Ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para uma empresa por diversos motivos. Retenção de clientes, vantagem competitiva, aumento do número de vendas e consolidação da marca no mercado são alguns deles.
Você gostaria de conhecer algumas dicas sobre como melhorar o relacionamento com os clientes? Leia o post! Nele, apresentamos cinco ao todo.
1. Invista na criação de um blog
A primeira dica é: crie um blog para publicar conteúdos capazes de contribuir para ampliar os conhecimentos do cliente com relação ao seu nicho de atuação e soluções que comercializa.
Muitas vezes, o cliente compra um produto e não sabe aproveitar toda sua potencialidade. Assim, é dever de a empresa fornecer informações de qualidade e relevantes para que isso seja alcançado. Dessa maneira, ele poderá ser fidelizado e manter um ótimo relacionamento com a marca.
2. Ofereça um atendimento diferenciado ao cliente
Busque também oferecer um atendimento diferenciado ao cliente, capaz de fazer com que se encante.
Um bom atendimento ao cliente ajuda a empresa a não apenas ter um bom relacionamento com seus clientes, mas também faz com que ela construa uma boa imagem de si perante a sociedade.
Um atendimento de excelência pode ser caracterizado como aquele que trata o cliente com empatia, da melhor forma possível, e resolve seus problemas com rapidez. Ele valoriza, portanto, o tempo do consumidor.
3. Treine sua equipe de atendimento para ser empática
Sem dúvida, quando o cliente é destratado ou tratado de qualquer forma, ele não apenas deixa de ser cliente de uma empresa, como também pode emitir uma opinião negativa sobre ela.
Assim, como dica para que isso não ocorra, treine sua equipe de atendimento ao cliente para ser empática. A dica é sempre se colocar no lugar do cliente antes de qualquer coisa, isto é, deixar ele falar tudo que quiser para somente depois oferecer a solução certa para seu problema.
Esse é um caminho que pode melhorar a relação da sua marca com os clientes.
4. Conte com uma tecnologia de gestão
Utilizar uma tecnologia de gestão voltada para o atendimento ao cliente pode melhorar esse processo e fazer com que uma empresa consiga desenvolver um ótimo relacionamento com seus clientes.
Uma tecnologia de gestão voltada para o atendimento ao cliente otimiza esse processo e evita que o consumidor perca tempo, tendo que contar, por exemplo, o mesmo problema para diversos atendentes mais de uma vez.
Tal solução pode ser usada para registrar os atendimentos do cliente. Com base nesse registro, é possível saber em qual ponto um atendimento foi interrompido ou finalizado. Afinal, o mesmo cliente pode entrar em contato depois, e saber em que ponto o atendimento anterior parou pode facilitar o processo.
5. Use a telefonia IP
Por fim, como última dica, use a telefonia IP, como o PIN por exemplo. É uma solução que facilita, e muito, a vida da empresa e do cliente.
Essa tecnologia pode ajudar a sua empresa a entender de perto a experiência do cliente que entra em contato por telefone, entender o tempo que ele levou para ser atendido, qual colaborador atendeu a ligação, quanto tempo durou a ligação, e se quiser, pode até ouvir a gravação da chamada entre o cliente e a empresa, essas e muitas outras ferramentas podem ser utilizadas de forma inteligente através do PIN.
Melhorar o relacionamento com o cliente é essencial para que uma empresa consiga alcançar com rapidez seus objetivos, como a fidelização dos clientes e a conquista de novos, o que, por consequência, pode fazer com que eleve sua receita.
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