Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

Saiba definitivamente como melhorar a comunicação interna nas empresas

A comunicação interna nas empresas é algo que jamais deve sair de pauta nas organizações. Por meio das práticas comunicacionais, é possível deixar os funcionários sempre muito bem informados sobre o que se passa na empresa.

Além disso, quando alinhada com ações de endomarketing, a comunicação interna contribui para que os colaboradores se sintam mais motivados a executar as suas atividades.

Dentro desse contexto, as empresas devem buscar por meios para que aprendam definitivamente como melhorar a comunicação com o seu público interno. A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ser aplicadas. Veja!
 

Crie canais de comunicação adequados

Em seu livro “Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática”, a professora de relações públicas Cleuza Gimenes Cesca aborda sobre a importância dos diferentes canais de comunicação nos negócios.

Ela traz diversos exemplos de ferramentas, tradicionais e digitais, que podem ser utilizadas na comunicação interna. Entre os principais deles estão os memorandos, as circulares, os quadros de aviso, os jornais internos, a comunicação via telefonia interna, a newsletter e a intranet. Desse modo, é necessário que os estrategistas de comunicação façam um minucioso estudo do público interno para escolher a opção mais adequada em casa empresa.
 

Garanta acesso às informações

Independentemente dos canais escolhidos para a comunicação interna nas empresas, é preciso utilizá-los de modo que garantam o acesso às informações importantes aos colaboradores. É claro que nem tudo precisa estar disponível para todos e que há diferentes grupos de interesse dentro da empresa — e isso também pode ser trabalhado. Uma newsletter enviada para o setor de contabilidade pode não ser interessante para a área de marketing, por exemplo.
 

Estimule a interação por meio dos canais de comunicação interna nas empresas

Também deve ser estimulada a participação dos colaboradores por meios dos canais de comunicação da empresa. Antigamente, eram comuns as caixinhas de sugestões, em que os funcionários podiam deixar dicas de melhorias na empresa. Hoje, isso segue em alta, mas de forma eletrônica. Uma ideia interessante é o uso de redes sociais corporativas ou de formulários eletrônicos para essa prática.
 

Escute os colaboradores e dê feedbacks

A comunicação só se efetiva quando ocorre a interação entre emissor e receptor das mensagens. Por isso, além de proporcionar canais para que os colaboradores enviem mensagens, é preciso dar feedback a essas demandas. Mesmo que as respostas sejam negativas, elas necessitam ser explanadas para que os funcionários percebam que a empresa os valoriza.
 

Associe as informações a processos organizacionais

A comunicação é um processo cultural nas empresas e é por isso que as informações precisam ser associadas a processos organizacionais. Quando necessita falar com um colega de outro setor para fazer um trabalho, pode ser mais útil que se faça uma ligação para outro ramal do que ir até a sala vizinha e atrapalhar algo importante, por exemplo. Por isso, o estímulo à comunicação correta deve ser regra, para que, aos poucos, se incorpore aos hábitos da cultura organizacional.

Para garantir colaboradores alinhados com o discurso da organização, investir na comunicação interna nas empresas é algo que jamais pode ser deixado de lado. Por isso, coloque em prática todas as nossas dicas!


04 de Janeiro de 2019

Outras notícias

O que é UC? Conheça 5 razões para adotar a comunicação unificada

Você ainda não sabe o que é UC? A comunicação unificada é uma forma de aprimorar processos e alavancar a comunicação no negócio, para garantir que a empresa se adapte à nova realidade dos consumidores: a constante busca por qualidade, agilidade e personalização.

Saiba mais

Integração de sistemas: como funciona o Superlógica e Movidesk?

Quando uma empresa alcança o crescimento, é preciso que a infraestrutura de TI acompanhe esse desenvolvimento e proporcione novas soluções para tornar os seus processos mais eficazes. Caso contrário, corre-se o risco de aumentar a complexidade das tarefas, comprometer a eficiência dos fluxos de trabalho e prejudicar o desempenho do negócio.

Saiba mais

Entenda os impactos da Inteligência Artificial nas empresas

Os impactos da Inteligência Artificial nas empresas deixaram de ser algo utópico e se tornaram uma realidade cada vez mais presente. Empresas nos Estados Unidos e na China, por exemplo, já avançaram bastante no universo de I.A.

Saiba mais

Treinamento de atendimento ao cliente: por que você deve investir?

Atender bem às pessoas que entram em contato com a sua empresa é essencial para que sejam realizadas uma quantidade maior de vendas e também para que o seu estabelecimento não tenha a reputação manchada.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok