0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Quais são as funções do Pabx?

Quais são as funções do Pabx?

O Private Automatic Branch Exchance, na tradução livre “Troca Automática de Ramais Privados” e mais conhecido como PABX, é um dispositivo de telecomunicação que tem a função de distribuir linhas telefônicas para diversos ramais em estabelecimentos comerciais ou residências.

Por meio do aparelho utilizado nesse sistema é possível distribuir linhas de telefone com a utilização de ramais e tornar a comunicação muito mais dinâmica e econômica.

 

Como funciona o PABX

O PABX, que nada mais é do que um centralizador de linhas e ramais, é muito utilizado principalmente em empresas que realizam comunicação, tanto interna quanto externa e possuem vários ramais.

Por meio desse sistema é possível realizar ligações simultaneamente de qualquer um dos ramais e de forma gratuita para os ramais internos do estabelecimento.

Ainda que seja um aparelho utilizado predominantemente dentro de empresas, o PABX também pode ser utilizado em residências. Uma vez que permite uma comunicação interna, ele é muito útil em condomínios residenciais.


 

Tipos de PABX utilizados atualmente

Nos dias de hoje, encontramos três tipos de PABX com características e funcionalidades diferentes, além de sua instalação e manutenção que também são distintas. São eles o analógico, o digital, e o virtual.

PABX analógico: possui circuitos e componentes e pode receber linhas convencionais da parte das operadoras de telefonia fixa. Por possuir um sistema básico, não permite recursos muito avançados para o funcionamento dos ramais e do mesmo modo, sua instalação também é bastante simples.

PABX digital: conta com recursos mais avançados que o analógico e permite melhor qualidade das ligações, eliminando ruídos e aumentando o volume de voz.

PABX virtual: modelo mais moderno de PABX disponibilizado atualmente, possibilita a utilização de ramais virtuais, através de qualquer dispositivo conectado à internet. Uma das suas grandes vantagens é que ele não precisa de fios na instalação, o que facilita muito sua manutenção.

 

Vantagens do PABX

O PABX é um sistema capaz de facilitar a comunicação de uma empresa de uma forma muito impactante.

O equipamento dispensa a aquisição de várias linhas telefônicas, bastando uma linha central, o que possibilita economia de tempo e ganho de produtividade.

Além disso, o sistema ajuda a reduzir os custos com telecomunicações, porque conta com a facilidade de poder realizar ligações internas de forma gratuita.

Como você viu, o PABX é um sistema simples e muito funcional. Ele torna muito mais ágil e eficiente a comunicação de uma empresa, além de ajudar a reduzir custos com as telecomunicações. No entanto, ainda que existam vários tipos de PABX, o virtual é o que oferece mais recursos e possibilidades, já que funciona por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Se você se interessou por esse excelente recurso de comunicação, conheça nossos serviços e preencha nosso formulário para falar conosco e esclarecer todas as suas dúvidas.

09 de Março de 2021

Outras notícias

Afinal, vale a pena investir no PABX em nuvem?

Para empresas que precisam otimizar processos (seja de comunicação interna ou atendimento ao cliente, por exemplo), o PABX em nuvem se apresenta como uma das soluções mais modernas atualmente.

Saiba mais

Quais os problemas da empresa que não mantém uma gestão de telefonia?

A gestão de telefonia é de fundamental importância para a empresa que deseja não apenas reduzir custos, mas também ter total controle sobre seus gastos relacionados à telefonia.

Saiba mais

3 vantagens de investir na Telefonia IP para sua empresa

Hoje, uma das soluções mais procuradas por empresas de todos os portes é a telefonia IP. O investimento nessa tecnologia pode trazer benefícios de curto e longo prazo, reduzindo gradativamente os custos operacionais.

Saiba mais

A importância de gravar a chamada com seus clientes

Quem trabalha com vendas sabe que ter qualidade nas chamadas com os clientes é fundamental, tanto na qualidade da ligação em si, como nas estratégias utilizadas para convencer os clientes nas ligações. Diante disso, gravar a sua chamada é fundamental. Neste texto, nós vamos explicar porquê. Acompanhe conosco até o fim!

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok