As empresas de Tecnologia da Informação (TI) oferecem uma grande variedade de soluções no mercado. No entanto, pode-se classificar essas organizações em, basicamente, três grandes tipos.
São as categorias de rede e infraestrutura, gerenciamento de segurança e SaaS. Vejamos mais detalhadamente no que consiste cada um desses tipos de empresas de TI.
Boa leitura!
Rede e infraestrutura
A infraestrutura de TI diz respeito a todos os equipamentos tecnológicos utilizados no desenvolvimento de uma atividade empresarial, incluindo servidores, computadores e outros aparatos.
Essa infraestrutura entrega uma série de soluções aos colaboradores de uma organização, bem como seus parceiros e consumidores. É mediante a infraestrutura que a empresa de TI pode controlar, testar, suportar e desenvolver essas soluções.
Assim, ao falar em infraestrutura, estamos fazendo referência a todos os equipamentos, instalações, sistemas e redes para gerenciar e operar o departamento de TI de uma empresa.
Além dos equipamentos, também se pode considerar os próprios funcionários com expertise na área como partes integrantes da infraestrutura de TI, sem os quais não é possível transformar redes, hardware e software em soluções efetivas para os colaboradores e demais partes envolvidas nos processos da corporação.
Um elemento importante em toda essa infraestrutura é a rede, à qual incumbe a conexão e suporte de todos os equipamentos de TI da organização. Sem a rede, os colaboradores e demais envolvidos não podem ter acesso aos sistemas e recursos de TI.
Assim, as empresas de TI que atuam em rede e infraestrutura são aquelas responsáveis pela instalação e manutenção desses componentes.
Gerenciamento de segurança
Já o gerenciamento de segurança envolve todos os procedimentos e políticas voltados à gestão sistemática das informações e dados sensíveis da organização, planejando, organizando e controlando as práticas adotadas.
O objetivo do gerenciamento de segurança é garantir que a informação seja confidencial, fidedigna e disponível.
Para tanto, concretiza-se diversas metas estratégicas da empresa em atitudes no seu dia a dia. As ações de gestão de segurança, assim, procuram juntar o longo prazo ao médio e curto prazo.
Gerenciar a segurança da informação equivale a proteger um conjunto de dados para conservar o seu valor, reduzindo e mitigando os riscos a que se expõem as organizações e melhorando o alinhamento dos recursos de TI com o restante dos departamentos da empresa.
As empresas que trabalham com gerenciamento de segurança, desse modo, atuam na identificação, análise e riscos para a informação, planejando e implementando as medidas necessárias para gerir os riscos apurados.
Elas também são responsáveis pelo estabelecimento de políticas e procedimentos de segurança, a conscientização a respeito de boas práticas etc.
SaaS
SaaS é a sigla para “Software as a Service” (do inglês, software como um serviço), designando um modelo de negócio que disponibiliza soluções em tecnologia, programas e aplicações mediante a internet, sob demanda, como um serviço.
A grande vantagem desse modelo é que ele dispensa a utilização de uma infraestrutura física por parte da empresa, possibilitando o acesso e a utilização de recursos de TI através da internet.
As empresas que trabalham com SaaS são as provedoras desses softwares hospedados em nuvem. Elas são as responsáveis pela gestão do acesso e pela manutenção da conectividade, segurança de dados e outros serviços necessários, já que os serviços demandados pelos clientes são executados em seus servidores.
A IP Force pode transformar sua Telefonia em um SaaS. Prrencha nosso formulário e conheça!