0800-878-7896
contato@nullipforce.com.br

Clima organizacional: o que é e como manter em alta

Clima organizacional: o que é e como manter em alta

Por décadas como herança da revolução industrial, a produtividade era a única métrica em relação a um colaborador. No entanto, com a popularização da internet, o tabu de falar sobre bem-estar no trabalho caiu, e esse se tornou um ponto de especial atenção para qualquer negócio que deseja reter talentos.

Recentemente a OMS incluiu a Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento, como uma doença ocupacional, e segundo a Agência Brasil, é reconhecida no Brasil como tal desde 1999.

Com essa nova realidade em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda o que é clima organizacional e como manter em alta. Confira!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é algo objetivo e subjetivo ao mesmo tempo. Trata-se de um conjunto de indicadores que constituem a satisfação dos colaboradores em relação à Organização.

Esse conceito serve para compreender o quanto cada colaborador está feliz em fazer parte da equipe, e como o conjunto de pessoas se relacionam entre si. Ou seja, trata-se de compreender o bem-estar individual e coletivo.

Por que se preocupar com isso?

É claro que produtividade é essencial para que qualquer negócio se destaque. No entanto, existem duas maneiras de tratar essa questão. Entregando tarefas no limite máximo que os colaboradores conseguem processar, ou fazendo com que eles se sintam mais impelidos a melhorar os processos.

O bom gestor não é aquele que está no dia a dia tornando as tarefas mais automatizadas e simplificadas, mas aquele que provoca o desejo dos colaboradores de eles próprios terem essa atitude.

Dessa forma, um clima organizacional positivo pode ser extremamente benéfico por várias razões:

    Aumento do engajamento da equipe;

    Maior senso de pertencimento dos colaboradores;

    Comunicação franca e assertiva;

    Melhoria natural nos processos e prazos.

Como manter o clima organizacional em alta?

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de satisfação para compreender como os seus colaboradores, de fato, enxergam a Empresa. Sugerimos que você faça isso de modo anônimo, para ter o máximo de sinceridade possível.

Não existe um conjunto de regras ou receita capaz de manter o clima em alta em todas as empresas, afinal, cada uma possui a sua própria realidade. No entanto, há um único comportamento capaz de dar muitas respostas: Reconhecimento!

As pessoas precisam ser reconhecidas pelo seu trabalho para sentirem alguma conexão, e precisam também reconhecer a si próprias no que estão fazendo. Isso significa recompensar os colaboradores pelos bons resultados, e deixar clara a sua importância na rotina.

Além disso, reconheça as falhas. É preciso que os colaboradores tenham abertura para falar sobre as dificuldades e desafios. Quando você, líder, deixar de receber notícias ruins, aí sim tem algo errado.

Falhas acontecem diariamente e é normal, a questão é como respondemos a elas. Se a gestão é punitivista e os líderes não aceitam ouvir opiniões, um filtro implícito é criado. As pessoas passam a ter medo de reportar os erros, e jogam para baixo do tapete. Isso é terrível para qualquer negócio.

Manter o clima organizacional em alta não é um desafio tão grande quanto parece, no entanto, envolve três pilares fundamentais:

Inteligência emocional de todos os envolvidos;

Reconhecimento por acertos e apoio nas falhas;

Comunicação aberta e transparente.

Gostou desse conteúdo? Acesse a nossa página para mais materiais exclusivos!

14 de Março de 2022

Outras notícias

Saiba mais sobre a telefonia VoIP

Graças ao desenvolvimento tecnológico, é possível realizarmos ligações a qualquer hora e em qualquer lugar, seja da tela do seu smartphone ou até mesmo de um computador, isso mesmo, é possível graças a tecnologia VoIP.

Saiba mais

Benefícios do PIN

Modernizar as operações da empresa é fundamental para que esta alcance seus objetivos com rapidez. Para isso, é importante conhecer as tendências tecnológicas, como é o caso do PIN.

Saiba mais

PIN: Saiba como funciona uma Fila de Atendimento

Quando o cliente liga para o SAC da empresa ou para resolver qualquer outra questão, é natural que espere um atendimento com agilidade e eficiência. No entanto, quanto maior a demanda, mais difícil se torna garantir que todos serão atendidos em tempo hábil. Para isso existe a Fila de Atendimento.

Saiba mais

Como fazer a integração com ramais em empresas com matriz e filiais?

É fato que a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? Para as empresas que possuem matriz e filiais essa realidade é ainda mais presente, afinal, o contato entre as equipes pode solucionar problemas e colocar a empresa à frente da concorrência.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok