0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Como funciona o VoIP e por que as empresas adotam esta tecnologia?

Como funciona o VoIP e por que as empresas adotam esta tecnologia?

Hoje em dia, o sistema de comunicação nas empresas vem crescendo e diversas organizações utilizam a telefonia VoIP  (Voice Over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet), mas você já conhece essa tecnologia?

Ela permite a alteração de sinais de áudio, como de uma ligação telefônica comum, em informações digitais que podem ser transferidas pela Internet. Com essa tecnologia é possível efetuar e receber ligações por meio da Internet, o que é bem-visto pelas empresas, pois gera um baixo custo, já que funciona por IP (Protocolos de Internet), não sendo necessário contratar empresas de telefonia convencionais.

E você, sabe como funciona o VoIP? Pensando em esclarecer suas dúvidas a respeito dessa tecnologia, falaremos um pouco mais sobre ela. Portanto, continue lendo o post e descubra como ela funciona. Confira!
 

Qual a função do VoIP?

A função do VoIP é possibilitar que chamadas sejam feitas por meio da Internet, e uma das formas de fazer isso é por meio da ligação feita de um computador para outro. O que for falado no microfone ou headset é transformado em informação binária, lido pelo sistema e transmitido pela rede.

Outro jeito é a ligação do computador para telefone ou celular. O áudio também será transformado em informação e chega às centrais telefônicas, por meio da Internet onde é lido e recebido pelos telefones comuns.
 

Como funciona o VoIP?

O VoIP funciona captando a voz, a transmite e transforma em dados que podem ser enviados por IP. Para que esse sistema tenha êxito, é necessário seguir alguns passos.
 

Instale o programa

O primeiro passo a ser seguido é a instalação de um software. Se a transmissão for entre computadores, é necessário usar um aplicativo que capture a voz e a transforme em dados que serão transmitidos pela Internet. É importante que esse programa esteja instalado em ambos os computadores
 

Adquira os equipamentos necessários

Sem alguns equipamentos o VoIP não funcionará corretamente, e por isso, é importante contar com bons microfones, placa de som e alto-falantes ou fone de ouvido, sendo o último o mais indicado para evitar microfonia e ecos. Também é importante que as pessoas envolvidas na chamada tenham a velocidade de internet boa e estável, de modo a evitar falhas.

Além dos softwares para computadores e smartphones para utilizar o VoIP, há os telefones IP e os ATAs (Adaptadores de Telefone Anlógico).
 

Como uma empresa especializada pode ajudar na implantação do VoIP?

Há várias organizações no mercado oferecendo a tecnologia VoIP, porém, é necessário contratar a empresa que melhor atende às suas necessidades. A IP Force é especializada em PABX virtual — sistema que visa a melhoria da comunicabilidade interna e externa das empresas, contando com diversos recursos.

Ela implementa telefonia IP nas empresas, gerando indicadores para avaliar a qualidade de atendimento, pesquisa de satisfação, relatórios, entre outros.

Se você se interessou por essa tecnologia e entendeu como funciona o VoIP, entre em contato com a IP Force e garanta uma solução completa em telefonia para a sua empresa!

16 de Novembro de 2018

Outras notícias

4 vantagens de ter um número 0800 na sua empresa

Se você acha que só grandes corporações têm números 0800, está muito enganado! Atualmente, qualquer empresa pode ter seu próprio número 0800, independente de porte ou número de funcionários.

Saiba mais

Como facilitar a vida da sua equipe com PABX

Até hoje a comunicação empresarial depende da telefonia. Possuir linhas telefônicas significa ter um canal rápido e direto para falar com clientes, parceiros e outros setores do negócio. Em empresas pequenas contratar um ou outro número telefônico isolado pode ser o bastante, mas conforme os negócios crescem o PABX é a melhor solução para facilitar o trabalho.

Saiba mais

Como realizar o monitoramento de chamadas na sua empresa

O monitoramento de chamadas é uma maneira eficaz de acompanhar os atendimentos telefônicos da sua empresa com o objetivo de melhorar e otimizar todo o processo. Por meio dele você poderá analisar de perto as equipes de atendimento, marketing e vendas, além de aprimorar procedimentos, localizar falhas e potencializar acertos.

Saiba mais

Dicas para otimizar o controle das filas de atendimento no call center

Filas são um incômodo para empresas e para clientes. Presenciais, online ou no telefone, quando o cliente pega uma fila, ele não gosta. Empresas que possuem call center e querem otimizar duas filas devem investir em ferramentas para otimizar o controle das filas de atendimento.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok