4003-5246   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Descubra o que é transformação digital e como impacta as empresas

 Descubra o que é transformação digital e como impacta as empresas

Se as empresas querem realmente se inserir no cenário atual corporativo precisam basear sua estratégia em TI e nos interesses do consumidor 4.0. Afinal, o que é a transformação digital diante de tantas mudanças organizacionais necessárias para a competitividade das empresas?

Confira o que é transformação digital e seu impacto nas organizações!
 

O conceito de transformação digital

A  transformação digital nada mais é do que o processo no qual empresas ou instituições mudam suas estruturas por meio de recursos tecnológicos para melhorar seus resultados e garantir a sua competitividade frente ao cenário atual do mercado. 
 

Processo de transformação digital

Por meio de uma mudança sistêmica, baseada em:
 

1. Digitização

Diz respeito a conversão inicial, de analógica para digital, em que informações físicas são transformadas em bits e armazenadas em dispositivos eletrônicos ou nuvem.
 

2. Digitalização

Abrange todo o processo real, por meio de tecnologias, e no entendimento das mudanças que elas operam no âmbito organizacional.
 

3. Transformação

Efeito do processo, inclui a mudança da infraestrutura, do pensamento organizacional e de padrões, barreiras e estruturas que impediam a adequação ao processo. é uma jornada contínua de reinvenção para adaptar toda empresa ao comportamento atual dos seus clientes.
 

As consequências dessa mudança para as empresas

  • processos mais rápidos;
  • maior volume e melhor fluxo de informações;
  • alteração de comportamento dos agentes envolvidos;
  • lideranças que anteveem a mudança;
  • colaboradores qualificados, com aptidões exigidas do profissional 4.0.;
  • desenvolvimento de produtos e processos inovadores;
  • implementação de parcerias estratégicas;
  • soluções de abrangência global;
  • resposta e satisfação pela jornada omnichannel dos consumidores.


Tecnologias que abrangem esse processo

Essa mudança é resultado do advento de tecnologias como:
 

Big Data

O Big Data é um termo utilizado para classificar o volume de dados de alta complexidade, rastreado por ferramentas específicas para uma análise que auxilia na tomada de decisão, na determinação do perfil de compra dos clientes ou dados mercadológicos.
 

Cloud Computing

A computação em nuvem possibilita o armazenamento de informações fora de uma estrutura ou meio físico, acessado de qualquer lugar, a qualquer momento que garante mobilidade e acessibilidade de dados aos usuários.
 

Inteligência Artificial (AI)

Consiste na aprendizagem de máquina, acontece por meio de algoritmos e informações e após implementada, não requer interferência humana para que processos sejam otimizados.
 

PABX virtual

Recurso proporcionado pela telefonia IP, promove a mobilidade, pois funciona em qualquer parte do mundo, a comunicação eficiente entre equipes de trabalho e a integração com softwares como CRM (Customer Relationship Management) ou ERP (Enterprise Resource Planning).
 

É de fácil instalação, já que pode funcionar por meio de um aplicativo instalado em qualquer dispositivo móvel conectado pela internet e em equipamentos tradicionais equipados com um adaptador ATA.
 

Internet das Coisas (IoT)

A IoT é a conexão de máquina a máquina (M2M) na qual diferentes sistemas automatizados processam informações em tempo real para criar ações de resposta e interação. Dessa forma, várias ferramentas e estruturas conectam seus processos para aumentar a eficácia do trabalho.
 

Realidade Virtual (VR)

Por meio dessa ferramenta é possível que clientes se submetam a experiências personalizadas e apreciem, em escala real, os objetos ou soluções disponibilizadas pelas empresas no mercado.
 

A importância da transformação digital para a sobrevivência e crescimento do negócio

Porque não se diz respeito apenas a tecnologia, mas também à estratégia que será assumida para melhorar o desempenho da organização, aumentar o alcance da empresa no mercado e garantir melhores resultados finais.
 

Dessa forma, a transformação é uma necessidade atual e urgente para suprir uma demanda criada pela geração Z e consumidores imediatistas e deve estar atrelada a produtividade, integração e otimização da cadeia produtiva para a garantia da competitividade.
 

Fatores favorecem a transformação digital no Brasil

O Brasil tem um grande potencial de transformação digital impulsionado por:
 

  • índices de maturidade digital;
  • grande volume de empresas novas que nascem preparadas para aceitar e se adaptar às transformações;
  • rapidez na identificação de oportunidades, criatividade e poder de inovação como características do perfil do empreendedor;
  • grande potencial de consumo do país.


É preciso implementar estratégias de adaptação que, em primeiro plano, determinem o que é transformação digital no imaginário do empreendedor, a fim de que ele reconheça a importância da mudança para sua competitividade.
 

Agora que você já sabe o que é transformação digital, que tal compartilhar o post e mostrar para mais pessoas a necessidade de se adaptar a esse processo?

14 de Maio de 2018

Outras notícias

4 tendências de call center que a sua empresa precisa estar sempre atenta

Em um mercado competitivo como o atual, as empresas necessitam de um esforço maior para conquistar e, principalmente, reter os clientes. No que se refere ao atendimento ao cliente, acompanhar as principais tendências de call center é tarefa de casa obrigatória.

Saiba mais

8 dicas para escolher o melhor canal de atendimento para a sua empresa

Telefone, e-mail, chat… canais de atendimento não faltam para seu negócio. A questão é: qual o melhor? Neste artigo vamos dar algumas dicas para você escolher o canal de atendimento ideal para a sua empresa.

Saiba mais

Como o uso de um Pabx influencia na produtividade da empresa?

Os sistemas telefônicos PABX para empresas, especialmente aqueles hospedados na nuvem, economizam dinheiro e aumentam a flexibilidade das suas comunicações. Imagine substituir a sua rede fixa cara e ultrapassada por um novo sistema que custa significativamente menos, é rico em recursos de nível corporativo e traz muito mais eficiência para as suas operações?

Saiba mais

5 benefícios que uma central telefônica pode trazer para a sua empresa

A central telefônica é um serviço que revolucionou a comunicação nas empresas. Se antes as organizações precisavam lidar com o alto custo de inúmeras linhas telefônicas, essa tecnologia proporcionou não apenas uma drástica redução nas despesas, como também um avanço inestimável em termos de otimização dos processos, aumento da produtividade e melhoria do relacionamento com o cliente.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok