Saiba o momento certo para um follow UP

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Você tem praticado o follow-up? Ou mesmo sabe o que é?

Follow-up significa acompanhamento. Essa é uma atividade que envolve conversar com clientes em potencial para aumentar as chances de conversões, aumentando assim as vendas do seu negócio.

Embora essa tática seja importante para impulsionar as vendas, muitos gerentes de vendas ainda a ignoram ou não sabem o momento certo de implementá-la.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar o momento certo de fazer o follow-up na sua empresa.

Acompanhe!

Como funciona o follow-up?

Entender como funciona o follow-up é o primeiro passo para sabermos o momento certo de implementá-lo.

Podemos explicar o follow-up com um exemplo prático. Imagine a seguinte situação:

Você deseja comprar um produto ou serviço e visita o site da Empresa X, ou pode contatá-la.

Assim, preenche o formulário de contato disponibilizado, pois as informações encontradas no site não são suficientes para sanar suas dúvidas.

Neste caso, sua decisão de preencher o formulário de contato autoriza a empresa a entrar em contato com você para fornecer mais informações (ação de follow-up). Assim, você passa de um simples visitante a um cliente em potencial, ou lead, na linguagem do marketing.

O caminho que você segue é chamado de funil de vendas ou jornada de compra do cliente e o follow-up ocorre conforme esse avanço ocorre.

Qual o tempo certo para fazer o follow-up?

Geralmente, para calcular o momento certo de fazer o follow-up, considere onde seu cliente potencial está no funil de vendas.

Por exemplo, se ele estiver no fundo do funil, adote uma abordagem mais comercial para garantir que ele veja seu produto ou serviço como a solução ideal para resolver a situação pela qual ele está passando.

No entanto, tenha em mente que pessoas diferentes precisam de acompanhamentos diferentes. Ou seja, planeje um follow-up para cada grupo de potenciais clientes com base em suas características.

O tempo entre um follow-up e outro deve ser suficiente para construir a confiança do cliente em potencial e fazê-lo seguir o caminho que sua equipe de marketing traçou até se tornar efetivamente um cliente.

Pontos a ser considerados para fazer um bom follow-up

Para desenvolver uma boa estratégia de follow-up, algumas coisas devem ser consideradas. Veja:

Abordagem

É preciso ter e/ou desenvolver uma abordagem baseada no perfil do cliente em potencial. Por exemplo, os jovens tendem a preferir uma linguagem mais criativa e alegre.

Solução

A abordagem deve vir com uma solução que aborde a dor e/ou o problema do cliente em potencial. Então, mostre que seu produto ou serviço resolve a situação que seu cliente está passando.

Suporte

Selecione um suporte para fazer a abordagem que seja compatível com o perfil do seu potencial cliente. Por exemplo, telefone, WhatsApp, e-mail, etc.

O follow-up é uma estratégia que, sem dúvida, pode melhorar o desempenho de vendas de uma empresa, bem como seu relacionamento com potenciais clientes. Assim, agora que você sabe o momento certo de implementá-lo, coloque-o em prática.

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