Segundo pesquisas, existem mais de 230 milhões de aparelhos smartphones em uso no Brasil. O mercado cresce e traz diversas possibilidades de comunicação e marketing. Uma das formas de usar esta tecnologia para chegar ao cliente é com o cold calling, contato inicial com um possível cliente por telefone com o intuito de iniciar um processo de venda.
Cold calling: uma opção para o mundo corrido
Já percebeu como as empresas disputam espaço no ambiente digital? De acordo com pesquisas, quase 50% dos e-mails em uma caixa de entrada são classificados como spam. Já os anúncios em sites ou redes sociais nem sempre prendem a atenção de quem está online.
Em um espaço tão disputado, o cold calling ganha destaque por ser uma opção de contato ativo quando a empresa busca o consumidor e mostra-se interessada nele. Além do primeiro contato, o cold calling é uma opção para conhecer melhor o possível cliente, estabelecer um relacionamento e encantá-lo.
Cold calling permite falar, mas também ouvir
Em meio a tantos cenários diferentes em empresas e na vida pessoal, cada vez mais crescem as particularidades de cada negócio. Para estar pronto a estas mudanças, é importante estar aberto para ouvir o cliente e entender como sua empresa é vista no mercado e se ela precisa fazer alguma adaptação no serviço prestado.
Com o cold calling é possível estabelecer um diálogo e, além de ofertar um produto, ouvir o que o cliente tem a falar. O esforço traz uma maior fidelização do público e permite que haja um aumento na qualidade do produto final.
Mailing, uma ferramenta importante para iniciar o cold calling
Antes de começar o processo é preciso entender qual cliente você busca para seu negócio, as características dele e o que ele pensa, para então criar um mailling. Esta construção pode ser feita por meio de uma base de contatos existente.
É importante ser criterioso com o mailling. Para fazer este filtro, existem empresas que são especialistas no assunto e oferecem dados qualificados e divididos por segmentos, sempre buscando resultados satisfatórios. Essa seleção vai poupar tempo e aumentar a quantidade de fechamento de negócios.
Prepare-se para falar com o cliente
De acordo com estudos, o vendedor tem um tempo de 10 segundos antes de a pessoa distrair-se. Neste sentido o cold calling chama a atenção por ser um contato direto com o cliente, ou seja, as dúvidas e anseios serão ouvidos no momento do telefonema. O vendedor terá também a oportunidade de apresentar uma solução para a dor do cliente já no primeiro contato, um dos fatores que mais geram conversão.
Mas para que este cliente saia satisfeito da ligação é importante que seja montado um plano de comunicação, ou seja, um script com o que pode ser abordado. No material deve constar os principais termos que vão influenciar diretamente na venda do produto. Isso quer dizer que a comunicação precisa ser rápida, mas clara.
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