Ramais IP: entenda para que serve essa tecnologia

Ramais IP: entenda para que serve essa tecnologia

Para garantir a competitividade no cenário atual, no qual a tecnologia impulsiona processos, empresas de diversos segmentos e tamanhos precisam implementar uma infraestrutura de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), compatível com as suas necessidades e as de seus usuários.

Nesse contexto, diversas opções de interface de telefonia IP minimizam o efeito dessa estruturação no fluxo de caixa da empresa, pois apresentam funcionalidades flexíveis, que integram a comunicação, sem onerar os custos de implementação e manutenção dos recursos.

Além disso, os sistemas de ramais IP utilizam o protocolo de internet para transmitir a voz, aumentando, com isso, a qualidade do áudio e a produtividade no ambiente organizacional. Quer conhecer melhor essa tecnologia? Apresentaremos as principais informações sobre os ramais IP neste artigo. Acompanhe!
 

O que são ramais IP?

O PABX Virtual é uma solução de telefonia IP, ou seja, voz sobre protocolo IP (VoIP), baseada em um serviço que oferece diversas funcionalidades, viabilizadas pela abrangência da Internet e pelos equipamentos disponíveis (gateways e telefones IP) para a sua implementação.

Os ramais IP funcionam com essa tecnologia e oferecem diversos benefícios que objetivam a redução de custos, por meio de funcionalidades mais acessíveis que a telefonia tradicional, e a possibilidade de integração entre diferentes setores e unidades de negócio.
 

Quais são os benefícios dos ramais IP?

Economia

Por utilizar a Internet como meio de transmissão, é possível reduzir despesas com ligações para telefones fixos e móveis, inclusive entre ramais.
 

Produtividade

Todos os usuários do sistema são beneficiados pela mobilidade e o acesso irrestrito às funcionalidades do recurso, que possibilita a comunicação plena, inclusive em viagens de trabalho.
 

Flexibilidade

Os recursos são flexíveis, ou seja, adaptáveis às necessidades do negócio, que, por meio dos ramais IP, formam uma infraestrutura de trabalho mais robusta e funcional. Entre eles, podemos destacar:
 


Quais dispositivos são necessários para fazê-los funcionar?

A implementação da plataforma de telefonia IP abrange uma série de ferramentas, para integrar a estrutura de telefonia tradicional aos aparelhos e cabeamentos, oferecendo as mesmas funcionalidades em dispositivos desenvolvidos exclusivamente para essa finalidade.
 

ATA's

O ATA (Adaptador de Telefone Analógico) é um dispositivo associado ao telefone e PABX analógicos (tradicionais), que tem o objetivo de converter sinais analógicos em digitais. Assim, é possível transformar telefones comuns em ramais IP, ou seja, mantendo a estrutura existente. É uma solução funcional e de fácil implementação.
 

Softphone

Esse é o software que permite realizar e receber chamadas, por meio de  de smartphones ou computadores, conectados a outras ferramentas de áudio, como um headset. Também é de fácil implementação.
 

Telefones IP

São aparelhos desenvolvidos exclusivamente para as funcionalidades do PABX Virtual e conectados diretamente à rede de dados. É fácil de implementar, mas tem um custo de aquisição mais elevado. A maioria dos modelos conta com visor LCD, que possibilita a identificação de chamadas e viva voz, além de diversos outros recursos.
 

DECT

É um tipo de telefone IP sem fio, que combina a mobilidade desse tipo de aparelho com as funcionalidades da comunicação IP. A conexão com a rede de dados é feita por meio de uma base configurável e através do monofone é possível se deslocar, tendo assim mais mobilidade dentro da empresa.
 

Estrela

É um tipo de equipamento utilizado para realizar conferências via áudio, chamado assim porque o equipamento tem o formato de uma estrela.

Para adequar a estrutura de comunicação para a telefonia IP, é preciso considerar todas as opções disponíveis de ramais IP e avaliar as vantagens de cada solução, conforme a necessidade da empresa. A versatilidade dessa tecnologia possibilita inúmeras alternativas, adaptáveis a diversas situações.

A IP Force é uma empresa inovadora em PABX virtual e pode auxiliar nessa escolha. Entre em contato com nossa empresa para descobrir quais desses ramais IP são indicados para o seu negócio!

17 de Setembro de 2018

Outras notícias

Gêmeos digitais: como essa tendência ajuda na evolução das empresas de telefonia

Cada vez mais surgem novas tecnologias no mundo, e se você quer impulsionar o crescimento da sua empresa, precisa conhecer os gêmeos digitais — uma das 10 tendências tecnológicas para 2018, segundo a Gartner.

Saiba mais

Afinal, como funciona uma central telefônica?

A central telefônica foi criada a partir da necessidade de facilitar a comunicação entre usuários de uma mesma empresa. Muitos ainda acreditam que centrais telefônicas só recebem ligações, mas também é possível realizar chamadas — tanto internas quanto externas.

Saiba mais

Entenda como funciona o PABX agora mesmo

Para criar uma infraestrutura de TI eficiente, é preciso privilegiar a comunicação entre setores internos e fora do âmbito corporativo. Por meio de ramais, é possível viabilizar o fluxo de informação sem onerar os custos associados à telefonia.

Saiba mais

Entenda o que é help desk e como aplicá-lo

Por muito tempo o help desk foi visto como um diferencial. Nos dias de hoje, ele passou a ser obrigatório nas empresas que querem continuar em destaque no mercado.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok