Pesquisa de Satisfação em 4 etapas

Pesquisa de Satisfação em 4 etapas

Conhecer o comportamento ou pensamento dos consumidores é fundamental para todos os tipos de empresa. Afinal, a partir disso, a organização pode implementar melhorias em seus processos com o objetivo de aumentar a satisfação dos seus clientes.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com o objetivo de apresentar algumas dicas sobre como fazer uma pesquisa de satisfação com o seu cliente. Por isso, não deixe de conferir.
 

Defina qual o objetivo da pesquisa

Em primeiro lugar, busque definir qual é o objetivo da pesquisa de satisfação. Por exemplo, o objetivo é verificar a satisfação do cliente com relação ao atendimento da empresa ou a experiência do cliente com seus produtos ou serviços?

Sabendo disso, fica mais fácil, sem dúvida, elaborar e realizar uma pesquisa de satisfação que possa atender perfeitamente seus objetivos. Inclusive, é com base nisso que a sua equipe poderá desenvolver perguntas claras, objetivas e condizentes com seus interesses.
 

Identifique o melhor momento para realizar a pesquisa

Outro ponto essencial para realizar a pesquisa de satisfação com seus clientes é saber o melhor momento para fazer isso. Normalmente, saber disso depende necessariamente do objetivo de sua pesquisa.

Se a sua pesquisa tem por objetivo avaliar a satisfação do cliente com relação ao atendimento de sua empresa por exemplo, neste caso é recomendado que a pesquisa seja feita após o atendimento. Por outro lado, se o objetivo é avaliar a experiência do cliente com o uso de um produto ou serviço, talvez o ideal seja a pesquisa dentro de um prazo maior, como 20 ou 30 dias após a compra da solução pelo cliente.
 

Estabeleça a linguagem e o meio de abordagem

É fundamental conhecer bem o cliente, isso ajuda a estabelecer a melhor abordagem e meio para realizar a pesquisa de satisfação.

Saber como abordar o cliente é essencial para que ele se sinta à vontade e conectado aos seus interesses. Um exemplo é adotar uma linguagem mais amigável na pesquisa, caso sua empresa tenha uma aproximação melhor com o cliente.

Busque também o melhor meio para realizar a pesquisa de satisfação do cliente. Atualmente, existem diversos meios para que realize isso, como e-mail, telefone, redes sociais etc. É importante selecionar um meio em que seu cliente se sinta à vontade para responder às suas perguntas.
 

Defina qual será a amostra da população para sua pesquisa de satisfação

Por fim, como última dica, defina qual será a amostra da população que fará parte de sua pesquisa. Geralmente, a amostra é de 10% do número total dos seus clientes.

Nesse contexto, o limite é realizar a pesquisa com no mínimo 10% do número total dos seus clientes, para que assim os resultados reflitam realmente o comportamento dos seus consumidores.

Em síntese, para fazer uma boa pesquisa de satisfação com os seus clientes, é importante seguir alguns passos, a exemplo dos que destacamos neste conteúdo.

Você sabia que pode usar a telefonia IP para realizar sua pesquisa de satisfação com os clientes de sua empresa? Acesse nosso site e conheça melhor nossa solução.

15 de Dezembro de 2021

Outras notícias

Televendas: 4 dicas para sua equipe vender mais na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados pelos empresários. Afinal, trata-se de uma ótima oportunidade para quem deseja aumentar suas vendas e, consequentemente, o faturamento.

Saiba mais

Central de Atendimento: conheça os KPIs que você precisa analisar

Os KPIs (Key Performance Indicator), também conhecidos como indicadores-chave de performance, se apresentam hoje como uma solução fundamental para o adequado funcionamento de uma central de atendimento. São estratégias que podem ajudar o gestor a adotar melhorias nas operações do call center e assim fazer com que ele aumente sua eficiência e produtividade.

Saiba mais

Telemarketing: 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos

Conquistar clientes é uma das maiores dores de uma empresa, no entanto, não é tão danoso quanto perdê-lo. Lembre-se que quando um cliente vai embora, leva com ele várias oportunidades de negócios, como o seu círculo de contatos que, certamente, não terá a sua marca como uma recomendação.

Saiba mais

Provedores de internet - Como garantir o sucesso no atendimento ao cliente

Sabemos que, na maioria das vezes, as pessoas que entram em contato com o serviço de internet estão realizando algum tipo de reclamação, seja sobre a velocidade do serviço oferecido ou até mesmo por conta de uma paralisação completa dos serviços.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok