Excelência no atendimento: melhores dicas e estratégias

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Com um mercado altamente competitivo, é importante encontrar formas e estratégias de entregar um atendimento excelente aos consumidores.

Diversas pesquisas apontam que a maior parte dos consumidores aceita gastar mais dinheiro com um produto ou serviço entregue com melhor atendimento. Além disso, estudos indicam que um atendimento de qualidade é também um importante elemento para fidelização.

Para poder crescer no atual mercado, mostra-se essencial ter uma boa base de atendimento ao cliente.

Por conta disso, juntamos nesse texto alguns apontamentos sobre a excelência no atendimento: melhores dicas e estratégias para melhor atender os seus clientes!

1 – Atendimento humanizado

A humanização do atendimento é uma estratégia interessante para sinalizar aos seus clientes que eles são valorizados pelo seu negócio.

O atendimento humanizado é aquele onde a comunicação com o cliente acontece através de um real representante da empresa, isto é, uma pessoa de verdade, e não um robô, por exemplo.

A comunicação com o cliente dentro dessa estratégia deve buscar a clareza e a empatia com as dúvidas e problemas da pessoa sendo atendida. Essa comunicação tem como objetivo conectar-se com o cliente, para que ele possa se sentir mais confortável para expressar o que tem a dizer.

2 – Transparência

O atendimento excelente é aquele que comunica de forma eficiente ao consumidor as informações necessárias. Esse processo envolve, necessariamente, transparência por parte do fornecedor.

Ser transparente com o consumidor é deixar claro em todas as comunicações o que pode ser efetivamente realizado no sentido de solucionar a questão trazida, bem como em relação às informações reais acerca do seu produto ou serviço.

Quaisquer excessos na informação comunicada podem criar expectativas irreais no consumidor, as quais, não sendo atendidas, atraem reações negativas.

A transparência no atendimento é uma característica de excelência e mostra ao consumidor que sua empresa o respeita como cliente.

3 – Disponibilidade

Ninguém gosta de um atendimento que não sinaliza a disponibilidade da empresa em relação ao cliente. De fato, estar disponível para o consumidor é algo importante para ter um atendimento de excelência.

A empresa demonstra ao cliente sua disponibilidade de várias formas. Por exemplo, através de uma presença nas redes sociais, abrindo canais digitais de comunicação com o cliente. Além disso, um atendimento rápido com pouco tempo de espera também revela preocupação com o atendimento.

4 – Encontre e imponha limites

Ao contrário do que se ouve frequentemente, o cliente nem sempre tem razão. Muitas vezes, o consumidor irá fazer pedidos excessivos, que ultrapassam a realidade e capacidade do atendimento.

Nesse momento, a dica da transparência é importante: comunique ao cliente de forma clara as limitações do atendimento. Isto é, deixe bem claro o que não pode ser feito, impondo os limites a qualquer solicitação exagerada.

Não se trata de ser grosso ou rude com o cliente, mas sim de respeitá-lo ao ponto de ser sincero com o que é de fato o atendimento.

5 – Tecnologia

A tecnologia é aliada da sua empresa na construção de uma estratégia de atendimento. Ela pode ser utilizada para encontrar caminhos entre os clientes e a sua empresa, facilitando a operacionalização da disponibilidade virtual.

Além disso, soluções como chatbots são uma boa forma de não deixar o seu cliente esperando, caso a equipe não possa atendê-lo na hora exata da comunicação.

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