Entenda mais sobre a Telefonia 4.0 e avance nos negócios

Entenda mais sobre a Telefonia 4.0 e avance nos negócios

O comportamento de consumo e uso de serviços dos clientes mudou. Sua expectativa em relação ao que é oferecido pelas empresas ficou mais rígida, e a necessidade de um serviço de atendimento personalizado aumentou: surge a telefonia 4.0, cujo conceito vai muito além do que o simples ato de se comunicar.

O usuário agora espera alta disponibilidade, mobilidade e agilidade, sem falar da qualidade, que nunca deve ser comprometida. Para isso, sua voz se tornou mais ativa na relação com as empresas, e o que antes era apenas por meio do telefone, passou a ser omnichannel.


Se você quer saber mais sobre esse novo contexto e como a telefonia 4.0. pode beneficiar o seu negócio, continue a leitura deste post!
 

As transformações da telefonia

A primeira geração da telefonia, chamada de telefonia 1.0., foi caracterizada por serviços analógicos, como o PABX tradicional, disponível somente para a transmissão de voz. Os recursos mais difundidos eram o bloqueio de ligações para celular e o correio de voz.

Em 1995, a Vocal Tec desenvolveu o Internet Phone, um tipo de aplicativo que introduziu a tecnologia VoIP (Voice Over Internet Protocol), para a comunicação de voz pela Internet. Apesar disso, a conectividade ainda era limitada, anúncios interrompiam as ligações e a qualidade do som era muito baixa.

Esse cenário lançou a telefonia 2.0., marcado ainda pelo surgimento de novos canais de atendimento, como o e-mail. Os usuários também passaram a usufruir de serviços mais avançados, como o identificador de chamadas, chamadas em espera e o siga-me.

A telefonia 3.0. foi marcada pela chegada da telefonia digital, e todas as novas funcionalidades oferecidas por ela. Assim, o setor obteve mais mobilidade e disponibilidade, os recursos passaram a ser escaláveis e ocorreu um salto enorme no que se refere ao uso de um grande fluxo de dados.

Surge o PABX virtual com suas inúmeras vantagens, servidores em nuvem, integração entre sistemas de telefonia e de gestão organizacional.

É o início da mudança de comportamento dos clientes, com grande interação entre as empresas e seus compradores.

A partir de todas essas mudanças e com as tecnologias cada vez mais eficientes para auxiliar no mapeamento das preferências de consumo dos clientes, as empresas puderam entender mais sobre o seu perfil de negócio e oferecer um atendimento mais eficiente.

Então, surge a telefonia 4.0. e o SAC 4.0., marcados por uma comunicação proativa, em que a empresa procura seus clientes para objetivar uma relação de consumo mais próxima e harmônica, que pode culminar na fidelização do consumidor pela marca.

Com o aumento da velocidade e a disponibilidade de uso da rede em todo o país, os recursos que dependiam dessas características para garantir maior qualidade aos usuários, foram beneficiados, entre eles o próprio PABX virtual.
 

Os impactos no universo corporativo

O VoIP, principal tecnologia da telefonia 4.0., permite que dispositivos móveis como smartphones e tablets realizem ligações com maior qualidade. Além disso, oferece funcionalidades que auxiliam na gestão e na tomada de decisão.

A fusão entre essa tecnologia e o PABX possibilita a adoção de rotinas cada vez mais apoiadas em mobilidade, escalabilidade — com a infraestrutura acompanhando o crescimento do negócio —, otimização do atendimento e baixo custo de aquisição. Dessa forma, os gestores podem:
 

  • organizar filas de atendimento;

  • configurar mensagens personalizadas;

  • realizar o primeiro atendimento pela URA (Unidade de Resposta Audível);

  • acessar relatórios;

  • acompanhar ligações em tempo real;

  • ter disponibilidade das chamadas gravadas;

  • oferecer aos clientes um número 0800 para democratizar seu canal de atendimento, entre outros.
     

Outra facilidade se dá pela estrutura mais enxuta: em vez de investir em uma infraestrutura de TI robusta para se ter acesso a esses recursos, basta obter um hardware ou dispositivo dotado do software apropriado, e acesso à Internet.

Sem precisar montar centrais telefônicas, ou complexas estruturas de cabeamento, antenas de recepção ou o que mais era preciso ser gasto em uma infraestrutura legada de telecom tradicional, todas as empresas passaram a se beneficiar de uma considerável redução de custos.

E o melhor é que isso não compromete a qualidade da ligação. Devido ao acesso à internet cada vez mais veloz e ao avanço das tecnologias que impulsionam essa possibilidade, as ligações são todas em High Definition (HD).

O atendimento também passou a ser mais humanizado, com um fluxo de comunicação horizontal entre todos os usuários e provedores dos serviços, o que fortalece vínculos e ainda cria oportunidades de melhoria contínua. Assim, com os custos de telefonia reduzidos, é possível investir mais em outros canais e garantir maior visibilidade no mercado, assim como ampliar a disponibilidade de atendimento para favorecer o relacionamento com o cliente.

Para os clientes, é uma grande oportunidade de usufruir de produtos e serviços de maior qualidade a preços competitivos, além de aumentar a sua confiabilidade na empresa, garantindo a satisfação em todas as jornadas de consumo.
 

A expectativa para o futuro

Mais valor agregado

O valor é agregado aos produtos ou serviços disponibilizados no mercado quando a empresa passa a ser reconhecida. Para alcançar esse patamar, é preciso manter processos eficientes e disponibilizar aos clientes um atendimento de qualidade.

A comunicação é o elo que permite essa realização, já que garante às equipes de trabalho um fluxo de ideias, integração de rotina e trocas positivas para aumentar a produtividade, e um maior acesso aos principais aspectos da fidelização aos clientes: disponibilidade e personalização.

Além disso, a alta escalabilidade da telefonia 4.0 aumenta a capacidade de atendimento de demandas, assim como o desempenho e a qualidade na prestação dos serviços aos clientes - grande passo para o reconhecimento da marca.
 

Personalização do suporte

A alta disponibilidade dos serviços digitais também beneficia o suporte às tecnologias, principalmente do setor de telefonia. Assim, inibe longas filas de atendimento e garante mais segurança e agilidade. Todos os recursos da telefonia 4.0. devem ser aproveitados para assegurar a eficiência no atendimento. Assim, os clientes são fidelizados e se tornam grandes divulgadores da marca.

Entre em contato com a IPforce e descubra quais recursos podem ajudar a sua empresa a se adequar a essa nova realidade!


24 de Dezembro de 2018

Outras notícias

Aprenda a usar endomarketing em seu call center para gestão de pessoas

Se você trabalha com comunicação empresarial, é bem provável que já tenha ouvido falar em endomarketing ou marketing interno. Trata-se do processo de desenvolver ações que engajem os funcionários com os processos organizacionais.

Saiba mais

Pesquisa de satisfação: entenda sua importância e como fazê-la

A pesquisa de satisfação é um instrumento muito importante para as empresas e pode ser utilizado para nortear as estratégias. É por isso que saber como elaborar e mensurar os resultados de questionários é algo tão relevante.

Saiba mais

Como aplicar PNL em vendas no call center? Aprenda aqui!

A PNL em vendas — Programação Neurolinguística aplicada em estratégias de vendas — foi desenvolvida inicialmente por dois estudiosos da Universidade da Califórnia (UCSC).

Saiba mais

Gestão de equipe: aprenda a otimizar as vendas do call center!

Você sabia que adotando técnicas da gestão de equipe fica mais fácil de otimizar o atendimento e as vendas de um call center? Isso mesmo! É possível fazer com que o volume de produtos vendidos via telefone tenham um salto significativo, apenas investindo em ações para os funcionários da organização.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok