0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Quais os indicadores de desempenho ideais para call center?

Quais os indicadores de desempenho ideais para call center?

Manter um canal de atendimento eficiente junto ao cliente é tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços prestados por uma empresa. Não tem nada mais irritante do que passar longos e preciosos minutos preso a um call center. Por isso é imprescindível mensurar a qualidade da central de atendimento por meio de indicadores de desempenho ou em inglês, KPIs (Key Performance Indicator).

Para ajudá-lo a entender melhor sobre essas métricas, destacamos cinco indicadores que não podem faltar na hora de avaliar o call center, independentemente do ramo e do tamanho do empreendimento.
 

Tempo Médio de Espera – TME

Para medir o TME, basta levantar o tempo total que os clientes aguardam na fila por atendimento e dividir pelo número de chamadas. Obviamente, quanto menor o tempo de espera, mais eficaz o serviço.
 

Tempo Médio de Atendimento – TMA

Não basta não esperar muito tempo para ser atendido, o cliente também precisa de agilidade durante o atendimento. É justamente isso que o TMA vai avaliar. Além da rapidez, a taxa de resolutividade dos problemas dos consumidores também é levada em consideração. O que, claro, vai variar de acordo com o segmento da empresa e a complexidade da demanda. Com essa ferramenta, além de analisar a central de atendimento como um todo, é possível classificar o desempenho dos agentes individualmente.
 

Best Time to Call – BTC

É tênue o limite entre oferecer um produto e serviço que pode ser interessante para o cliente e incomodar quem está do outro lado da linha com chamadas inconvenientes e fora de hora. Dessa forma, conhecer o Best Time to Call ou em português, o melhor horário para ligar é uma forma de não desgastar o bom relacionamento, além de aumentar o índice de efetividade da ligação. Para calcular esse indicador é preciso contabilizar o número de chamadas atendidas em determinados períodos, com base no total de ligações.
 

Taxa de conversão

É essa métrica que vai aferir a produtividade do call center. Veja esse exemplo! É melhor atender 50 ligações e resolver 42 problemas, do que receber 100 chamadas e satisfazer 40 clientes. A taxa de conversão, no primeiro caso, é de 84%. No segundo, 40%, ou seja, esse indicador relaciona a quantidade de vendas concretizadas, demandas acolhidas e problemas solucionados com o número de ligações atendidas e realizadas. Como o TMA, é uma ferramenta eficaz na avaliação individual dos profissionais.
 

Taxa de abandono

Importantíssimo analisar a taxa de abandono de ligações pelo cliente, muitas vezes antes mesmo de ser atendido. Geralmente esse indicador está relacionado com o TME. A regra é simples e vale para qualquer negócio. Quanto menos clientes desistirem das ligações, o que significa uma menor taxa de abandono, melhor a avaliação da central de atendimento.
 

Essas são só algumas das métricas que podem ser usadas para avaliar e gerir o call center de uma empresa. O que acha de conhecer melhor nossos serviços? Preencha o formulário de contato que entraremos em contato!

23 de Agosto de 2019

Outras notícias

4 vantagens de ter um número 0800 na sua empresa

Se você acha que só grandes corporações têm números 0800, está muito enganado! Atualmente, qualquer empresa pode ter seu próprio número 0800, independente de porte ou número de funcionários.

Saiba mais

Como facilitar a vida da sua equipe com PABX

Até hoje a comunicação empresarial depende da telefonia. Possuir linhas telefônicas significa ter um canal rápido e direto para falar com clientes, parceiros e outros setores do negócio. Em empresas pequenas contratar um ou outro número telefônico isolado pode ser o bastante, mas conforme os negócios crescem o PABX é a melhor solução para facilitar o trabalho.

Saiba mais

Como realizar o monitoramento de chamadas na sua empresa

O monitoramento de chamadas é uma maneira eficaz de acompanhar os atendimentos telefônicos da sua empresa com o objetivo de melhorar e otimizar todo o processo. Por meio dele você poderá analisar de perto as equipes de atendimento, marketing e vendas, além de aprimorar procedimentos, localizar falhas e potencializar acertos.

Saiba mais

Dicas para otimizar o controle das filas de atendimento no call center

Filas são um incômodo para empresas e para clientes. Presenciais, online ou no telefone, quando o cliente pega uma fila, ele não gosta. Empresas que possuem call center e querem otimizar duas filas devem investir em ferramentas para otimizar o controle das filas de atendimento.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok