0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Como aplicar PNL em vendas no call center? Aprenda aqui!

Como aplicar PNL em vendas no call center? Aprenda aqui!

A PNL em vendas — Programação Neurolinguística aplicada em estratégias de vendas — foi desenvolvida inicialmente por dois estudiosos da Universidade da Califórnia (UCSC).

O método tem base nas leis da Gestalt e em técnicas de discurso, para facilitar a conclusão de vendas à distância, minimizar a insegurança dos clientes, criar autoridade para tornar o atendimento mais eficiente e, assim, melhorar os resultados do negócio.

Por exemplo, no call center, o atendente pode usar gatilhos mentais para se acalmar e tranquilizar seu interlocutor, ao lidar com uma situação difícil ou com a insatisfação de clientes. Pode, ainda, escolher perguntas estratégicas para minimizar a resistência do cliente durante uma ligação.

O objetivo deste artigo é explicar como utilizar as técnicas de PNL em vendas e como essa estratégia pode ajudar o call center a aumentar a sua produtividade. Confira!
 

Dicas para aplicar PNL em vendas no call center

Espelhamento ou Rapport

Essa técnica de aproximação consiste em criar empatia com o interlocutor, já que, ao se identificar no outro, a pessoa pode se tornar mais receptiva. O efeito é o mesmo de quando se caminha pela rua e passa por alguém escutando uma música que você gosta. Imediatamente, você se sente mais à vontade para sorrir e interagir com essa pessoa. Mas, como no teleatendimento a empatia é dificultada pela falta de contato visual, é recomendado que o atendente, inicialmente, ouça mais do que fale.

Além disso, a modulação da voz pode influenciar positivamente os resultados. Isso consiste em regular a entonação conforme o volume da voz do cliente, para aumentar o conforto durante a comunicação.
 

Reforço positivo

Faça algumas perguntas para criar entrosamento com seu cliente. Depois que ele já estiver à vontade, escolha alguns questionamentos relacionados aos produtos ou serviços, mas elaboradas de forma que o interlocutor sempre responda “sim”. Ao responder positivamente várias vezes, o cliente se inclinará mais facilmente para a proposta do atendente e, no final, perceberá que fechar o negócio será uma boa oportunidade para ele.
 

Conceito de abundância

Desenvolva a consciência de que sempre existirão outras oportunidades de venda por meio do conceito de abundância. Assim, você não se torna tão dependente de um atendimento, reduzindo a ansiedade pelo resultado e melhorando seu desempenho. A naturalidade é um pré-requisito para que o cliente se sinta incentivado a consumir o produto. Forçar qualquer tipo de situação só vai tornar o interlocutor mais resistente.
 

Anchoring ou âncoras

A técnica de ancoragem está ligada a associação de comportamentos e palavras incentivadoras durante o atendimento. Quando alguém não quer fazer algo, rapidamente o cérebro atua com efeitos semelhantes. Ao reconhecer um processo de procrastinação, por exemplo, o cérebro apresenta opções de atividades mais prazerosas, para que a pessoa se sinta encorajada a realizar ações entediantes, com mais motivação.

A mesma lógica pode ocorrer para efetivar negociações. Ao receber uma ligação, o cliente pode se sentir incomodado, mas com o gatilho certo é possível reverter esse comportamento. Mantenha uma conversa amigável sobre assuntos descontraídos e diversos, que não estejam relacionados ao produto ou serviço em questão, antes de apresentar a proposta de venda.

É preciso entender que o objetivo da venda não pode se sobrepor à expectativa do cliente ou à solução que ele busca para o seu contato. Isso já é motivo para um trabalho diário com a PNL em vendas, por isso, treine continuadamente essas técnicas para criar empatia e desenvolver sua capacidade de lidar com todo tipo de situação.


08 de Março de 2019

Outras notícias

5 motivos para contratar um Pabx Virtual

A tecnologia mais popular na telefonia brasileira é a do PABX analógico, que é composta por componentes e circuitos, recebendo diversas linhas por meio das operadoras telefônicas. Porém, sua maneira de funcionar é limitada, principalmente se comparada com a virtual.

Saiba mais

7 dicas para atender bem o cliente por telefone

A maior parte das demandas recebidas pelas empresas é feita por telefone. Isso quer dizer que possuir um bom atendimento telefônico merece um destaque especial no planejamento da empresa, pois isso pode garantir uma vantagem estratégica perante a concorrência.

Saiba mais

Pequeno negócio: vale a pena contratar o serviço de Pabx?

O PABX virtual concede a empresa que contratou inúmeros benefícios na comunicação eficaz e tecnológica. O PABX convencional dificilmente ainda é utilizado, pois, está entrando em defasagem comparado ao virtual.

Saiba mais

Quais são as funções do Pabx?

O Private Automatic Branch Exchance, na tradução livre “Troca Automática de Ramais Privados” e mais conhecido como PABX, é um dispositivo de telecomunicação que tem a função de distribuir linhas telefônicas para diversos ramais em estabelecimentos comerciais ou residências.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok