Afinal, como funciona uma central telefônica?

Afinal, como funciona uma central telefônica?

A central telefônica foi criada a partir da necessidade de facilitar a comunicação entre usuários de uma mesma empresa. Muitos ainda acreditam que centrais telefônicas só recebem ligações, mas também é possível realizar chamadas — tanto internas quanto externas.

A seguir, conheça mais sobre essa tecnologia e como ela pode ajudar na comunicação da sua empresa. Acompanhe!
 

O que é uma central telefônica?

Sucintamente, uma central telefônica é um aparelho eletrônico que efetua chamadas entre dois ramais — ou usuários — de um mesmo sistema. Ao longo dos anos, as centrais e os sistemas de PABX evoluíram juntamente com a tecnologia, tornando-se grandes aliados no cotidiano de empresas dos mais variados setores e tamanhos.

Seus usuários podem contar com diversas funções adicionais, como receber ligações internas e/ou transferir chamadas para outros ramais do sistema. Além disso, há outros recursos para o telefonista, como a espera personalizada, o atendimento automático e a típica identificação de chamadas, por exemplo.
 

Como uma central telefônica funciona?

Desde a invenção do telefone — um feito associado a Alexander Graham Bell —, as ligações podiam ser feitas apenas entre dois aparelhos, o que impossibilitava a comunicação em grupos. Por conta disso, em 1879, foi criada a primeira central telefônica comercial da história: um sistema no qual um painel realizava as conexões entre as diversas linhas telefônicas, e seus usuários eram conectados uns aos outros pelos operadores.

Com o passar do tempo — e com o desenvolvimento de novas tecnologias, como o PABX Virtual —, novas soluções surgiram para facilitar a comunicação dentro das empresas, sem depender dos serviços de uma operadora.
 

Por que a minha empresa precisa dessa tecnologia?

Contar com uma central telefônica aprimora os serviços e proporciona mais organização nas comunicações do ambiente empresarial. É possível, por exemplo, implantar um ramal em cada um dos setores, otimizando o fluxo de informações e agilizando os processos.

Além disso, o recurso de identificação de chamadas facilita o atendimento ao cliente, já que torna possível que a ligação seja identificada e encaminhada para o setor responsável com facilidade. Assim, a central telefônica se torna uma grande aliada no desenvolvimento da comunicação na empresa e do seu relacionamento com o público.
 

Quais são as vantagens de ter uma central telefônica?

O PABX Virtual é um modelo bastante difundido no meio empresarial. A seguir, conheça algumas das principais vantagens em adotar esse sistema.
 

Qualidade nas chamadas

Com uma boa conexão de internet, é possível desfrutar da qualidade de uma chamada de voz em alta definição, o que permite conversas mais claras do que com um sistema comum.
 

Infraestrutura de atendimento otimizada

O PABX Virtual utiliza a mesma estrutura de internet da empresa, otimizando o trabalho com instalação de novos sistemas e estruturas. Além disso, alguns equipamentos IP também podem compartilhar a conexão com outros equipamentos — como um computador, por exemplo.
 

Gestão independente dos ramais

É possível gerenciar cada ramal de forma personalizada. Além de saber detalhadamente as chamadas recebidas e efetuadas de cada um, é possível limitar o tipo de chamada a ser realizado.

Ao contrário da ideia de que centrais telefônicas só recebem ligações, as diversas vantagens que essa tecnologia proporciona têm sido bastante úteis em organizações de todos os setores do mercado, podendo revolucionar a comunicação na sua empresa.

Agora que você já sabe como funciona uma central telefônica, que tal conhecer os principais canais de atendimento usados pelas empresas?

15 de Outubro de 2018

Outras notícias

Saiba tudo sobre a evolução do PABX

Você já se perguntou como ocorre o funcionamento do sistema de ligações telefônicas dentro de uma empresa?

Saiba mais

Um guia completo sobre gestão do tempo

"Tempo é dinheiro!" Com certeza, você já ouviu esta expressão em algum momento da sua vida — e isso é uma verdade! Uma boa gestão do tempo é algo imprescindível no cotidiano das pessoas, principalmente para empreendedores, pois se não houver um mínimo de controle, eles podem acabam perdendo clientes e oportunidades.

Saiba mais

5 benefícios do autoatendimento nas organizações

Quanto mais a sua empresa cresce, mais seu público aumenta. Com isso, amplia a necessidade de atendimento. Para suprir essa demanda, surgiu uma inovação: o autoatendimento.

Saiba mais

Atendimento personalizado: como pode ajudar sua empresa a vender mais?

Em um mundo globalizado, onde a tecnologia vem transformando a forma das pessoas se comunicarem, seu cliente não quer se sentir mais um em meio à multidão. Ele deseja se perceber especial e, para isso, no mínimo espera um atendimento personalizado.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok