Entenda como funciona o PABX agora mesmo

Entenda como funciona o PABX agora mesmo

Para criar uma infraestrutura de TI eficiente, é preciso privilegiar a comunicação entre setores internos e fora do âmbito corporativo. Por meio de ramais, é possível viabilizar o fluxo de informação sem onerar os custos associados à telefonia.

O PABX é a tecnologia que coordena essa comunicação, funcionando como um ponto central para distribuir as chamadas e garantir esse processo sem que a empresa necessite contratar inúmeras linhas telefônicas.

Além disso, essa ferramenta é extremamente eficaz na gestão de telefonia. Por meio de seus recursos, é possível efetivar o monitoramento das chamadas, analisar o fluxo de comunicação, acompanhar a qualidade no atendimento e gerenciar permissões de uso individuais ou grupais.

Quer saber como funciona o PABX, quais os seus recursos e como ele pode privilegiar uma comunicação muito mais otimizada, integrada e escalável? Continue a leitura deste post!
 

Como funciona o PABX?

O PABX — Private Automatic Branch Exchange — efetiva a Troca Automática de Ramais Privados, ou seja, é uma central particular (usada apenas internamente), que permite conexões de chamadas feitas pelos usuários de forma automática (sem a necessidade de um operador manual) entre suas extensões e as operadoras públicas (externas). O sistema integra todas as linhas da empresa e cria uma rede de ramais conectada. Cada ramal pode:
 

  • conectar-se aos telefones externos ao efetuar uma ligação;

  • fazer chamadas internas ao discar o ramal desejado.
     

Como funciona uma central telefônica?

Uma central telefônica efetua e recebe chamadas externas e internas, por meio de um mesmo ramal. Inicialmente funcionava de forma eletromecânica, mas, com o avanço da tecnologia, permite inúmeros recursos que facilitam a comunicação organizacional. Esses recursos são proporcionais à tecnologia adotada e podem configurar um sistema convencional ou a telefonia IP.
 

O PABX pode ser considerado uma central telefônica?

Ambas funcionam da mesma forma, pois são equipamentos eletrônicos que permitem a conexão e a comunicação entre usuários do mesmo sistema de telefonia local. Por meio desses aparelhos, a empresa pode se beneficiar com funcionalidades adicionais, como a transferência entre ramais, o atendimento automatizado, o detalhamento dos registros, os relatórios sobre filas de atendimento, entre outras.
 

Qual a diferença entre PABX e PABX virtual?

O PABX IP, também chamado de PABX virtual, é uma tecnologia similar à tecnologia do PABX tradicional. Porém, conta com funcionalidades mais flexíveis e escaláveis, pois utiliza a rede de dados (Internet) para garantir o tráfego de voz.

Dessa forma, O PABX virtual funciona independentemente de aparelhos telefônicos tradicionais, que também podem compor a infraestrutura por meio da associação ao ATA (Adaptador para Telefone Analógico), mas opera principalmente por meio de hardwares equipados com softwares específicos.

Independentemente de como funciona o PABX, toda empresa precisa dessa tecnologia para reduzir seus custos de telefonia, aumentar a disponibilidade das linhas telefônicas e ramais e tornar a comunicação mais eficiente, para tornar o negócio mais produtivo.

Agora que você já sabe como funciona o PABX, que tal conhecer melhor uma empresa que oferece essa solução? Acesse agora o site e saiba como reduzir os gastos da sua organização!

11 de Outubro de 2018

Outras notícias

Gêmeos digitais: como essa tendência ajuda na evolução das empresas de telefonia

Cada vez mais surgem novas tecnologias no mundo, e se você quer impulsionar o crescimento da sua empresa, precisa conhecer os gêmeos digitais — uma das 10 tendências tecnológicas para 2018, segundo a Gartner.

Saiba mais

Afinal, como funciona uma central telefônica?

A central telefônica foi criada a partir da necessidade de facilitar a comunicação entre usuários de uma mesma empresa. Muitos ainda acreditam que centrais telefônicas só recebem ligações, mas também é possível realizar chamadas — tanto internas quanto externas.

Saiba mais

Entenda o que é help desk e como aplicá-lo

Por muito tempo o help desk foi visto como um diferencial. Nos dias de hoje, ele passou a ser obrigatório nas empresas que querem continuar em destaque no mercado.

Saiba mais

Saiba como reduzir a fila de atendimento em sua empresa

O Tempo Médio de Espera (TME) e o Tempo Médio de Atendimento (TMA) são indicadores chave de desempenho que precisam ser acompanhados constantemente, pois influenciam de forma direta o tamanho da fila de atendimento.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok