Nenhuma empresa está completamente protegida de ocorrências que colocam em risco o sucesso de um trabalho e, com a dinâmica na área de call center, esse risco é maior ainda. Logo, saber como elaborar um plano de contingência é essencial para resolver esses obstáculos.
Nenhuma empresa está completamente protegida de ocorrências que colocam em risco o sucesso de um trabalho e, com a dinâmica na área de call center, esse risco é maior ainda. Logo, saber como elaborar um plano de contingência é essencial para resolver esses obstáculos.
Mas você sabe como realizar essa tarefa, de modo que se mantenha a eficiência e o andamento do negócio e evitando, consequentemente, uma grande perda de receita? No artigo a seguir, mostraremos o que é um plano de contingência e como desenvolver esse processo, garantindo mais segurança e tranquilidade à empresa.
Continue sua leitura e saiba mais sobre o assunto!
Um plano de contingência é o planejamento de medidas e de decisões que podem ser adotadas em situações de emergência, tornando possível a redução nos prejuízos e nas consequências negativas para a empresa. Ele consiste na criação de um documento que contém uma série de procedimentos e instruções necessárias para o retorno da normalidade dos processos afetados, seja de forma total ou parcial.
Também é conhecido como plano de recuperação e é uma ferramenta importante para minimizar os riscos de inoperância dos ativos principais de uma operação. Esse planejamento tem sido muito utilizado pelas empresas e a tendência é que se torne uma peça fundamental para momentos emergenciais.
Muitas ocorrências não podem ser evitadas, porém, com um plano de contingência bem elaborado, pode-se estar preparado para buscar uma solução rapidamente. Abaixo, separamos algumas dicas de como realizar esse processo. Vamos a elas!
Diante de uma avaria, o objetivo de toda equipe é resolvê-la o mais rápido possível. Mas, para isso, é necessário identificar qual é a ocorrência e isso pode ser feito com um acompanhamento detalhado e constante de todas as ações operacionais dos departamentos.
A partir disso, podem ser gerados indicadores de desempenho que apresentarão os pontos vulneráveis e que necessitam de melhorias. Após uma análise desses dados, fica mais fácil classificar os riscos para que a falha não aconteça novamente.
Depois de todas as informações coletadas, é possível criar um controle rotineiro — seja ele semanal, quinzenal ou mensal — dos processos de todos os setores. Com isso, as KPI's (Key Performance Indicator ou indicador-chave de desempenho, em Português) passarão a indicar onde as falhas estão ocorrendo.
Seja no setor de RH, com um processo errôneo de contratação de pessoas ou a falta de algum sistema inteligente de monitoramento que auxilie em determinado departamento, serão apresentadas as informações para facilitar a busca por uma solução.
Depois de identificado o tipo de ocorrência e o local, o plano de contingência começa a ganhar forma. O próximo passo é descobrir em qual período e com que frequência ela ocorre. Para isso, a melhor maneira é utilizar um método estatístico eficiente, que auxilie durante a tomada de decisão. Tendo essas informações, a facilidade para se pensar em uma solução é maior.
Depois de realizar todos esses estudos e obter as informações necessárias, é hora de solucionar as falhas. Para isso, é fundamental a criação de estratégias eficientes voltadas para a melhoria dos gargalos identificados pelos processos anteriores.
Esse é um dos passos mais importantes nesse processo. Para definir uma estratégia que funcione, é necessário que seja determinado quem ficará responsável pela criação do plano de contingência.
Os escolhidos deverão ter a capacidade de construir alternativas e definir as estratégias que serão fundamentais para solucionar as ocorrências. É interessante delegar um responsável por área de atuação que possua experiência e conhecimento suficiente para aplicar métodos e conceitos avançados que levem à resolução das ocorrências, por exemplo:
gerente ou coordenador para o setor de RH;
responsável para o setor jurídico;
analista da área de atendimento.
Como você pôde ver, é muito importante monitorar constantemente as ações para melhorar o processo de identificação de erros e saber como elaborar um plano de contingência é o melhor caminho para estar prevenido diante dessas situações.
18 de Jan de 2019
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