Benefícios da abertura de ticket para atendimento aos clientes

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O atendimento é um dos elementos mais importantes na construção de uma experiência positiva para os clientes. Contudo, essa é uma área que pode facilmente se tornar sobrecarregada, com uma enxurrada de solicitações e comunicações de diversos consumidores, diante do gargalo de uma equipe muitas vezes reduzida ou insuficiente para atender a todas as demandas.

Além disso, manter um controle sobre todas essas solicitações se torna uma tarefa árdua por si só, com a transcrição manual das comunicações para planilhas de análise. Para solucionar essas e outras dificuldades, um sistema de abertura de ticket é uma alternativa bastante eficiente e prática.

O ticket de atendimento é uma forma de centralizar todo tipo de contato do cliente com a sua empresa em um único sistema. Assim, toda vez que um cliente entra em contato, seja através de um e-mail, telefone, mensagem ou chat, um ticket é aberto.

Conheça os benefícios da abertura de ticket para atendimento aos clientes!

1 – Produtividade

A implantação de um sistema de abertura de tickets é uma maneira de tornar o relacionamento com o consumidor mais eficiente, através da automatização de processos.

Com a adoção desse sistema, os chamados e demandas dos clientes são distribuídos de forma automática, com rapidez e agilidade.

Não é muito difícil visualizar como a automatização dessa distribuição torna a equipe de atendimento mais produtiva, dispensando trabalhos desnecessários como a organização manual dos chamados de clientes.

Há assim um ganho na produtividade, possibilitando um melhor atendimento aos consumidores e liberando a equipe para focar no que realmente importa.

2 – Melhora na qualidade do atendimento

A automatização dos chamados pelo sistema de tickets possibilita uma melhora substancial na qualidade do atendimento ao cliente final. Isto porque o ganho na produtividade naturalmente se traduz em uma maior atenção que pode ser dada aos consumidores.

Além da melhora no trabalho dos colaboradores, o sistema de tickets também implica uma melhor organização dos dados e histórico do cliente. O atendimento se torna mais eficiente em virtude do acesso mais rápido a essas informações pertinentes.

3 – Concentração dos chamados

O sistema de tickets é uma forma de concentrar todas as comunicações do cliente em um mesmo lugar, acarretando ganhos na organização das demandas.

Esse sistema geralmente é omnichannel e perfeitamente compatível com estratégias multicanais de atendimento.

4 – Análise Inteligente

Outra vantagem do sistema de tickets é que ele possibilita uma análise mais inteligente dos dados colhidos a partir da comunicação com o cliente.

Toda solicitação aberta com o cliente é uma oportunidade de colher informações relevantes do seu negócio, tanto em relação à experiência dos consumidores quanto à eficiência da sua equipe de atendimento.

A adoção do ticket consolida todos os dados importantes em um único sistema, facilitando a análise de métricas como tempo do atendimento, demandas solucionadas, chamados atendidos por colaborador, etc.

5 – FAQs e materiais de apoio

A colheita de todos esses dados, ainda, é importante para a construção de páginas com dúvidas mais frequentes (FAQs), que ajudam os consumidores a terem mais autonomia na solução de problemas pequenos.

Além dos FAQs que otimizam o tempo da equipe de atendimento, as informações consolidadas nos relatórios do sistema de ticket também são valiosas para o treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores, tornando-os mais capacitados para atender os clientes.

Conclusão

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