Atendimento ao Cliente: qual é a importância do follow-up?

Atendimento ao Cliente: qual é a importância do follow-up?

O conceito de follow-up vem se expandindo e ganhando relevância nos cursos e treinamentos de atendimento ao cliente. Com um mundo em evolução, as experiências de compra se tornaram fundamentais para a fidelização do público.

Acompanhar a jornada, seguir com o cliente do começo ao fim, é a técnica de demonstrar um interesse genuíno em cada consumidor que entra em contato com o seu negócio, de modo que ele retribui ampliando o alcance da sua marca.

Neste conteúdo exclusivo definiremos qual é a importância do follow-up para o atendimento ao cliente e porque a sua empresa deveria investir nessa área. Confira!
 

Criação de relacionamentos via Follow-Up

A tecnologia está mudando fundamentalmente o mercado e o marketing, de modo que as relações se tornam cada vez mais importantes na tomada de decisões.

Tenha em mente que para um lead se tornar um cliente e fechar um negócio de fato, ele precisa confiar na marca e ver ela como uma aliada de valor. Caso contrário, buscará a concorrência que conversa melhor com o seu modo de pensar, estilo de vida ou necessidades específicas.

O follow-up é o ato de acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra, desde o momento em que ele ainda está criando interesse na marca, até mesmo após a compra ter sido realizada.

Esse relacionamento é de médio prazo, e gera confiança, afinal a empresa está se dispondo a responder todas as dúvidas e manter contato para garantir a satisfação e adequação das soluções oferecidas.
 

O seu cliente é só seu

Ao fazer um contato por telefone com o seu lead, ao conseguir mantê-lo na linha por pelo menos 5 minutos, as chances de convertê-lo em cliente aumentam 9 vezes (HubSpot, 2017).

Conquistar um cliente novo é algo altamente custoso para a maioria das empresas, uma vez que envolve campanhas de marketing abrangentes, e muitas vezes, complexas. É fundamental encontrar o contato dos clientes antigos, e investir no follow-up para que mantenham o interesse na marca e sejam fidelizados.
 

Foco no cliente

Essas palavras estão na moda: foco no cliente. Todas as empresas dizem que esse é o seu maior patrimônio e investem tudo o que podem para deixá-lo satisfeito. Será que é verdade?

É preciso ter em mente que o atendimento vem antes de qualquer processo de vendas propriamente dito. Sem o follow-up adequado, se torna difícil compreender as reais necessidades do público, para então oferecer uma solução sob medida.
 

Quebra objeções

Ainda, quando compramos algo estamos sempre com muitas objeções em mente, o que é natural. Quando um profissional especialista da empresa acompanha o processo do começo ao fim, é capaz de identificar essas objeções, e quebrá-las, de modo que a compra se torna muito mais rápida e suave.
 

O cliente quer agilidade

Contar com esse apoio do vendedor é fundamental na tomada de decisões. É o profissional capaz de responder prontamente todas as dúvidas sobre os produtos e a própria marca.

Em um mundo em constante evolução, de 35% a 50% dos clientes valorizam mais as empresas que respondem mais rápido (HubSpot, 2017).

Dessa maneira, o follow-up é uma maneira de estar sempre disponível para atender as necessidades do seu cliente.

Nós somos especialistas em telefonia para empresas, e acredite, o telefone continua sendo a maior ferramenta para aquisição de clientes e retenção através do Follow-up.

Acesse a nossa página e conheça os nossos serviços!

08 de Dezembro de 2021

Outras notícias

Televendas: 4 dicas para sua equipe vender mais na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados pelos empresários. Afinal, trata-se de uma ótima oportunidade para quem deseja aumentar suas vendas e, consequentemente, o faturamento.

Saiba mais

Central de Atendimento: conheça os KPIs que você precisa analisar

Os KPIs (Key Performance Indicator), também conhecidos como indicadores-chave de performance, se apresentam hoje como uma solução fundamental para o adequado funcionamento de uma central de atendimento. São estratégias que podem ajudar o gestor a adotar melhorias nas operações do call center e assim fazer com que ele aumente sua eficiência e produtividade.

Saiba mais

Telemarketing: 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos

Conquistar clientes é uma das maiores dores de uma empresa, no entanto, não é tão danoso quanto perdê-lo. Lembre-se que quando um cliente vai embora, leva com ele várias oportunidades de negócios, como o seu círculo de contatos que, certamente, não terá a sua marca como uma recomendação.

Saiba mais

Provedores de internet - Como garantir o sucesso no atendimento ao cliente

Sabemos que, na maioria das vezes, as pessoas que entram em contato com o serviço de internet estão realizando algum tipo de reclamação, seja sobre a velocidade do serviço oferecido ou até mesmo por conta de uma paralisação completa dos serviços.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok