredite estar errado, mesmo que ele esteja. A intenção é recuperar clientes, mas se não há solução, deixe que saia, mas com uma ótima imagem da empresa, para que compartilhe-a como uma referência no mercado, mesmo que não ofereça as soluções que ele precisava em um momento específico.

Gostou deste conteúdo? Nós somos especialistas em telefonia IP. Conheça nossos serviços.

Esta gostando o conteúdo? Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp