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Tecnologia da informação para telefonia: veja aqui as vantagens

Tecnologia da informação para telefonia: veja aqui as vantagens

A Tecnologia da Informação para telefonia tem revolucionado a forma como as empresas se relacionam com o setor de telecomunicações. Se antigamente este era completamente separado do setor de TI, atualmente a integração das duas áreas é imprescindível para o sucesso da estratégia da sua empresa.

Afinal, com os sistemas digitais de telefonia — PABX virtual — muitas novas ferramentas foram incorporadas ao atendimento telefônico e à comunicação interna, de modo que é impossível um setor trabalhar sem o outro. Quer entender mais sobre o assunto? Então, aproveite a leitura do nosso post!
 

O que é a Tecnologia da Informação?

Quando falamos do TI de uma empresa, estamos nos referindo ao conjunto de processos e pessoas responsáveis por manter uma estrutura digital capaz de entregar informações úteis para que as empresas elaborem suas estratégias, execute seus serviços com maestria e planejem a sua comunicação de forma mais eficaz.

Atualmente, portanto, os serviços internos de TI de uma empresa se enquadram em 5 grupos:
 

  • hardware: instalação e manutenção de servidores, computadores, redes de internet, ou seja, tudo o que tiver uma presença física;

  • software: criação e manipulação de softwares, aplicativos, sistemas operacionais etc;

  • banco de dados: estruturação de um sistema de armazenamento de informações que permita um acesso simples e rápido às informações salvas pela empresa;

  • redes de telecomunicações: instalação e manutenção de softwares e hardwares responsáveis pela comunicação interna e externa da empresa;

  • pessoas: operação dos sistemas informatizados.
     

Qual a importância da Tecnologia da Informação para telefonia das empresas?

Antigamente, as telecomunicações eram uma área da Engenharia Elétrica, pois o transporte das informações eram feitos diretamente por meio de fios de fibra óptica, sem nenhuma influência digital. Atualmente, porém, é uma tendência que todas as informações passem por sistemas digitais, pois eles são mais funcionais e eficientes.

Portanto, o setor de telecomunicações não é mais somente responsável pela comunicação interna ou pelo atendimento ao consumidor.  Ele também deverá gerir esses novos sistemas virtuais, em que as informações são trocadas pela Internet, o que une, no mesmo setor, ligações, comunicações por e-mail e canais de atendimento, gerenciamento de transações online etc.

Hoje em dia, há uma multiplicidade de canais de comunicação, o que chamamos de Era do Multichannel. Portanto, um setor de telecomunicações deve integrar as informações que chegam de canais tradicionais com aquelas que chegam via redes de computadores — como a Internet e a Intranet. 
 

Quais as vantagens dessa integração?

Automação

A automação é simplesmente o uso de softwares para delegar funções que, antes, necessitavam de uma pessoa para um computador. O setor de comunicações ganha muito com isso, pois algumas tarefas eram muito simples e usar um funcionário dedicado para elas acabava sendo muito caro. O PABX virtual resolve muitos desses desafios.

Por exemplo, antigamente, para gerar uma segunda via de um boleto, um cliente tinha de entrar em contato com um atendente, que manipulava o sistema de geração de boletos. Com a integração com o TI, a própria secretária eletrônica virtual acessa o sistema de boletos e envia automaticamente para o e-mail dos clientes. Isso gera uma economia de dinheiro e tempo também, pois o atendimento fica mais rápido.
 

Centralização

Antes do PABX virtual, a sua empresa não conseguiria atender múltiplos clientes com o mesmo número. Por isso, geralmente ela deveria fornecer vários números aos clientes ou contratar um número central que redirecionaria as mensagens por meio de um telefonista humano.

Com os sistemas virtuais, um mesmo número de telefone pode atender diversas chamadas sem a necessidade de redirecionamento. Além disso, há a vantagem de isso permitir que todas as ligações sejam salvas virtualmente e relatórios de atendimento sejam executados no mesmo sistema.

Com isso, é possível perceber que não há mais uma divisão estanque entre o setor de TI e de Telecomunicações. A Tecnologia da Informação para telefonia tem trazido novas ferramentas que precisam de comunicação entre os dois. Sua empresa ganha com isso, pois aumentam a eficiência e a versatilidade dos seus serviços internos e externos.

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24 de Setembro de 2018

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