Qual a importância da integração de sistema em sua empresa? Entenda!

Qual a importância da integração de sistema em sua empresa? Entenda!

A ampliação dos recursos e ferramentas inovadoras, impulsionada pelo avanço da tecnologia, tem possibilitado melhorias consideráveis no ambiente organizacional, caracterizadas, principalmente, pela integração de sistema.

Essa prática consiste em unificar as informações de processos numa única plataforma, que comunica a todos os interessados os dados estratégicos de cada ação organizacional, com o objetivo de proporcionar melhorias consideráveis, impulsionadas pela eficiência e agilidade.

Entre todas as vantagens que podemos observar com a integração de sistema, as mais importantes abrangem a qualidade da informação compartilhada, que permite eliminar erros de lançamentos e falhas na comunicação; a agilidade na tomada de decisão, com base nos dados disponibilizados em tempo real; e maiores acessibilidade e mobilidade para os usuários.

Quer conhecer outras vantagens da medida e aproveitar suas funcionalidades para melhorar seus processos organizacionais? Continue a leitura deste post!
 

Fim das falhas de comunicação

O processo de comunicação está condicionado às informações disponibilizadas no ambiente organizacional. Com um sistema integrado, o fluxo de dados é privilegiado, pois se torna constante e preciso. Esse padrão melhorado evita as falhas de comunicação e ainda favorece um desempenho participativo de todos os agentes, o que, por sua vez, aumenta a produtividade e a satisfação dos usuários.

Dessa forma, nenhum dado é perdido, esquecido ou negligenciado em qualquer etapa dos processos, garantindo que todos os envolvidos estejam conscientes sobre o seu papel e as funções em conformidade com o que foi estabelecido pela empresa.
 

Aumento da produtividade

Com a maior agilidade dos processos organizacionais e a qualidade dos dados disponibilizados em tempo real, o desempenho operacional e gerencial também é otimizado. Assim, é viável acompanhar mais de perto o aumento da produtividade e avaliar possíveis falhas, retrabalhos e outros tipos de gargalos que poderiam comprometer a eficiência da empresa.

Além disso, como todas essas informações são documentadas de forma automatizada, é possível consultar resultados em períodos diferentes para comparar o desempenho das pessoas e ferramentas nos processos, avaliar quedas ou aumentos muito bruscos de faturamento e discernir sobre quais ações podem melhorar a eficiência e a produtividade do negócio.
 

Gestão inteligente

Gerenciar a produção de forma inteligente se relaciona à possibilidade de melhorar aspectos estratégicos a cada dia, por meio de um sistema integrado, que permita que as informações estejam disponíveis a quem compete sua visualização. Assim, um setor externo, mas que desempenha papel fundamental para o andamento do negócio também pode ser beneficiado, como a gestão contábil da empresa ou uma equipe de vendedores externa.

Além disso, a tomada de decisão é mais acertada, com base em dados atualizados de forma constante em tempo real e por meio de relatórios cuja informação se apresenta unificada e com a melhor forma de interpretação.
 

Redução dos custos de TI

redução de custos de TI é uma vantagem muito almejada por todos os gestores e, com um sistema integrado, é possível enxugar a infraestrutura necessária para evidenciar produtividade sem perder qualidade. Isso porque, por meio dos dados dos processos, é viável visualizar gargalos que podem ser reduzidos, etapas otimizáveis e custos excedentes que devem ser diminuídos.

Um exemplo dessa redução de custos está na facilidade de realizar a manutenção do sistema, já que todas as informações encontram-se numa única plataforma. Outra vantagem é a escalabilidade do software, que, quando unificado, pode acompanhar com mais eficácia o crescimento do negócio, sem que sejam perdidos dados com possíveis mudanças.
 

Maior segurança da informação

Um sistema integrado possibilita a adoção de uma estratégia única de controle de acessos. Isso aumenta a confidencialidade dos dados e garante a integridade da informação, pois é possível controlar quem está apto a visualizá-la e acompanhar o momento em que isso acontece.

Um sistema integrado favorece o desempenho de toda a organização, tanto no âmbito produtivo quanto no estratégico. Por isso, é de suma importância que a empresa esteja preparada para se adaptar a esse novo contexto de digitalização.

Agora que você sabe tudo sobre integração de sistema, que tal nos seguir no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Google+ e no Instagram?

29 de Outubro de 2018

Outras notícias

O que é UC? Conheça 5 razões para adotar a comunicação unificada

Você ainda não sabe o que é UC? A comunicação unificada é uma forma de aprimorar processos e alavancar a comunicação no negócio, para garantir que a empresa se adapte à nova realidade dos consumidores: a constante busca por qualidade, agilidade e personalização.

Saiba mais

Integração de sistemas: como funciona o Superlógica e Movidesk?

Quando uma empresa alcança o crescimento, é preciso que a infraestrutura de TI acompanhe esse desenvolvimento e proporcione novas soluções para tornar os seus processos mais eficazes. Caso contrário, corre-se o risco de aumentar a complexidade das tarefas, comprometer a eficiência dos fluxos de trabalho e prejudicar o desempenho do negócio.

Saiba mais

Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

A comunicação interna nas empresas é algo que jamais deve sair de pauta nas organizações. Por meio das práticas comunicacionais, é possível deixar os funcionários sempre muito bem informados sobre o que se passa na empresa.

Saiba mais

Entenda os impactos da Inteligência Artificial nas empresas

Os impactos da Inteligência Artificial nas empresas deixaram de ser algo utópico e se tornaram uma realidade cada vez mais presente. Empresas nos Estados Unidos e na China, por exemplo, já avançaram bastante no universo de I.A.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok