Pabx Inteligente na Nuvem
Pabx Virtual - Pabx na Nuvem - IP Force - PIN - Pabx Inteligente

Gestão de equipe: aprenda a otimizar as vendas do call center!

Você sabia que adotando técnicas da gestão de equipe fica mais fácil de otimizar o atendimento e as vendas de um call center? Isso mesmo! É possível fazer com que o volume de produtos vendidos via telefone tenham um salto significativo, apenas investindo em ações para os funcionários da organização.

Gestão de equipe: aprenda a otimizar as vendas do call center!

Você sabia que adotando técnicas da gestão de equipe fica mais fácil de otimizar o atendimento e as vendas de um call center? Isso mesmo! É possível fazer com que o volume de produtos vendidos via telefone tenham um salto significativo, apenas investindo em ações para os funcionários da organização.

Desenvolvemos este post, com objetivo de fazer com que você possa saber mais sobre o assunto e assim melhorar as vendas realizadas via call center na sua organização. Confira as informações nos tópicos a seguir!
 

O que é gestão de equipe e como ela pode ser aplicada em um call center?

A gestão de equipe nada mais é que um conjunto de técnicas e práticas adotas nas empresas para que os funcionários possam estar sempre motivados e dando o melhor de si em suas atividades. É possível fazer a gestão de equipe em empresas de todos os segmentos, porém, cada uma delas têm suas particularidades. É o caso dos call centers, que precisam de uma atenção especial dos gestores que realizam essa atividade.

Para que você compreenda sobre como a gestão de equipe pode ser aplicada em um call center, listamos uma série de passos. Veja!
 

Preparação da equipe por meio de treinamento

Uma das práticas da gestão de equipe é treinar os colaboradores, para que eles possam executar as suas atividades da melhor maneira possível. Dessa forma, deve-se promover cursos, palestras, workshops, entre outras modalidades de treinamento, para que possam ser repassados conceitos e ensinamentos.

A ideia é que nesse treinamento, os funcionários sejam orientados sobre como devem proceder nas vendas por telefone, as formas como abordar os clientes, qual o protocolo deve ser seguido no caso de queixas ou reclamações etc.
 

Emprego de novas tecnologias para otimizar o trabalho em equipe

O uso de novas tecnologias também é imprescindível quando se faz a gestão de equipes. Isso se justifica porque, cada vez mais, são desenvolvidos softwares, aplicativos e outros tipos de ferramentas que ajudam na realização desse tipo de trabalho.

O emprego de novas tecnologias otimiza o trabalho em equipe e faz com que atividades que antes eram desempenhadas por humanos, agora sejam desenvolvidas por sistemas de informática. Isso faz com que os colaboradores se tornem mais estratégicos e menos operacionais, o que é muito benéfico, pois estratégias de vendas podem ser desenvolvidas.
 

Realização de ações motivacionais

Para aplicar a gestão de equipes de forma efetiva em um call center, também devem ser promovidas ações motivacionais. Isso quer dizer que podem ser desenvolvidos projetos, para que os colaboradores se sintam incluídos nos processos produtivos e beneficiados por eles.

Estipular premiações, como bônus em dinheiro ou viagens, é uma boa alternativa para que os operadores de call center se sintam mais motivados para desenvolverem as suas atividades e, assim, conseguirem fechar mais vendas para o negócio.
 

Como a empresa de call center pode colocar a gestão de equipe em prática?

Agora, que você já sabe o que é uma gestão de equipe e como ela pode ser aplicada nas empresas de call center, deve estar se perguntando sobre como colocar isso em prática, não é mesmo? Temos algumas dicas que você pode seguir com a sua equipe. Acompanhe!
 

Elabore um sistema de metas reais

Para que as vendas sejam impulsionadas em seu call center, uma boa alternativa é estipular metas, para que sejam dadas premiações quando elas forem atingidas. Porém, é preciso ter cuidado ao desempenhar essa estratégia.

Isso porque as metas precisam ser reais, ou seja, possíveis de serem cumpridas, o que não significa que devem ser fáceis. No caso das metas serem muito altas, e impossíveis de serem atingidas, os colaboradores se sentirão enganados e a sua estratégia motivacional poderá ter, até mesmo, um efeito contrário.
 

Tenha uma cultura organizacional transparente

A cultura organizacional é um conjunto de valores em que a empresa acredita, no qual se incorporam a sua missão e a sua visão de negócio. É importante que essas informações sejam realmente colocadas em prática e não formem apenas frases bonitas em uma cartilha ou quadro emoldurado na entrada da organização.

Os valores da cultura organizacional precisam ser transparentes, para que todos saibam o que eles significam e possam desempenhá-los ao exercer as suas funções. Apenas dessa forma será possível praticar a gestão de equipe e ter bons resultados com essa atividade.
 

Dê feedbacks assertivos

Ser assertivo significa fazer uma asserção, ser afirmativo. Isso significa que é preciso ter firmeza nos feedbacks, repassando-os de forma clara para os colaboradores. Dessa forma, caso algum deles estiver desalinhado com a cultura organizacional ou necessite melhorar em algum aspecto, saberá de prontidão o que precisa ser feito e que tem um líder acompanhando a sua evolução.
 

Estimule a interação

Uma equipe de trabalho não é formada apenas por máquinas incomunicáveis, mas sim por seres humanos, que vivenciam diferentes experiências em seu dia a dia. É por isso que devem ser promovidos momentos de interação para a equipe. Assim, os colaboradores poderão trocar experiências, dicas e maneiras de melhor executar os seus trabalhos. Com esse tipo de postura, todos saem ganhando e o time terá mais produtividade na execução de suas tarefas.
 

Por que a gestão de equipe acaba com a ociosidade e eleva o volume de vendas?

Quem trabalha em um call center sabe que esse tipo de rotina não é nada fácil e que, muitas vezes, as pessoas se sentem inseguras em fazer negociações por telefone. Em meio a um cenário como esse, os operadores acabam se sentindo com medo ou vergonha de tentar vender mais e permanecem muito mais tempo ociosos.

Com a gestão de equipe, os funcionários aprenderão que devem trabalhar todos juntos em prol de um objetivo em comum. Além disso, se sentirão motivados a trabalharem de forma menos ociosa, elevando, assim, o número de vendas.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido interessante para você e que nossas dicas possam ser colocadas em prática, para que você faça uma excelente gestão de equipe e aumente suas vendas em seu call center.

 

04 de Mar de 2019
Compartilhar:

Outras notícias

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. Saiba mais.

Ok