0800-878-7896   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Quais são as funções do Pabx?

Quais são as funções do Pabx?

O Private Automatic Branch Exchance, na tradução livre “Troca Automática de Ramais Privados” e mais conhecido como PABX, é um dispositivo de telecomunicação que tem a função de distribuir linhas telefônicas para diversos ramais em estabelecimentos comerciais ou residências.

Por meio do aparelho utilizado nesse sistema é possível distribuir linhas de telefone com a utilização de ramais e tornar a comunicação muito mais dinâmica e econômica.

 

Como funciona o PABX

O PABX, que nada mais é do que um centralizador de linhas e ramais, é muito utilizado principalmente em empresas que realizam comunicação, tanto interna quanto externa e possuem vários ramais.

Por meio desse sistema é possível realizar ligações simultaneamente de qualquer um dos ramais e de forma gratuita para os ramais internos do estabelecimento.

Ainda que seja um aparelho utilizado predominantemente dentro de empresas, o PABX também pode ser utilizado em residências. Uma vez que permite uma comunicação interna, ele é muito útil em condomínios residenciais.


 

Tipos de PABX utilizados atualmente

Nos dias de hoje, encontramos três tipos de PABX com características e funcionalidades diferentes, além de sua instalação e manutenção que também são distintas. São eles o analógico, o digital, e o virtual.

PABX analógico: possui circuitos e componentes e pode receber linhas convencionais da parte das operadoras de telefonia fixa. Por possuir um sistema básico, não permite recursos muito avançados para o funcionamento dos ramais e do mesmo modo, sua instalação também é bastante simples.

PABX digital: conta com recursos mais avançados que o analógico e permite melhor qualidade das ligações, eliminando ruídos e aumentando o volume de voz.

PABX virtual: modelo mais moderno de PABX disponibilizado atualmente, possibilita a utilização de ramais virtuais, através de qualquer dispositivo conectado à internet. Uma das suas grandes vantagens é que ele não precisa de fios na instalação, o que facilita muito sua manutenção.

 

Vantagens do PABX

O PABX é um sistema capaz de facilitar a comunicação de uma empresa de uma forma muito impactante.

O equipamento dispensa a aquisição de várias linhas telefônicas, bastando uma linha central, o que possibilita economia de tempo e ganho de produtividade.

Além disso, o sistema ajuda a reduzir os custos com telecomunicações, porque conta com a facilidade de poder realizar ligações internas de forma gratuita.

Como você viu, o PABX é um sistema simples e muito funcional. Ele torna muito mais ágil e eficiente a comunicação de uma empresa, além de ajudar a reduzir custos com as telecomunicações. No entanto, ainda que existam vários tipos de PABX, o virtual é o que oferece mais recursos e possibilidades, já que funciona por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Se você se interessou por esse excelente recurso de comunicação, conheça nossos serviços e preencha nosso formulário para falar conosco e esclarecer todas as suas dúvidas.

09 de Março de 2021

Outras notícias

5 motivos para contratar um Pabx Virtual

A tecnologia mais popular na telefonia brasileira é a do PABX analógico, que é composta por componentes e circuitos, recebendo diversas linhas por meio das operadoras telefônicas. Porém, sua maneira de funcionar é limitada, principalmente se comparada com a virtual.

Saiba mais

7 dicas para atender bem o cliente por telefone

A maior parte das demandas recebidas pelas empresas é feita por telefone. Isso quer dizer que possuir um bom atendimento telefônico merece um destaque especial no planejamento da empresa, pois isso pode garantir uma vantagem estratégica perante a concorrência.

Saiba mais

Pequeno negócio: vale a pena contratar o serviço de Pabx?

O PABX virtual concede a empresa que contratou inúmeros benefícios na comunicação eficaz e tecnológica. O PABX convencional dificilmente ainda é utilizado, pois, está entrando em defasagem comparado ao virtual.

Saiba mais

Tudo que você ainda não sabe sobre o URA

Independentemente do segmento de mercado, o atendimento é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes da atuação interna da empresa.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok