Pabx Inteligente na Nuvem
Pabx Virtual - Pabx na Nuvem - IP Force - PIN - Pabx Inteligente

Quais os indicadores de desempenho ideais para call center?

Manter um canal de atendimento eficiente junto ao cliente é tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços prestados por uma empresa. Não tem nada mais irritante do que passar longos e preciosos minutos preso a um call center e no fim das contas, ainda não ter o problema resolvido. Por isso é imprescindível mensurar a qualidade da central de atendimento por meio de indicadores de desempenho ou em inglês, KPIs (Key Performance Indicator).

Quais os indicadores de desempenho ideais para call center?

Manter um canal de atendimento eficiente junto ao cliente é tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços prestados por uma empresa. Não tem nada mais irritante do que passar longos e preciosos minutos preso a um call center. Por isso é imprescindível mensurar a qualidade da central de atendimento por meio de indicadores de desempenho ou em inglês, KPIs (Key Performance Indicator).

Para ajudá-lo a entender melhor sobre essas métricas, destacamos cinco indicadores que não podem faltar na hora de avaliar o call center, independentemente do ramo e do tamanho do empreendimento.
 

Tempo Médio de Espera – TME

Para medir o TME, basta levantar o tempo total que os clientes aguardam na fila por atendimento e dividir pelo número de chamadas. Obviamente, quanto menor o tempo de espera, mais eficaz o serviço.
 

Tempo Médio de Atendimento – TMA

Não basta não esperar muito tempo para ser atendido, o cliente também precisa de agilidade durante o atendimento. É justamente isso que o TMA vai avaliar. Além da rapidez, a taxa de resolutividade dos problemas dos consumidores também é levada em consideração. O que, claro, vai variar de acordo com o segmento da empresa e a complexidade da demanda. Com essa ferramenta, além de analisar a central de atendimento como um todo, é possível classificar o desempenho dos agentes individualmente.
 

Best Time to Call – BTC

É tênue o limite entre oferecer um produto e serviço que pode ser interessante para o cliente e incomodar quem está do outro lado da linha com chamadas inconvenientes e fora de hora. Dessa forma, conhecer o Best Time to Call ou em português, o melhor horário para ligar é uma forma de não desgastar o bom relacionamento, além de aumentar o índice de efetividade da ligação. Para calcular esse indicador é preciso contabilizar o número de chamadas atendidas em determinados períodos, com base no total de ligações.
 

Taxa de conversão

É essa métrica que vai aferir a produtividade do call center. Veja esse exemplo! É melhor atender 50 ligações e resolver 42 problemas, do que receber 100 chamadas e satisfazer 40 clientes. A taxa de conversão, no primeiro caso, é de 84%. No segundo, 40%, ou seja, esse indicador relaciona a quantidade de vendas concretizadas, demandas acolhidas e problemas solucionados com o número de ligações atendidas e realizadas. Como o TMA, é uma ferramenta eficaz na avaliação individual dos profissionais.
 

Taxa de abandono

Importantíssimo analisar a taxa de abandono de ligações pelo cliente, muitas vezes antes mesmo de ser atendido. Geralmente esse indicador está relacionado com o TME. A regra é simples e vale para qualquer negócio. Quanto menos clientes desistirem das ligações, o que significa uma menor taxa de abandono, melhor a avaliação da central de atendimento.
 

Essas são só algumas das métricas que podem ser usadas para avaliar e gerir o call center de uma empresa. O que acha de conhecer melhor nossos serviços? Preencha o formulário de contato que entraremos em contato!

23 de Ago de 2019
Compartilhar:

Outras notícias

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. Saiba mais.

Ok