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Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

A comunicação interna nas empresas é algo que jamais deve sair de pauta nas organizações. Por meio das práticas comunicacionais, é possível deixar os funcionários sempre muito bem informados sobre o que se passa na empresa.

Além disso, quando alinhada com ações de endomarketing, a comunicação interna contribui para que os colaboradores se sintam mais motivados a executar as suas atividades.

Dentro desse contexto, as empresas devem buscar por meios para que aprendam definitivamente como melhorar a comunicação com o seu público interno. A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ser aplicadas. Veja!
 

Crie canais de comunicação adequados

Em seu livro “Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática”, a professora de relações públicas Cleuza Gimenes Cesca aborda sobre a importância dos diferentes canais de comunicação nos negócios.

Ela traz diversos exemplos de ferramentas, tradicionais e digitais, que podem ser utilizadas na comunicação interna. Entre os principais deles estão os memorandos, as circulares, os quadros de aviso, os jornais internos, a comunicação via telefonia interna, a newsletter e a intranet. Desse modo, é necessário que os estrategistas de comunicação façam um minucioso estudo do público interno para escolher a opção mais adequada em casa empresa.
 

Garanta acesso às informações

Independentemente dos canais escolhidos para a comunicação interna nas empresas, é preciso utilizá-los de modo que garantam o acesso às informações importantes aos colaboradores. É claro que nem tudo precisa estar disponível para todos e que há diferentes grupos de interesse dentro da empresa — e isso também pode ser trabalhado. Uma newsletter enviada para o setor de contabilidade pode não ser interessante para a área de marketing, por exemplo.
 

Estimule a interação por meio dos canais de comunicação interna nas empresas

Também deve ser estimulada a participação dos colaboradores por meios dos canais de comunicação da empresa. Antigamente, eram comuns as caixinhas de sugestões, em que os funcionários podiam deixar dicas de melhorias na empresa. Hoje, isso segue em alta, mas de forma eletrônica. Uma ideia interessante é o uso de redes sociais corporativas ou de formulários eletrônicos para essa prática.
 

Escute os colaboradores e dê feedbacks

A comunicação só se efetiva quando ocorre a interação entre emissor e receptor das mensagens. Por isso, além de proporcionar canais para que os colaboradores enviem mensagens, é preciso dar feedback a essas demandas. Mesmo que as respostas sejam negativas, elas necessitam ser explanadas para que os funcionários percebam que a empresa os valoriza.
 

Associe as informações a processos organizacionais

A comunicação é um processo cultural nas empresas e é por isso que as informações precisam ser associadas a processos organizacionais. Quando necessita falar com um colega de outro setor para fazer um trabalho, pode ser mais útil que se faça uma ligação para outro ramal do que ir até a sala vizinha e atrapalhar algo importante, por exemplo. Por isso, o estímulo à comunicação correta deve ser regra, para que, aos poucos, se incorpore aos hábitos da cultura organizacional.

Para garantir colaboradores alinhados com o discurso da organização, investir na comunicação interna nas empresas é algo que jamais pode ser deixado de lado. Por isso, coloque em prática todas as nossas dicas!


04 de Janeiro de 2019

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