A migração de telefonia para a nuvem traz diversos benefícios para uma empresa. Por exemplo, permite a realização de ligações de qualquer lugar com Internet. Além disso, ajuda as organizações a se modernizarem por possuírem uma das tecnologias mais populares do mundo atualmente.
Se você está pensando em migrar seu telefone fixo/tradicional para a nuvem, continue lendo para aprender as três etapas básicas que você precisa seguir para que o processo corra bem.
1. Planeje o processo de migração para a nuvem
Ao realizar qualquer alteração em serviços essenciais, como a rede telefônica da empresa, é preciso fazer um planejamento para que tudo ocorra conforme o esperado. Lembre-se, quanto mais tempo você gasta no planejamento, com mais segurança o processo acontece.
Então, planeje o processo de migração, reserve um orçamento e estabeleça uma equipe para acompanhá-lo. Defina também o que você deseja alcançar com a migração, como reduzir custos e/ou melhorar a eficiência operacional.
Além de fazer esse processo acontecer de forma eficiente e ágil, o planejamento também garante que a telefonia virtual tenha os recursos necessários para otimizar o desempenho do atendimento da sua empresa, como gravação, tempo de espera, relatórios, entre outros.
Colocar tudo isso no papel é fundamental para orientar eficientemente o gestor responsável pela migração da telefonia de sua empresa para a nuvem.
2. Execute a migração para a nuvem e realize testes
Por ser uma tecnologia de fácil instalação e uso, também será muito simples e rápido realizar o teste. Portanto, o segundo passo é migrar para a telefonia em nuvem e executar testes. Por exemplo, estabelecer um ramal e ligar para ele com o objetivo de verificar seu funcionamento.
3. Avalie o desempenho de sua telefonia em nuvem
Para uma migração eficaz da telefonia tradicional para a nuvem, é fundamental avaliar seu desempenho.
Como isso pode ser feito? Isso é muito simples. Os usuários devem ser capazes de operar a telefonia em nuvem sem dificuldade, como se estivessem usando a tecnologia antiga (telefonia tradicional).
Ou seja, a implantação da telefonia em nuvem não deve interferir no cotidiano do trabalho existente na empresa ou interromper os hábitos normais de trabalho dos colaboradores.
Em síntese, para garantir uma migração bem-sucedida para a telefonia na nuvem, capacite sua força de trabalho fornecendo treinamento. Assim, sua organização pode atingir seus objetivos rapidamente com essa tecnologia.
Viu que migrar sua telefonia tradicional para a telefonia em nuvem não é difícil? Seguindo os passos que descrevemos aqui, você sem dúvida terá sucesso nesse processo.
Você está pensando em migrar sua telefonia para a nuvem? Preencha o formulário de contato para saber mais sobre nossos serviços! Que tal?