Como a tecnologia SaaS pode ser utilizada no processo de telefonia das empresas?

Como a tecnologia SaaS pode ser utilizada no processo de telefonia das empresas?

O Cloud Computing (computação em nuvem) tem sido uma das tecnologias mais aplicadas atualmente, fruto de uma tendência de mobilidade e conectividade. Uma das suas aplicações é a de SaaS — Software as a Service – que tem sido empregada, inclusive, na área de telefonia das empresas.

Mas, você sabe como a tecnologia SaaS realmente pode ser aplicada na comunicação da sua empresa? Continue lendo este artigo e saiba tudo a respeito desse tema que é de grande importância para todos os gestores e empreendedores.
 

O que é SaaS?

Como dito anteriormente, a sigla SaaS significa Software as a Service, que na sua tradução quer dizer software como serviço, designando que os sistemas passam e ser tratados como um serviço e são hospedados em um data center (nuvem).

Nesse contexto, essas plataformas migram de um ambiente local (estrutura física e interna da empresa) e passam a utilizar os recursos de terceiros e localizados fora da empresa contratante.

Isso reduz fortemente os custos operacionais, bem como garante serviços cada vez melhores e com maior mobilidade.
 

O SaaS e a telefonia nas empresas

Talvez você esteja se perguntando o que a plataforma SaaS tem a ver com a telefonia empresarial, afinal, o primeiro pensamento que vem à mente é que o modelo tradicional de fazer e receber ligações não teria a possibilidade de uma inovação.

No entanto, a tecnologia e plataforma SaaS possibilitam a migração da estrutura física de telefonia para a nuvem, passando a ser denominado como Telefonia IP (Pabx Virtual) ou VoIP — Voz sobre IP.

Nessa abordagem, o PABX deixa de ser um equipamento físico e passa a ser um software PABX alocado na nuvem, com os ramais se conectando a ele e realizando chamadas pela internet, mas, com um funcionamento semelhante a uma estrutura local.

A telefonia IP garante mobilidade, afinal, além do ramal físico é possível utilizar um softphone instalado em um smartphone, tablet ou computador conectados à internet para poder fazer e receber ligações de qualquer lugar, com a mesma qualidade e recursos de um ramal local.

Nesse contexto, a tecnologia SaaS e a telefonia IP são grandes aliadas das empresas na redução dos custos, pois os planos VoIP são mais em conta do que a telefonia tradicional e, inclusive, podem ser utilizados em viagens sem a incidência de roaming e tarifas adicionais de deslocamento.

Outro fator de redução de custos que a telefonia IP aliada à tecnologia SaaS proporciona é em relação aos gastos de manutenção, afinal, um PABX Virtual requer menos mão de obra para o seu gerenciamento e manutenção, bem como está menos suscetível a problemas e instabilidades por se tratar de um software e não um equipamento físico.

O gerenciamento da telefonia da empresa pela tecnologia SaaS também é mais facilitado, permitindo o seu acompanhamento em tempo real no que diz respeito aos custos, qualidade das chamadas, tempo de uso dos ramais em ligações efetuadas e recebidas, histórico e gravações de chamadas, ativação e desativação dos serviços inteligentes e muito mais.

Percebeu como a tecnologia SaaS exerce um papel fundamental no processo de telefonia das empresas? Ela é responsável por proporcionar uma abordagem que foge dos métodos tradicionais e ajuda a melhorar a qualidade na comunicação interna e externa, bem como reduz os gastos de forma inteligente e efetiva.

Não perca tempo e conheça as vantagens da telefonia IP! Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas. Teremos imensa satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas.

10 de Junho de 2019

Outras notícias

Mitos e verdades sobre o número 0800

Certamente, você já ouviu falar sobre o número 0800 e até aproveitou as vantagens desse recurso, não é mesmo? Contudo, continua sendo um assunto que desperta diversos questionamentos, principalmente sobre a sua qualidade de atuação no setor empresarial.

Saiba mais

Confira 5 benefícios do PABX Virtual para o setor de cobrança

O PABX virtual se apresenta atualmente como uma solução fundamental para a empresa que busca reduzir custos e manter sua competitividade no mercado, bem como garantir satisfação aos clientes.

Saiba mais

Saiba como funciona uma central telefônica inteligente

Em tempos de concorrência acirrada, adotar tecnologias e inovações no âmbito da telefonia se tornou fundamental para as empresas que desejam se manter no mercado e, dessa forma, alcançar seus objetivos com maior velocidade.

Saiba mais

Passo a passo para sua empresa adquirir um número virtual

Hoje, um número virtual é uma solução simples e acessível que pode ajudar a expandir seus negócios além dos limites de uma linha telefônica tradicional. Um sistema de comunicação por telefone confiável é uma ferramenta que toda empresa deve ter.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok