Telefonia IP: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Telefonia IP: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A telefonia IP surgiu nos anos 90 com a explosão da internet, mas ganhou força após a implementação da banda larga no cotidiano das famílias e das empresas pelo país.

Naquela época a velocidade da internet discada era insuficiente para garantir a qualidade das ligações, mas foi em 2005 que muitas empresas com sede no exterior, a fim de reduzirem seus custos com telefonia, implantaram esse tipo de comunicação nas suas unidades. Posteriormente, com conexões mais velozes, a telefonia IP teve sua eficácia garantida e avançou para o nível de serviço evidenciado nos dias atuais.

Neste post vamos abordar os conceitos, as vantagens, as funcionalidades, os requisitos e outras características da telefonia IP. Confira!

 

O conceito de telefonia IP

A telefonia IP é um conceito mais amplo, caracterizado principalmente por uma estrutura de rede que proporciona a utilização de VoIP (Voz sobre IP), PABX Virtual e URA, por exemplo, e está mais ligada a essa infraestrutura que utiliza a rede de computadores.

Com a telefonia IP é possível fazer e receber ligações entre outras funcionalidades — por meio da internet ou de forma interna, por uma rede de computadores.

Essa é uma tecnologia que aumenta a flexibilidade e a mobilidade da comunicação de baixo custo, além de proporcionar mais convergência ao mercado em função de todos os seus recursos.


 

A tecnologia na prática: como funciona a telefonia IP

Por meio da telefonia IP é possível utilizar o VoIP, sistema no qual a voz é transmitida de maneira analógica e transcrita como dados digitais binários para serem transmitidos pela internet.

Dessa forma, para que a comunicação aconteça entre computadores, é preciso instalar no dispositivo utilizado um software, conhecido como Softphone, — uma espécie de simulador de aparelho telefônico — que realize essa comunicação.

No caso de aparelhos telefônicos tradicionais, é preciso utilizar ATAs — Adaptadores Telefônicos Analógicos.


Temos também o Telefone IP, que é um dispositivo já pronto para essa tecnologia e que fornece uma qualidade superior em relação ao Softphone e aos ATAs, além de ser um dispositivo que já possui visor com identificação de chamadas e viva-voz.
 

Funcionalidades e recursos da telefonia IP

Por ser um serviço executado em rede, é possível adicionar funcionalidades e recursos para a otimização dos processos de comunicação:
 

  • no VoIP é possível ter diversos números receptivos fixos, em diversos DDDs (Cidades), o que aumenta a estrutura de atendimento e comunicação organizacional;

  • filas de atendimento, permitindo que seu cliente aguarde em linha até ser atendido;

  • correio de voz;

  • unificação do sistema de telefonia entre matriz e filial;

  • intercalação de ligações;

  • direcionamento de chamadas para um número fixo/celular externo;

  • relatório de chamadas

  • gravação das chamadas;

  • números 0800 e 4003;

     

Diferenças entre telefonia IP, VoIP e PABX IP

A telefonia IP é a infraestrutura completa da tecnologia, que propicia a execução da telefonia VoIP. Dessa forma, o VoIP — que significa Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre o Protocolo de Internet — é apenas o resultado de voz que, para acontecer, precisa que a telefonia IP seja estruturada no processo de comunicação da rede.

Esse processo de comunicação de voz efetuada via internet acontece por meio de um roteamento: é como se o endereço de IP fosse o telefone da casa e a internet fosse a rede telefônica.

De forma resumida, a telefonia VoIP é resultado da infraestrutura de rede proporcionada pela telefonia IP, que abrange um conceito bem mais amplo com a utilização de toda a sua capacidade da tecnologia digital para executar também outros serviços, como o de PABX IP —
que se difere muito do PABX convencional.

Esse, por sua vez, possibilita integrar o sistema de comunicação a softwares como CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Corporativos), largamente utilizados para otimizar a gestão operacional de empresas.

Além disso, entre as
facilidades do PABX virtual podemos destacar a facilidade na criação de ramais e outras facilidades que aumentam a produtividade organizacional.

 

Telefonia IP vs. telefonia tradicional

Entre as principais características da telefonia tradicional podemos destacar a qualidade da ligação, a alta disponibilidade da rede e o grande percentual de chamadas completadas.

No processo de conversão que ocorre nas centrais tradicionais, são transmitidos sinais analógicos e digitais, e a banda é exclusivamente para a voz — que percorre um circuito digital dedicado de 64 kbit/s —, mas o sinal digital pode ser convertido novamente em analógico.

Já na telefonia IP, os pacotes de voz são acumulados e enviados pela internet ou pela rede interna, devidamente configurada, em velocidades variadas. Dependendo da compressão (não comprimida de 64 kbit/s, comprimida em até 5,3 kbit/s).

Apesar de fornecerem o mesmo serviço e alcançarem objetivos parecidos, a vantagem do VoIP sobre a telefonia tradicional, que apresenta diferenças somente na estrutura e no modo de funcionamento, está principalmente no resultado do serviço:

 

  • para que a tecnologia da telefonia IP funcione em qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet, já disponível e abrangente. O modo de telefonia tradicional exige a instalação de toda uma estrutura feita por cabos de cobre (que nem sempre são acessíveis a qualquer lugar);

  • a telefonia IP oferece recursos complementares como PABX e centrais telefônicas que permitem otimizar o processo de comunicação e personalizar o acesso de clientes ao sistema de telefonia da empresa.


Essas são apenas algumas vantagens entre todas as proporcionadas pelas funcionalidades que destacamos logo abaixo.

 

Vantagens da telefonia IP

Podemos citar o baixo custo de investimento e do serviço, além da otimização de tempo em processos e da diversidade de opções de transmissão, como imagens e documentos de textos. Dividimos as vantagens em econômicas, técnicas e operacionais.
 

Vantagens econômicas

O sucesso da telefonia IP é associada a altas taxas de redução de custos dos serviços. Essa diminuição é resultado de tarifas reduzidas em ligações de longa distância, que não precisam ser transmitidas em várias centrais antes de alcançar seu destino — além das ligações entre ramais em qualquer lugar serem gratuitas.
 

Vantagens técnicas

Entre as vantagens técnicas, podemos destacar a versatilidade no uso dos recursos e a simplicidade de instalação.
 

Versatilidade

A versatilidade é evidenciada pela possibilidade de ligação entre diversos dispositivos (computadores, smartphones, tablets, ATAs e Telefones IP) e em diferentes localidades (chamadas locais, nacionais ou internacionais).
 

Simplicidade

A implantação de telefones IP com PoE (Power over Ethernet) na infraestrutura de comunicação é feita de forma simples, a custos reduzidos e com a conexão simplificada em um único ponto.

Dessa forma, elimina-se a chance de queima de fontes por descargas elétricas e reduz-se os pontos de falha entre conexões. A segunda porta de rede existente nesse tipo de equipamento possibilita também a conexão com a internet por um único cabo de rede.

 

Vantagens operacionais


Mobilidade

Essa característica é inerente à utilização de dispositivos móveis para a realização de chamadas VoIP, possíveis de fazer em qualquer lugar e a qualquer momento. O resultado é uma maior comodidade para os usuários, assim como a redução de custos em chamada.

Mesmo aparelhos tradicionais ligados pela ATA ou telefones IP podem ser transportados e instalados em qualquer lugar cuja conexão com a internet seja satisfatória.

Essa possibilidade também favorece o trabalho de vendedores externos, profissionais autônomos e adeptos ao home office, que precisam entrar em contato com seus clientes constantemente, mas não podem se prender a unidades fixas.

Além disso, a telefonia VoIP garante a utilização de um mesmo número de contato associado ao aparelho, que mesmo presente em outras localidades fora da sede da empresa, configuram chamadas locais.

 

Integração

A telefonia IP oferece recursos que podem ser integrados a outros programas e aplicativos:
 

  • CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), que ampliam e otimizam o controle de processos de venda;

  • de gerenciamento e controle operacional (ERP);
     

Assim a comunicação se torna convergente, o que possibilita melhor integração entre os diversos setores ou departamentos organizacionais, facilita o fluxo de informação interno, entre os colaboradores e as equipes e em função da empresa com seus stakeholders.
 

Satisfação do cliente

O nível de satisfação do consumidor e de qualquer usuário que entra em contato com a empresa é favorecido pelos recursos que proporcionam um atendimento diferenciado da URA (Unidade de Resposta Audível), como chamadas em espera musicalizadas, atendimento automático, entre outros.
 

Requisitos para usar a telefonia IP

O sistema básico de funcionamento da tecnologia abrange componentes essenciais para o seu correto funcionamento:
 

  • um software, chamado de softphone, capaz de converter voz analógica em voz digital (no caso do uso do VoIP);

  • rede interna feita por cabeamento, no caso de uso do sistema somente nas dependências entre setores da organização;

  • conexão com a internet banda larga (cabo, rádio, ADSL etc.);

  • computadores ou outros dispositivos equipados com placa de som, microfone, alto-falante;

  • Adaptador de Telefone Analógico (ATA) para efetuar ligações em aparelhos telefônicos tradicionais;

  • Telefone IP, alternativa à ATA — que é similar a um aparelho telefônico mas se conecta à internet e executa todas as funcionalidades de VoIP de forma automática, visto que em sua instalação são utilizados conectores RJ-45 (a mesma conexão dos cabos de rede comuns)
     

O único componente comum a todas as situações é a rede, os demais componentes são usados em função dos objetivos de comunicação da empresa e dos dispositivos.

A decisão de escolha entre aparelhos associados a ATA ou telefone IP deve se basear nas necessidades da empresa ou do usuário. Comumente o telefone IP é utilizado em médias e grandes empresas, enquanto o aparelho tradicional com ATA é empregado em empresas de pequeno porte.

 

Como implementar a telefonia IP

Avalie sua rede

Sendo a internet o meio de transporte dos dados na telefonia IP, é importante fazer uma análise dos recursos e da velocidade de conexão antes de implementar essa tecnologia.
 

Escolha o dispositivo

Escolha aparelhos móveis, computadores ou outros dispositivos que atendam às suas necessidades de forma abrangente e não exija grandes investimentos. Alguns deverão ser associados para a transmissão da tecnologia, então estude o custo-benefício de cada dispositivo: telefone IP ou telefone tradicional com ATA, softphone em computadores ou aplicativos em celulares etc.

Com todas essas possibilidades e funcionalidades, a implantação de um sistema de telefonia IP no seu ambiente organizacional é só uma questão de reconhecimento de oportunidade: certifique-se de ter uma rede com os pré-requisitos necessários e implemente essa solução de produtividade e inovação!

Ao escolher um fornecedor de serviço de telefonia IP, considere fatores de infraestrutura da empresa contratada (suporte, atendimento, entre outros) e verifique o tempo em que a empresa se encontra no mercado, de modo a suprir de forma plena todas as suas necessidades.


Entre em contato conosco e conheça o que oferecemos de melhor em recursos para redução de custos e aumento de eficiência em processos de comunicação!

04 de Junho de 2018

Outras notícias

Saiba tudo sobre a evolução do PABX

Você já se perguntou como ocorre o funcionamento do sistema de ligações telefônicas dentro de uma empresa?

Saiba mais

Um guia completo sobre gestão do tempo

"Tempo é dinheiro!" Com certeza, você já ouviu esta expressão em algum momento da sua vida — e isso é uma verdade! Uma boa gestão do tempo é algo imprescindível no cotidiano das pessoas, principalmente para empreendedores, pois se não houver um mínimo de controle, eles podem acabam perdendo clientes e oportunidades.

Saiba mais

5 benefícios do autoatendimento nas organizações

Quanto mais a sua empresa cresce, mais seu público aumenta. Com isso, amplia a necessidade de atendimento. Para suprir essa demanda, surgiu uma inovação: o autoatendimento.

Saiba mais

Atendimento personalizado: como pode ajudar sua empresa a vender mais?

Em um mundo globalizado, onde a tecnologia vem transformando a forma das pessoas se comunicarem, seu cliente não quer se sentir mais um em meio à multidão. Ele deseja se perceber especial e, para isso, no mínimo espera um atendimento personalizado.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok