0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

A importância da escalabilidade para o crescimento do seu negócio

A importância da escalabilidade para o crescimento do seu negócio

A escalabilidade de um negócio está diretamente ligada à sua capacidade de ser sustentável em longo prazo e, sobretudo, reflete o seu potencial de crescimento, mantendo a sua performance e as características que lhe agregam valor.

Uma das principais premissas de um negócio escalável pode ser observada no âmbito financeiro da empresa, quando há uma perspectiva de o faturamento crescer, sem que isso exija um aumento de gastos equivalente, podendo demandar apenas custos irrisórios.

Quando se trata de escalabilidade, o ideal é que seja possível uma expansão sem limites.
 

O que é um negócio escalável?

Um negócio pode ser considerado escalável quando ele tem potencial de crescimento e, portanto, pode funcionar com sucesso e se desenvolver ao mesmo tempo. Além disso, existem três características básicas:
 

• Ser ensinável: Possibilidade de repassar os processos operacionais aos funcionários;

• Ser valioso: Especialização que o difere da concorrência;

• Ser replicável: Capacidade de expansão e gerar receita recorrente.
 

Vantagens da escalabilidade

Além de permitir compreender o potencial de crescimento do seu negócio, a escalabilidade é um dos principais fatores para conseguir um investimento. Num primeiro momento, empresas que investem em startups, além dos investidores-anjo, tendem a se atentar principalmente em quão escalável é o negócio.

Ademais, essa é uma forma de medir a capacidade de obter o faturamento necessário para cobrir os investimentos iniciais e ter uma previsão mais exata do retorno financeiro para os anos seguintes.
 

Crescimento sustentável

Esse é um dos principais benefícios de contar com a escalabilidade, uma vez que é possível ampliar as operações, sem comprometer o desempenho e o caixa da empresa.

Esse crescimento ordenado representa maior rentabilidade e a garantia da saúde financeira e da continuidade do negócio.

Além disso, quando os recursos financeiros são otimizados, como acontece no crescimento sustentável, se cria um ambiente favorável à inovação, contribuindo para melhora de processos e a consequente valorização da empresa, tanto perante o seu público quanto no mercado.
 

A importância da escalabilidade

Geralmente, os modelos de negócio escalável são compatíveis com o crescimento rápido e a capacidade de inovação e adaptação. Por isso, geralmente se tratam de empresas que geram mais empregos e impacto no mercado, contando com soluções e estratégias que:
 

• Otimizam processos;

• Aumentam a produtividade;

• Aprimoram e diversificam produtos e serviços;

• Reduzem custos;

• Aumentam a rentabilidade;

• Atraem investidores.
 

Estrutura robusta

De forma geral, a escalabilidade prevê alguns requisitos estruturais fundamentais para o bom funcionamento do negócio, demandados pela sua expansão em curto período.

Cada operação pode exigir um tipo de solução. Um exemplo disso é a necessidade de contar com sistemas que possam suportar o aumento expressivo da quantidade de vendas, com capacidade de gerenciar um grande volume de dados de forma eficiente.

Dependendo do segmento do seu negócio, ainda pode ser imprescindível obter soluções modernas em telefonia, por exemplo, que possam atender com o mesmo desempenho um alto número de clientes, sem perder a qualidade.

É indispensável considerar a estrutura mínima necessária para suportar o crescimento rápido da empresa, para assegurar que o processo de escalabilidade tenha êxito.

Conheça mais sobre o nosso serviço e saiba como podemos ajudar a sua empresa, preenchendo o nosso formulário de contato para podermos entrar em contato com você.

26 de Outubro de 2020

Outras notícias

4 vantagens de ter um número 0800 na sua empresa

Se você acha que só grandes corporações têm números 0800, está muito enganado! Atualmente, qualquer empresa pode ter seu próprio número 0800, independente de porte ou número de funcionários.

Saiba mais

Como facilitar a vida da sua equipe com PABX

Até hoje a comunicação empresarial depende da telefonia. Possuir linhas telefônicas significa ter um canal rápido e direto para falar com clientes, parceiros e outros setores do negócio. Em empresas pequenas contratar um ou outro número telefônico isolado pode ser o bastante, mas conforme os negócios crescem o PABX é a melhor solução para facilitar o trabalho.

Saiba mais

Como realizar o monitoramento de chamadas na sua empresa

O monitoramento de chamadas é uma maneira eficaz de acompanhar os atendimentos telefônicos da sua empresa com o objetivo de melhorar e otimizar todo o processo. Por meio dele você poderá analisar de perto as equipes de atendimento, marketing e vendas, além de aprimorar procedimentos, localizar falhas e potencializar acertos.

Saiba mais

Dicas para otimizar o controle das filas de atendimento no call center

Filas são um incômodo para empresas e para clientes. Presenciais, online ou no telefone, quando o cliente pega uma fila, ele não gosta. Empresas que possuem call center e querem otimizar duas filas devem investir em ferramentas para otimizar o controle das filas de atendimento.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok