Entenda os impactos da Inteligência Artificial nas empresas

Entenda os impactos da Inteligência Artificial nas empresas

Os impactos da Inteligência Artificial nas empresas deixaram de ser algo utópico e se tornaram uma realidade cada vez mais presente. Empresas nos Estados Unidos e na China, por exemplo, já avançaram bastante no universo de I.A.

Você sabe a verdadeira influência dessa tecnologia e quais as vantagens que ela pode proporcionar ao seu negócio? Neste artigo, você confere um conteúdo especial sobre o assunto para ajudá-lo a definir se esse investimento vale a pena. Continue a leitura e saiba mais!
 

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma ciência da computação responsável por desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes de simular o raciocínio humano. Em outras palavras, o objetivo dessas criações é fazer com que computadores "pensem" como os humanos, adquirindo a capacidade de realizar análises e executar processos.

O grande feito desse projeto é criar sistemas que consigam aprender e se autodesenvolver por meio de novas deduções e junções de informações variadas e fragmentadas — de maneira similar ao nosso sistema neurológico.
 

Quais os impactos da Inteligência Artificial nas empresas?

O impacto da utilização dessa tecnologia nas empresas se dá por meio de melhorias diretas em algumas áreas. Abaixo, listamos alguns exemplos da influência desses sistemas.
 

Detecção de intrusões

Apesar de abranger uma boa política de segurança — com aplicações de firewall, antivírus, bloqueio de portas etc — os sistemas de Inteligência Artificial para detecção de intrusão podem ser essenciais no auxílio a proteção de dados da empresa. Essa tecnologia é baseada em assinaturas capazes de identificar um ataque, mesmo depois do invasor ter passado pelas barreiras de segurança programadas, tornando possível uma ação de resposta e protegendo as informações presentes nos servidores.
 

Automação

A tendência é que cada vez mais empresas invistam em tecnologias de automação por meio de Inteligência Artificial, principalmente em áreas operacionais, permitindo a alguns setores utilizarem o material humano para trabalhos mais criativos, gerando mais diferenciais para as organizações.

Apesar de acarretar na extinção de alguns cargos, essa solução pode otimizar algumas funções cotidianas nos setores de TI, como: helpdesk, administração de sistemas, suporte de aplicações e até mesmo na gestão de projetos.
 

Marketing e Atendimento

O Marketing é um dos setores que também pode se beneficiar muito com o sistema de I.A. Com ela, torna-se possível um processamento maior de dados provenientes de interações de compras, permitindo um mapeamento mais preciso das tendências e comportamento dos clientes e antecipação das demandas.

Junto a isso, pode-se também conseguir uma otimização no setor de atendimento, fazendo uso dessas informações coletadas para criar abordagens mais específicas e estratégias mais eficientes.
 

Setor financeiro

Devido a grande capacidade de análise e processamento de um volume considerável de dados, a I.A tem grande importância nos processos de concessão de crédito e seguros, por exemplo. A automatização dessas atividades fornece orientações e uma gama maior de sugestões para os gestores embasarem suas escolhas, o que permite um aperfeiçoamento de todo o processo decisório referente aos recursos econômicos da empresa.
 

Redirecionamento da mão de obra 

Outro setor que sofre grandes impactos com o uso da Inteligência Artificial é o de Recursos Humanos. Com a implementação dessas tecnologias, é permitido um redirecionamento da mão de obra humana para atividades de maior valor agregado — automatizando os trabalhos repetitivos e de menor raciocínio. Esse sistema também auxilia na liberação de tempo para os colaboradores no gerenciamento de processos de ambientação de recém-contratados.

As possibilidades são tantas que até o surgimento de um Gerente de I.A não está descartado, onde o contratado poderá atuar no aperfeiçoamento e administração das implantações dessas tecnologias dentro das empresas.

Como você pôde ver, os impactos da Inteligência Artificial nas empresas pode revolucionar o mundo dos negócios, pois atuará diretamente na resolução de falhas bem definidas e de âmbito restrito. Se utilizados em conjunto com os seres humanos, vão solucionar, de maneira muito mais eficiente, desafios complexos que exigem grande capacidade de inovação e adaptação.

Aproveite para saber também sobre os benefícios do autoatendimento nas organizações!


31 de Dezembro de 2018

Outras notícias

O que é UC? Conheça 5 razões para adotar a comunicação unificada

Você ainda não sabe o que é UC? A comunicação unificada é uma forma de aprimorar processos e alavancar a comunicação no negócio, para garantir que a empresa se adapte à nova realidade dos consumidores: a constante busca por qualidade, agilidade e personalização.

Saiba mais

Integração de sistemas: como funciona o Superlógica e Movidesk?

Quando uma empresa alcança o crescimento, é preciso que a infraestrutura de TI acompanhe esse desenvolvimento e proporcione novas soluções para tornar os seus processos mais eficazes. Caso contrário, corre-se o risco de aumentar a complexidade das tarefas, comprometer a eficiência dos fluxos de trabalho e prejudicar o desempenho do negócio.

Saiba mais

Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

A comunicação interna nas empresas é algo que jamais deve sair de pauta nas organizações. Por meio das práticas comunicacionais, é possível deixar os funcionários sempre muito bem informados sobre o que se passa na empresa.

Saiba mais

Treinamento de atendimento ao cliente: por que você deve investir?

Atender bem às pessoas que entram em contato com a sua empresa é essencial para que sejam realizadas uma quantidade maior de vendas e também para que o seu estabelecimento não tenha a reputação manchada.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok