0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Como aplicar PNL em vendas no call center? Aprenda aqui!

Como aplicar PNL em vendas no call center? Aprenda aqui!

A PNL em vendas — Programação Neurolinguística aplicada em estratégias de vendas — foi desenvolvida inicialmente por dois estudiosos da Universidade da Califórnia (UCSC).

O método tem base nas leis da Gestalt e em técnicas de discurso, para facilitar a conclusão de vendas à distância, minimizar a insegurança dos clientes, criar autoridade para tornar o atendimento mais eficiente e, assim, melhorar os resultados do negócio.

Por exemplo, no call center, o atendente pode usar gatilhos mentais para se acalmar e tranquilizar seu interlocutor, ao lidar com uma situação difícil ou com a insatisfação de clientes. Pode, ainda, escolher perguntas estratégicas para minimizar a resistência do cliente durante uma ligação.

O objetivo deste artigo é explicar como utilizar as técnicas de PNL em vendas e como essa estratégia pode ajudar o call center a aumentar a sua produtividade. Confira!
 

Dicas para aplicar PNL em vendas no call center

Espelhamento ou Rapport

Essa técnica de aproximação consiste em criar empatia com o interlocutor, já que, ao se identificar no outro, a pessoa pode se tornar mais receptiva. O efeito é o mesmo de quando se caminha pela rua e passa por alguém escutando uma música que você gosta. Imediatamente, você se sente mais à vontade para sorrir e interagir com essa pessoa. Mas, como no teleatendimento a empatia é dificultada pela falta de contato visual, é recomendado que o atendente, inicialmente, ouça mais do que fale.

Além disso, a modulação da voz pode influenciar positivamente os resultados. Isso consiste em regular a entonação conforme o volume da voz do cliente, para aumentar o conforto durante a comunicação.
 

Reforço positivo

Faça algumas perguntas para criar entrosamento com seu cliente. Depois que ele já estiver à vontade, escolha alguns questionamentos relacionados aos produtos ou serviços, mas elaboradas de forma que o interlocutor sempre responda “sim”. Ao responder positivamente várias vezes, o cliente se inclinará mais facilmente para a proposta do atendente e, no final, perceberá que fechar o negócio será uma boa oportunidade para ele.
 

Conceito de abundância

Desenvolva a consciência de que sempre existirão outras oportunidades de venda por meio do conceito de abundância. Assim, você não se torna tão dependente de um atendimento, reduzindo a ansiedade pelo resultado e melhorando seu desempenho. A naturalidade é um pré-requisito para que o cliente se sinta incentivado a consumir o produto. Forçar qualquer tipo de situação só vai tornar o interlocutor mais resistente.
 

Anchoring ou âncoras

A técnica de ancoragem está ligada a associação de comportamentos e palavras incentivadoras durante o atendimento. Quando alguém não quer fazer algo, rapidamente o cérebro atua com efeitos semelhantes. Ao reconhecer um processo de procrastinação, por exemplo, o cérebro apresenta opções de atividades mais prazerosas, para que a pessoa se sinta encorajada a realizar ações entediantes, com mais motivação.

A mesma lógica pode ocorrer para efetivar negociações. Ao receber uma ligação, o cliente pode se sentir incomodado, mas com o gatilho certo é possível reverter esse comportamento. Mantenha uma conversa amigável sobre assuntos descontraídos e diversos, que não estejam relacionados ao produto ou serviço em questão, antes de apresentar a proposta de venda.

É preciso entender que o objetivo da venda não pode se sobrepor à expectativa do cliente ou à solução que ele busca para o seu contato. Isso já é motivo para um trabalho diário com a PNL em vendas, por isso, treine continuadamente essas técnicas para criar empatia e desenvolver sua capacidade de lidar com todo tipo de situação.


08 de Março de 2019

Outras notícias

Como o Pabx na Nuvem otimiza o gerenciamento dos ramais na sua empresa

Boa comunicação é um dos pilares para que as empresas possam realizar bons negócios e, além disso, sejam capazes de entender as demandas e necessidades de consumo do seu público-alvo.

Saiba mais

Como PABX Virtual te ajuda a reduzir custos sem perder a qualidade?

Encontrar uma forma de telefonia que forneça alta qualidade sem abrir mão de reduzir custos é o que a maiorias das empresas procuram e isso é possível com o PABX virtual.

Saiba mais

Como o PABX Virtual facilita o gerenciamento de redes

Um dos fatores mais importantes para que uma empresa siga sendo competitiva dentro do mercado é a qualidade do atendimento ao cliente. A adoção de um sistema de PABX Virtual pode fazer toda a diferença neste relacionamento.

Saiba mais

Home office: saiba como o PABX pode ser implementado para manter a operação

Independentemente do tamanho de sua empresa, é possível implementar soluções PABX virtuais. Assim como qualquer outra tecnologia da informação hoje presente, ela é inserida sob demanda, o que garante que os custos sejam condizentes com a realidade financeira do empreendimento.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok