Como funciona o VoIP e por que as empresas adotam esta tecnologia?

Como funciona o VoIP e por que as empresas adotam esta tecnologia?

Hoje em dia, o sistema de comunicação nas empresas vem crescendo e diversas organizações utilizam a telefonia VoIP  (Voice Over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet), mas você já conhece essa tecnologia?

Ela permite a alteração de sinais de áudio, como de uma ligação telefônica comum, em informações digitais que podem ser transferidas pela Internet. Com essa tecnologia é possível efetuar e receber ligações por meio da Internet, o que é bem-visto pelas empresas, pois gera um baixo custo, já que funciona por IP (Protocolos de Internet), não sendo necessário contratar empresas de telefonia convencionais.

E você, sabe como funciona o VoIP? Pensando em esclarecer suas dúvidas a respeito dessa tecnologia, falaremos um pouco mais sobre ela. Portanto, continue lendo o post e descubra como ela funciona. Confira!
 

Qual a função do VoIP?

A função do VoIP é possibilitar que chamadas sejam feitas por meio da Internet, e uma das formas de fazer isso é por meio da ligação feita de um computador para outro. O que for falado no microfone ou headset é transformado em informação binária, lido pelo sistema e transmitido pela rede.

Outro jeito é a ligação do computador para telefone ou celular. O áudio também será transformado em informação e chega às centrais telefônicas, por meio da Internet onde é lido e recebido pelos telefones comuns.
 

Como funciona o VoIP?

O VoIP funciona captando a voz, a transmite e transforma em dados que podem ser enviados por IP. Para que esse sistema tenha êxito, é necessário seguir alguns passos.
 

Instale o programa

O primeiro passo a ser seguido é a instalação de um software. Se a transmissão for entre computadores, é necessário usar um aplicativo que capture a voz e a transforme em dados que serão transmitidos pela Internet. É importante que esse programa esteja instalado em ambos os computadores
 

Adquira os equipamentos necessários

Sem alguns equipamentos o VoIP não funcionará corretamente, e por isso, é importante contar com bons microfones, placa de som e alto-falantes ou fone de ouvido, sendo o último o mais indicado para evitar microfonia e ecos. Também é importante que as pessoas envolvidas na chamada tenham a velocidade de internet boa e estável, de modo a evitar falhas.

Além dos softwares para computadores e smartphones para utilizar o VoIP, há os telefones IP e os ATAs (Adaptadores de Telefone Anlógico).
 

Como uma empresa especializada pode ajudar na implantação do VoIP?

Há várias organizações no mercado oferecendo a tecnologia VoIP, porém, é necessário contratar a empresa que melhor atende às suas necessidades. A IP Force é especializada em PABX virtual — sistema que visa a melhoria da comunicabilidade interna e externa das empresas, contando com diversos recursos.

Ela implementa telefonia IP nas empresas, gerando indicadores para avaliar a qualidade de atendimento, pesquisa de satisfação, relatórios, entre outros.

Se você se interessou por essa tecnologia e entendeu como funciona o VoIP, entre em contato com a IP Force e garanta uma solução completa em telefonia para a sua empresa!

16 de Novembro de 2018

Outras notícias

5 mitos sobre telefonia Voip que você precisa saber!

Já escutou por aí alguns dos mitos sobre telefonia Voip? Essa tecnologia, também chamada de voz sobre IP, já é amplamente utilizada em diversos países, mas no Brasil ainda está ganhando espaço. A falta de familiaridade, portanto, é a principal responsável por essas crenças.

Saiba mais

Você sabe o que é softphone? Conheça 4 vantagens!

Todo gestor que deseja otimizar os processos da sua empresa e ainda reduzir custos deve ficar atento aos recursos tecnológicos. Nesse sentido, o softphone pode ser um forte aliado. Mas, você sabe o que é softphone?

Saiba mais

Entenda definitivamente o que é contact center!

Ao ler o título desde post, você deve ter se perguntado: afinal, o que é contact center? Pois bem, esse é um termo que se refere a um modelo de atendimento que foi aprimorado tendo como base o call center.

Saiba mais

SAC 4.0: entenda o que é e como funciona!

O SAC 4.0 é uma tendência que já acontece com o avanço da telefonia 4.0, nova infraestrutura caracterizada por ser omnichannel e totalmente digitalizada. Os serviços, apesar de serem disponíveis em plataformas mais avançadas, baseadas em dados precisos, inteligência artificial e capacitação da equipe de atendimento, são mais pessoais.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok