4003-5246   /   2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Saiba como lidar com objeções de clientes! 6 táticas infalíveis

Saiba como lidar com objeções de clientes! 6 táticas infalíveis

Lidar com objeções de clientes pode ser uma tarefa impossível para empresas despreparadas. O novo cliente, também chamado de consumidor 4.0., é mais exigente, busca por soluções e produtos mais flexíveis e customizados.

Sua presença online é mais forte, amparada pela digitalização de processos. Logo, quer ser atendido rapidamente assim que identifica suas demandas.

Apesar do grande volume de dados e de possibilitar o oferecimento de produtos e serviços cada vez mais personalizados, a maioria das empresas ainda não entende que a redução das objeções dos clientes está intimamente ligada ao atendimento exato de suas necessidades.

Neste post, apresentaremos algumas estratégias infalíveis para reduzir o volume de reclamações e aprender a lidar com objeções de clientes para aumentar os resultados do negócio. Confira!
 

Dicas sobre como lidar com objeções de clientes

1. Entenda o produto ou serviço

Assim como é preciso conhecer os anseios dos clientes, a empresa precisa disponibilizar aos vendedores e atendentes o conhecimento profundo dos produtos e serviços que oferece. Vale treinamento, experimentação e testes para que todos saibam lidar com objeções de clientes sem ter qualquer dúvida de que o que está sendo oferecido é o melhor para ele naquele momento.
 

2. Crie empatia

Ensine-os a se colocar no lugar do cliente para entender melhor os motivos de suas objeções. A conexão criada pela empatia torna a relação mais transparente e os envolvidos mais comprometidos com resultados positivos.
 

3. Aumente a percepção de valor dos clientes

As principais objeções dos clientes são bem conhecidas por grande parte dos profissionais do setor de atendimento e vendas. Quem nunca ouviu um: “já tenho o seu produto” ou “não preciso” e "me liga depois"? Isso é resultado da falta de reconhecimento de valor dos produtos e serviços por parte dos clientes.

O valor agregado pode ser conquistado, primeiramente, por estratégias de marketing que aumentam a visibilidade da marca e a percepção dos clientes de que tudo o que a empresa oferece no mercado é bom. Além disso, os atendentes precisam ser treinados para mostrar essa qualidade da empresa para os clientes, principalmente em caso de objeção.
 

4. Saiba argumentar

Ter bons argumentos é primordial para lidar com objeções de clientes. Nesse sentido, algumas dicas podem ser úteis na hora do atendimento:
 

  • nunca se esforce em vender um serviço ou produto que o cliente não demonstrou interesse;

  • ouça mais e fale menos. Pergunte seus desejos e deixe-os explicar suas demandas ou motivos que os levaram a comprar, ou não, o produto ou serviço;

  • seja sincero e mantenha um diálogo aberto;

  • evite perguntas que limitem respostas curtas (“sim” ou “não”);

  • nunca confronte o cliente, interrompa-o ou retruque;

  • tenha certeza de que você pode oferecer a solução apropriada para o caso.
     

5. Transforme a objeção em oportunidade

Objeções são sempre uma oportunidade de melhorar. Isso deve ser uma máxima amplamente divulgada entre os atendentes e vendedores no negócio. Aproveitar o contato para converter a experiência negativa em uma nova venda ou se aproximar de novos anseios do cliente é uma arte.

Por isso, o diálogo constante é sempre a chave do sucesso. O cliente precisa observar a preocupação da empresa em resolver a situação e o comprometimento de todos os envolvidos em fazê-lo se sentir especial. Mas, se as reclamações são as mesmas entre diversos clientes diferentes, talvez seja hora de reformular a imagem da marca, realizar uma pesquisa de mercado ou investir em um setor de pesquisa e desenvolvimento.
 

6. Mantenha um contato frequente

Muitos clientes são resistentes ao produto ou serviço porque não o conhecem a fundo. O contato constante, sem ser insistente ou inconveniente, é uma boa solução para fazê-lo lembrar de sua marca assim que precisar suprir alguma necessidade. Mas é preciso oferecer conteúdo rico, como dicas e informativos que despertem o interesse do cliente pelo conhecimento da marca, e não simplesmente ofertas e promoções.

Como podemos observar, para lidar com objeções de clientes é preciso entender a fundo suas necessidades, ter empatia quando algo der errado e apontar soluções adequadas e sinceras para estreitar a relação e aumentar a sua confiança na marca.

Agora que você sabe como lidar com objeções de clientes, que tal descobrir como um atendimento personalizado pode ajudar sua empresa a vender mais?


01 de Fevereiro de 2019

Outras notícias

4 principais KPI's de telefonia que sua empresa precisa conhecer

A internet tem ajudado muito o meio empresarial, revolucionando a forma como instituições interagem com o público. Em serviços de call center, por exemplo, ficou mais fácil compreender o nível de eficiência operacional por meio de recursos como os KPI's de telefonia.

Saiba mais

Aprenda a usar endomarketing em seu call center para gestão de pessoas

Se você trabalha com comunicação empresarial, é bem provável que já tenha ouvido falar em endomarketing ou marketing interno. Trata-se do processo de desenvolver ações que engajem os funcionários com os processos organizacionais.

Saiba mais

Pesquisa de satisfação: entenda sua importância e como fazê-la

A pesquisa de satisfação é um instrumento muito importante para as empresas e pode ser utilizado para nortear as estratégias. É por isso que saber como elaborar e mensurar os resultados de questionários é algo tão relevante.

Saiba mais

Como aplicar PNL em vendas no call center? Aprenda aqui!

A PNL em vendas — Programação Neurolinguística aplicada em estratégias de vendas — foi desenvolvida inicialmente por dois estudiosos da Universidade da Califórnia (UCSC).

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok