Conheça 3 diferentes tipos de PABX

Conheça 3 diferentes tipos de PABX

Também conhecidos como centrais telefônicas, os PABX são ferramentas que integram a comunicação organizacional. Eles são estruturados por meio de ramais, que facilitam a produtividade interna, mas também são ligados externamente (linha telefônica) para a comunicação com clientes e fornecedores.

Existem, no entanto, tipos de PABX específicos para se adaptar à realidade e necessidade de cada negócio. Por isso, a escolha do melhor modelo deve ser estudada com base nessas especificações.

Neste post, apresentaremos cada um desses tipos de PABX existentes, além do que é preciso considerar para optar pelo equipamento certo para o seu negócio. Continue lendo e confira!
 

1. PABX analógico

Esse é o modelo tradicional, projetado para receber linhas analógicas por meio das operadoras telefônicas. Trata-se de um sistema mais simples e limitado, que exige manutenção constante e suporte técnico. Ele também oferece menos recursos em relação aos tipos de PABX mais modernos. Suas principais funcionalidades são:
 

  • comunicação interna entre ramais;
  • captura de chamadas;
  • transferência de chamadas;


O PABX analógico é amplamente usado por empresas que já tinham realizado o investimento antes da ampliação dos recursos com a tecnologia, mas não é indicado para aquelas que pretendem procuram um equipamento nos dias atuais.
 

2. PABX digital

Mais avançado em relação ao analógico, este equipamento inclui todos os seus benefícios e ainda possibilita maior qualidade de voz. Entre as suas funcionalidades, destacamos:
 

  • seleção automática de linhas;
  • controle de tempo das ligações;
  • integração com equipamentos analógicos.


Trata-se de uma boa alternativa ao analógico, mas que exige aparelhos e linhas específicas para funcionar corretamente — e, por isso, também um investimento maior, que deve ser considerado em relação aos outros tipos de PABX.
 

3. PABX IP

A tecnologia que viabiliza a utilização de um sistema de PABX IP é a rede de comnputadores, permitindo, por meio do sistema VoIP (Voz sobre IP), uma troca de dados de forma similar à telefonia fixa.

Esse modelo tem uma capacidade ilimitada, pois utiliza ramais virtuais em qualquer hardware com acesso à rede — geralmente, computadores conectados com headsets, mas também smartphones e tablets. Isso aumenta muito os aspectos competitivos da infraestrutura de TI, como mobilidade, flexibilidade e acessibilidade (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Outro ponto positivo é o custo dessa tecnologia, que dispensa a instalação de toda uma infraestrutura física robusta para se manter em funcionamento. Na verdade, ela pode ser estruturada por meio de telefones tradicionais conectados a um equipamento muito simples, o ATA (Adaptador de Telefonia Analógica) ou telefones IP. Além das apresentadas pelo equipamento analógico e digital, o PABX IP oferece as seguintes funcionalidades:
 


Vale ainda dizer que esse sistema tem uma interface muito intuitiva, facilitando a gestão de telefonia em empresas de qualquer tamanho. Também é escalável — ou seja, adaptável conforme o crescimento do negócio — logo, não exige um espaço físico superior para instalação. Como o seu funcionamento é totalmente on-line, ele permite a comunicação interna sem nenhuma despesa adicional, o que reduz o custo de telefonia sem prejudicar a produtividade da equipe.

O modelo é indicado para todos os tipos de empreendimentos, principalmente os que têm equipes de trabalho acostumadas às facilidades da tecnologia ou que requerem mais mobilidade, como no caso de trabalho externo ou em home office.

Enfim, agora você conhece alguns tipos de PABX existentes e viu que o PABX IP (Virtual) é uma excelente escolha, não perca mais tempo.

Gostou do nosso post? Se ficou interessado em melhorar o seu processo de comunicação organizacional, que tal conhecer o sistema virtual de telefonia?

22 de Outubro de 2018

Outras notícias

Saiba tudo sobre a evolução do PABX

Você já se perguntou como ocorre o funcionamento do sistema de ligações telefônicas dentro de uma empresa?

Saiba mais

Um guia completo sobre gestão do tempo

"Tempo é dinheiro!" Com certeza, você já ouviu esta expressão em algum momento da sua vida — e isso é uma verdade! Uma boa gestão do tempo é algo imprescindível no cotidiano das pessoas, principalmente para empreendedores, pois se não houver um mínimo de controle, eles podem acabam perdendo clientes e oportunidades.

Saiba mais

5 benefícios do autoatendimento nas organizações

Quanto mais a sua empresa cresce, mais seu público aumenta. Com isso, amplia a necessidade de atendimento. Para suprir essa demanda, surgiu uma inovação: o autoatendimento.

Saiba mais

Atendimento personalizado: como pode ajudar sua empresa a vender mais?

Em um mundo globalizado, onde a tecnologia vem transformando a forma das pessoas se comunicarem, seu cliente não quer se sentir mais um em meio à multidão. Ele deseja se perceber especial e, para isso, no mínimo espera um atendimento personalizado.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok