0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Como funciona o VoIP e por que as empresas adotam esta tecnologia?

Como funciona o VoIP e por que as empresas adotam esta tecnologia?

Hoje em dia, o sistema de comunicação nas empresas vem crescendo e diversas organizações utilizam a telefonia VoIP  (Voice Over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet), mas você já conhece essa tecnologia?

Ela permite a alteração de sinais de áudio, como de uma ligação telefônica comum, em informações digitais que podem ser transferidas pela Internet. Com essa tecnologia é possível efetuar e receber ligações por meio da Internet, o que é bem-visto pelas empresas, pois gera um baixo custo, já que funciona por IP (Protocolos de Internet), não sendo necessário contratar empresas de telefonia convencionais.

E você, sabe como funciona o VoIP? Pensando em esclarecer suas dúvidas a respeito dessa tecnologia, falaremos um pouco mais sobre ela. Portanto, continue lendo o post e descubra como ela funciona. Confira!
 

Qual a função do VoIP?

A função do VoIP é possibilitar que chamadas sejam feitas por meio da Internet, e uma das formas de fazer isso é por meio da ligação feita de um computador para outro. O que for falado no microfone ou headset é transformado em informação binária, lido pelo sistema e transmitido pela rede.

Outro jeito é a ligação do computador para telefone ou celular. O áudio também será transformado em informação e chega às centrais telefônicas, por meio da Internet onde é lido e recebido pelos telefones comuns.
 

Como funciona o VoIP?

O VoIP funciona captando a voz, a transmite e transforma em dados que podem ser enviados por IP. Para que esse sistema tenha êxito, é necessário seguir alguns passos.
 

Instale o programa

O primeiro passo a ser seguido é a instalação de um software. Se a transmissão for entre computadores, é necessário usar um aplicativo que capture a voz e a transforme em dados que serão transmitidos pela Internet. É importante que esse programa esteja instalado em ambos os computadores
 

Adquira os equipamentos necessários

Sem alguns equipamentos o VoIP não funcionará corretamente, e por isso, é importante contar com bons microfones, placa de som e alto-falantes ou fone de ouvido, sendo o último o mais indicado para evitar microfonia e ecos. Também é importante que as pessoas envolvidas na chamada tenham a velocidade de internet boa e estável, de modo a evitar falhas.

Além dos softwares para computadores e smartphones para utilizar o VoIP, há os telefones IP e os ATAs (Adaptadores de Telefone Anlógico).
 

Como uma empresa especializada pode ajudar na implantação do VoIP?

Há várias organizações no mercado oferecendo a tecnologia VoIP, porém, é necessário contratar a empresa que melhor atende às suas necessidades. A IP Force é especializada em PABX virtual — sistema que visa a melhoria da comunicabilidade interna e externa das empresas, contando com diversos recursos.

Ela implementa telefonia IP nas empresas, gerando indicadores para avaliar a qualidade de atendimento, pesquisa de satisfação, relatórios, entre outros.

Se você se interessou por essa tecnologia e entendeu como funciona o VoIP, entre em contato com a IP Force e garanta uma solução completa em telefonia para a sua empresa!

16 de Novembro de 2018

Outras notícias

Como funciona a telefonia em nuvem?

O cloud computing, conhecido também como computação em nuvem, é um recurso que cresce cada vez mais, ganhando muitos adeptos ao redor do mundo e conquistando muitos espaços importantes na vida das pessoas e das empresas.

Saiba mais

4 problemas na sua empresa que o Pabx virtual pode resolver

Com a evolução e as quebras de barreiras que a tecnologia nos proporciona, estamos em constante evolução, sempre em busca de maneiras de facilitar e agilizar as nossas vidas. Essa ideia serve tanto para a nossa vida pessoal, quanto para a empresa que estamos trabalhando.

Saiba mais

5 motivos para contratar um Pabx Virtual

A tecnologia mais popular na telefonia brasileira é a do PABX analógico, que é composta por componentes e circuitos, recebendo diversas linhas por meio das operadoras telefônicas. Porém, sua maneira de funcionar é limitada, principalmente se comparada com a virtual.

Saiba mais

7 dicas para atender bem o cliente por telefone

A maior parte das demandas recebidas pelas empresas é feita por telefone. Isso quer dizer que possuir um bom atendimento telefônico merece um destaque especial no planejamento da empresa, pois isso pode garantir uma vantagem estratégica perante a concorrência.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok