Confira as tendências da telefonia VoIP

Confira as tendências da telefonia VoIP

A tecnologia propicia soluções que seriam impossíveis em qualquer outro momento da história da nossa sociedade. Atualmente, uma das tendências da telefonia VoIP é o Pabx Virtual: com suas funcionalidades, permite às empresas um aumento de produtividade, garantem escalabilidade, mobilidade e economia de custos.

As tendências da telefonia VoIP estão inseridas em nossas vidas há alguns anos e têm crescido juntamente à expansão da internet. A tecnologia possibilita, ainda, facilidades diversas.

Quer saber como se beneficiar com o surgimento dessas soluções? Continue a leitura deste post!
 

Como surgiu a tecnologia VoIP?

A telefonia VoIP teve seu princípio de forma experimental, no início dos anos 1990, e tem se tornado o padrão de chamadas de voz em vários países. Esse crescimento se deu pelo avanço da internet banda larga, com conexões mais rápidas, proporcionando, dessa forma, ligações com mais qualidade.

O recurso que hoje é chamado de telefonia IP, antes era denominado Voice Over Broadband (VoBB), broadband Phone ou Internet Telephony. Em 1995, a empresa Vocal Tec desenvolveu o Internet Phone, um sistema simples, instalado em um computador, equipado com caixa de som e microfone, para chamar outro usuário pela rede.

Apesar de serem muito funcionais, as videochamadas ainda não eram permitidas, assim como a configuração individual, que exigia a utilização do mesmo sistema por ambos os usuários. A qualidade do som era inferior e verificava-se delay ou perdas de conexão. A Microsoft NetMeeting investiu na tecnologia e em 1998, a Vocal Tec passou a criar Softphones, modelos compatíveis com outros programas de computador para fazer as ligações. Apesar do avanço, muitos anúncios interrompiam as chamadas.

Com a ampliação de serviços digitais pelas empresas de telefonia, fabricantes de equipamentos telefônicos desenvolveram switches com recursos de IP e adaptadores como o ATA (Adaptador para Telefone Analógico), para transmitir pacotes de dados baseados em Internet Protocol.
 

Em terras brasileiras

No Brasil, essa tecnologia tão recente não foi bem-vista inicialmente, principalmente porque não se ofereciam pacotes de internet com velocidade suficiente para suportar uma ligação de qualidade.

Atualmente, com os avanços nas tecnologias de conexão e os recursos disponíveis pela telefonia VoIP, muitas empresas têm usado as funcionalidades desse sistema de telefonia para garantir maior qualidade da comunicação, produtividade e redução de custos operacionais.

Logo, a tecnologia VoIP é a melhor escolha para as empresas que procuram um serviço de chamada de voz.

A tendência é que no futuro a telefonia VoIP substitua a tecnologia atual (PSTN) como única rede de chamadas de voz. Contudo, pode demorar algum tempo para que ela chegue com qualidade em locais em que a conexão via internet ainda é limitada.
 

Quais as vantagens dessa tecnologia?

O sistema de telefonia VoIP proporciona aos usuários experiências mais agradáveis com o processo da ligação. Essa tecnologia permite que as pessoas bloqueiem números de telefones de chamadas indesejadas e garante atendimento automatizado, propiciado por recursos como a URA (Unidade de Resposta Audível).

Mas a principal vantagem são as chamadas a custo zero entre ramais, permitindo que a empresa economize no uso do telefone. Isso ocorre porque o sistema de comunicação VoIP funciona por meio da linha de internet e não demanda investimento muito robusto em infraestrutura de TI. Esse é, por si só, um bom motivo para apostar nessa tecnologia.

Os sistemas atuais de VoIP, ainda oferecem funcionalidades mais amplas, com possibilidade de mais mobilidade para os usuários: podem mudar a localização, de forma simples, já que não necessitam de cabos de telefone. Logo, não demandam mudança do número de telefone.

Além do baixo custo e da fácil instalação, esse sistema de telefonia traz exclusividade, já que possibilita à empresa ter um número fixo único para atendimento e, ainda, o de poder disponibilizar aos seus clientes números 0800 para originar chamadas gratuitas.

Além disso, as ligações VoIP são mais seguras porque podem ser gravadas. Sem a preocupação com os custos das chamadas e maior segurança na informação compartilhada, os atendentes e a equipe de trabalho podem ser mais produtivos, o que melhora o resultado do negócio.
 

O que esperar das tendências da telefonia VoIP?

Reconhecimento de voz e automação do atendimento

O ponto chave dessa tecnologia é o acionamento de recursos, aplicativos e a busca de informações em motores de busca por meio do comando de voz, que já acontece em dispositivos móveis, mas ainda é pouco utilizado no âmbito corporativo.

Esse reconhecimento pode ser aplicado por meio da URA. A tecnologia, uma funcionalidade da telefonia IP, reconhece termos e palavras em ligações, conforme regras gramaticais e linguagem predefinida, para direcionar melhor o primeiro atendimento, agilizar as ligações ou resolver demandas de menor relevância.
 

Inteligência artificial (IA)

O uso de Inteligência Artificial por todas as empresas presentes na web é apenas uma questão de tempo. Organizações mais antenadas já desenvolveram, por exemplo, sites institucionais com chatbots, robôs que realizam o atendimento automatizado dos clientes.

Essas novidades aumentam o engajamento do cliente com a empresa, principalmente em canais digitais e dispositivos móveis. Outro exemplo são os assistentes pessoais, como a Siri, presente em todos os celulares da Apple.

O principal objetivo é garantir experiências mais personalizadas em que o consumidor se sente mais satisfeito. As maiores vantagens estão em permitir a padronização do serviço e a maior disponibilidade de atendimento, sem que a empresa precise investir em contratações e treinamentos que oneram seu fluxo de caixa.

Com essas tendências da telefonia VoIP, as empresas ficam mais competitivas, pois podem ser produtivas a um baixo custo de investimento e de manutenção. Suas funcionalidades mantêm um alto nível de satisfação dos clientes e aumentam a capacidade de atendimento do negócio.

Agora que você conhece algumas tendências da telefonia VoIP e todas as implicações da tecnologia para seus usuários, conheça a IP Force!

27 de Abril de 2018

Outras notícias

O que é UC? Conheça 5 razões para adotar a comunicação unificada

Você ainda não sabe o que é UC? A comunicação unificada é uma forma de aprimorar processos e alavancar a comunicação no negócio, para garantir que a empresa se adapte à nova realidade dos consumidores: a constante busca por qualidade, agilidade e personalização.

Saiba mais

Integração de sistemas: como funciona o Superlógica e Movidesk?

Quando uma empresa alcança o crescimento, é preciso que a infraestrutura de TI acompanhe esse desenvolvimento e proporcione novas soluções para tornar os seus processos mais eficazes. Caso contrário, corre-se o risco de aumentar a complexidade das tarefas, comprometer a eficiência dos fluxos de trabalho e prejudicar o desempenho do negócio.

Saiba mais

Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

A comunicação interna nas empresas é algo que jamais deve sair de pauta nas organizações. Por meio das práticas comunicacionais, é possível deixar os funcionários sempre muito bem informados sobre o que se passa na empresa.

Saiba mais

Entenda os impactos da Inteligência Artificial nas empresas

Os impactos da Inteligência Artificial nas empresas deixaram de ser algo utópico e se tornaram uma realidade cada vez mais presente. Empresas nos Estados Unidos e na China, por exemplo, já avançaram bastante no universo de I.A.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok