0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Como a tecnologia SaaS pode ser utilizada no processo de telefonia das empresas?

Como a tecnologia SaaS pode ser utilizada no processo de telefonia das empresas?

O Cloud Computing (computação em nuvem) tem sido uma das tecnologias mais aplicadas atualmente, fruto de uma tendência de mobilidade e conectividade. Uma das suas aplicações é a de SaaS — Software as a Service – que tem sido empregada, inclusive, na área de telefonia das empresas.

Mas, você sabe como a tecnologia SaaS realmente pode ser aplicada na comunicação da sua empresa? Continue lendo este artigo e saiba tudo a respeito desse tema que é de grande importância para todos os gestores e empreendedores.
 

O que é SaaS?

Como dito anteriormente, a sigla SaaS significa Software as a Service, que na sua tradução quer dizer software como serviço, designando que os sistemas passam e ser tratados como um serviço e são hospedados em um data center (nuvem).

Nesse contexto, essas plataformas migram de um ambiente local (estrutura física e interna da empresa) e passam a utilizar os recursos de terceiros e localizados fora da empresa contratante.

Isso reduz fortemente os custos operacionais, bem como garante serviços cada vez melhores e com maior mobilidade.
 

O SaaS e a telefonia nas empresas

Talvez você esteja se perguntando o que a plataforma SaaS tem a ver com a telefonia empresarial, afinal, o primeiro pensamento que vem à mente é que o modelo tradicional de fazer e receber ligações não teria a possibilidade de uma inovação.

No entanto, a tecnologia e plataforma SaaS possibilitam a migração da estrutura física de telefonia para a nuvem, passando a ser denominado como Telefonia IP (Pabx Virtual) ou VoIP — Voz sobre IP.

Nessa abordagem, o PABX deixa de ser um equipamento físico e passa a ser um software PABX alocado na nuvem, com os ramais se conectando a ele e realizando chamadas pela internet, mas, com um funcionamento semelhante a uma estrutura local.

A telefonia IP garante mobilidade, afinal, além do ramal físico é possível utilizar um softphone instalado em um smartphone, tablet ou computador conectados à internet para poder fazer e receber ligações de qualquer lugar, com a mesma qualidade e recursos de um ramal local.

Nesse contexto, a tecnologia SaaS e a telefonia IP são grandes aliadas das empresas na redução dos custos, pois os planos VoIP são mais em conta do que a telefonia tradicional e, inclusive, podem ser utilizados em viagens sem a incidência de roaming e tarifas adicionais de deslocamento.

Outro fator de redução de custos que a telefonia IP aliada à tecnologia SaaS proporciona é em relação aos gastos de manutenção, afinal, um PABX Virtual requer menos mão de obra para o seu gerenciamento e manutenção, bem como está menos suscetível a problemas e instabilidades por se tratar de um software e não um equipamento físico.

O gerenciamento da telefonia da empresa pela tecnologia SaaS também é mais facilitado, permitindo o seu acompanhamento em tempo real no que diz respeito aos custos, qualidade das chamadas, tempo de uso dos ramais em ligações efetuadas e recebidas, histórico e gravações de chamadas, ativação e desativação dos serviços inteligentes e muito mais.

Percebeu como a tecnologia SaaS exerce um papel fundamental no processo de telefonia das empresas? Ela é responsável por proporcionar uma abordagem que foge dos métodos tradicionais e ajuda a melhorar a qualidade na comunicação interna e externa, bem como reduz os gastos de forma inteligente e efetiva.

Não perca tempo e conheça as vantagens da telefonia IP! Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas. Teremos imensa satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas.

10 de Junho de 2019

Outras notícias

5 motivos para contratar um Pabx Virtual

A tecnologia mais popular na telefonia brasileira é a do PABX analógico, que é composta por componentes e circuitos, recebendo diversas linhas por meio das operadoras telefônicas. Porém, sua maneira de funcionar é limitada, principalmente se comparada com a virtual.

Saiba mais

7 dicas para atender bem o cliente por telefone

A maior parte das demandas recebidas pelas empresas é feita por telefone. Isso quer dizer que possuir um bom atendimento telefônico merece um destaque especial no planejamento da empresa, pois isso pode garantir uma vantagem estratégica perante a concorrência.

Saiba mais

Pequeno negócio: vale a pena contratar o serviço de Pabx?

O PABX virtual concede a empresa que contratou inúmeros benefícios na comunicação eficaz e tecnológica. O PABX convencional dificilmente ainda é utilizado, pois, está entrando em defasagem comparado ao virtual.

Saiba mais

Quais são as funções do Pabx?

O Private Automatic Branch Exchance, na tradução livre “Troca Automática de Ramais Privados” e mais conhecido como PABX, é um dispositivo de telecomunicação que tem a função de distribuir linhas telefônicas para diversos ramais em estabelecimentos comerciais ou residências.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok