Operadora Autorizada Anatel N° 4125/2016
4003-5246   /   (11) 2908-0211
contato@nullipforce.com.br

Telefonia IP: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Novidades

Receba as últimas notícias da IP Force

Telefonia IP: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A telefonia IP surgiu nos anos 90 com a explosão da internet, mas ganhou força após a implementação da banda larga no cotidiano das famílias e das empresas pelo país.

Naquela época a velocidade da internet discada era insuficiente para garantir a qualidade das ligações, mas foi em 2005 que muitas empresas com sede no exterior, a fim de reduzirem seus custos com telefonia, implantaram esse tipo de comunicação nas suas unidades. Posteriormente, com conexões mais velozes, a telefonia IP teve sua eficácia garantida e avançou para o nível de serviço evidenciado nos dias atuais.

Neste post vamos abordar os conceitos, as vantagens, as funcionalidades, os requisitos e outras características da telefonia IP. Confira!

 

O conceito de telefonia IP

A telefonia IP é um conceito mais amplo, caracterizado principalmente por uma estrutura de rede que proporciona a utilização de VoIP (Voz sobre IP), PABX Virtual e URA, por exemplo, e está mais ligada a essa infraestrutura que utiliza a rede de computadores.

Com a telefonia IP é possível fazer e receber ligações entre outras funcionalidades — por meio da internet ou de forma interna, por uma rede de computadores.

Essa é uma tecnologia que aumenta a flexibilidade e a mobilidade da comunicação de baixo custo, além de proporcionar mais convergência ao mercado em função de todos os seus recursos.


 

A tecnologia na prática: como funciona a telefonia IP

Por meio da telefonia IP é possível utilizar o VoIP, sistema no qual a voz é transmitida de maneira analógica e transcrita como dados digitais binários para serem transmitidos pela internet.

Dessa forma, para que a comunicação aconteça entre computadores, é preciso instalar no dispositivo utilizado um software, conhecido como Softphone, — uma espécie de simulador de aparelho telefônico — que realize essa comunicação.

No caso de aparelhos telefônicos tradicionais, é preciso utilizar ATAs — Adaptadores Telefônicos Analógicos.


Temos também o Telefone IP, que é um dispositivo já pronto para essa tecnologia e que fornece uma qualidade superior em relação ao Softphone e aos ATAs, além de ser um dispositivo que já possui visor com identificação de chamadas e viva-voz.
 

Funcionalidades e recursos da telefonia IP

Por ser um serviço executado em rede, é possível adicionar funcionalidades e recursos para a otimização dos processos de comunicação:
 

  • no VoIP é possível ter diversos números receptivos fixos, em diversos DDDs (Cidades), o que aumenta a estrutura de atendimento e comunicação organizacional;

  • filas de atendimento, permitindo que seu cliente aguarde em linha até ser atendido;

  • correio de voz;

  • unificação do sistema de telefonia entre matriz e filial;

  • intercalação de ligações;

  • direcionamento de chamadas para um número fixo/celular externo;

  • relatório de chamadas

  • gravação das chamadas;

  • números 0800 e 4003;

     

Diferenças entre telefonia IP, VoIP e PABX IP

A telefonia IP é a infraestrutura completa da tecnologia, que propicia a execução da telefonia VoIP. Dessa forma, o VoIP — que significa Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre o Protocolo de Internet — é apenas o resultado de voz que, para acontecer, precisa que a telefonia IP seja estruturada no processo de comunicação da rede.

Esse processo de comunicação de voz efetuada via internet acontece por meio de um roteamento: é como se o endereço de IP fosse o telefone da casa e a internet fosse a rede telefônica.

De forma resumida, a telefonia VoIP é resultado da infraestrutura de rede proporcionada pela telefonia IP, que abrange um conceito bem mais amplo com a utilização de toda a sua capacidade da tecnologia digital para executar também outros serviços, como o de PABX IP —
que se difere muito do PABX convencional.

Esse, por sua vez, possibilita integrar o sistema de comunicação a softwares como CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Corporativos), largamente utilizados para otimizar a gestão operacional de empresas.

Além disso, entre as
facilidades do PABX virtual podemos destacar a facilidade na criação de ramais e outras facilidades que aumentam a produtividade organizacional.

 

Telefonia IP vs. telefonia tradicional

Entre as principais características da telefonia tradicional podemos destacar a qualidade da ligação, a alta disponibilidade da rede e o grande percentual de chamadas completadas.

No processo de conversão que ocorre nas centrais tradicionais, são transmitidos sinais analógicos e digitais, e a banda é exclusivamente para a voz — que percorre um circuito digital dedicado de 64 kbit/s —, mas o sinal digital pode ser convertido novamente em analógico.

Já na telefonia IP, os pacotes de voz são acumulados e enviados pela internet ou pela rede interna, devidamente configurada, em velocidades variadas. Dependendo da compressão (não comprimida de 64 kbit/s, comprimida em até 5,3 kbit/s).

Apesar de fornecerem o mesmo serviço e alcançarem objetivos parecidos, a vantagem do VoIP sobre a telefonia tradicional, que apresenta diferenças somente na estrutura e no modo de funcionamento, está principalmente no resultado do serviço:

 

  • para que a tecnologia da telefonia IP funcione em qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet, já disponível e abrangente. O modo de telefonia tradicional exige a instalação de toda uma estrutura feita por cabos de cobre (que nem sempre são acessíveis a qualquer lugar);

  • a telefonia IP oferece recursos complementares como PABX e centrais telefônicas que permitem otimizar o processo de comunicação e personalizar o acesso de clientes ao sistema de telefonia da empresa.


Essas são apenas algumas vantagens entre todas as proporcionadas pelas funcionalidades que destacamos logo abaixo.

 

Vantagens da telefonia IP

Podemos citar o baixo custo de investimento e do serviço, além da otimização de tempo em processos e da diversidade de opções de transmissão, como imagens e documentos de textos. Dividimos as vantagens em econômicas, técnicas e operacionais.
 

Vantagens econômicas

O sucesso da telefonia IP é associada a altas taxas de redução de custos dos serviços. Essa diminuição é resultado de tarifas reduzidas em ligações de longa distância, que não precisam ser transmitidas em várias centrais antes de alcançar seu destino — além das ligações entre ramais em qualquer lugar serem gratuitas.
 

Vantagens técnicas

Entre as vantagens técnicas, podemos destacar a versatilidade no uso dos recursos e a simplicidade de instalação.
 

Versatilidade

A versatilidade é evidenciada pela possibilidade de ligação entre diversos dispositivos (computadores, smartphones, tablets, ATAs e Telefones IP) e em diferentes localidades (chamadas locais, nacionais ou internacionais).
 

Simplicidade

A implantação de telefones IP com PoE (Power over Ethernet) na infraestrutura de comunicação é feita de forma simples, a custos reduzidos e com a conexão simplificada em um único ponto.

Dessa forma, elimina-se a chance de queima de fontes por descargas elétricas e reduz-se os pontos de falha entre conexões. A segunda porta de rede existente nesse tipo de equipamento possibilita também a conexão com a internet por um único cabo de rede.

 

Vantagens operacionais


Mobilidade

Essa característica é inerente à utilização de dispositivos móveis para a realização de chamadas VoIP, possíveis de fazer em qualquer lugar e a qualquer momento. O resultado é uma maior comodidade para os usuários, assim como a redução de custos em chamada.

Mesmo aparelhos tradicionais ligados pela ATA ou telefones IP podem ser transportados e instalados em qualquer lugar cuja conexão com a internet seja satisfatória.

Essa possibilidade também favorece o trabalho de vendedores externos, profissionais autônomos e adeptos ao home office, que precisam entrar em contato com seus clientes constantemente, mas não podem se prender a unidades fixas.

Além disso, a telefonia VoIP garante a utilização de um mesmo número de contato associado ao aparelho, que mesmo presente em outras localidades fora da sede da empresa, configuram chamadas locais.

 

Integração

A telefonia IP oferece recursos que podem ser integrados a outros programas e aplicativos:
 

  • CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), que ampliam e otimizam o controle de processos de venda;

  • de gerenciamento e controle operacional (ERP);
     

Assim a comunicação se torna convergente, o que possibilita melhor integração entre os diversos setores ou departamentos organizacionais, facilita o fluxo de informação interno, entre os colaboradores e as equipes e em função da empresa com seus stakeholders.
 

Satisfação do cliente

O nível de satisfação do consumidor e de qualquer usuário que entra em contato com a empresa é favorecido pelos recursos que proporcionam um atendimento diferenciado da URA (Unidade de Resposta Audível), como chamadas em espera musicalizadas, atendimento automático, entre outros.
 

Requisitos para usar a telefonia IP

O sistema básico de funcionamento da tecnologia abrange componentes essenciais para o seu correto funcionamento:
 

  • um software, chamado de softphone, capaz de converter voz analógica em voz digital (no caso do uso do VoIP);

  • rede interna feita por cabeamento, no caso de uso do sistema somente nas dependências entre setores da organização;

  • conexão com a internet banda larga (cabo, rádio, ADSL etc.);

  • computadores ou outros dispositivos equipados com placa de som, microfone, alto-falante;

  • Adaptador de Telefone Analógico (ATA) para efetuar ligações em aparelhos telefônicos tradicionais;

  • Telefone IP, alternativa à ATA — que é similar a um aparelho telefônico mas se conecta à internet e executa todas as funcionalidades de VoIP de forma automática, visto que em sua instalação são utilizados conectores RJ-45 (a mesma conexão dos cabos de rede comuns)
     

O único componente comum a todas as situações é a rede, os demais componentes são usados em função dos objetivos de comunicação da empresa e dos dispositivos.

A decisão de escolha entre aparelhos associados a ATA ou telefone IP deve se basear nas necessidades da empresa ou do usuário. Comumente o telefone IP é utilizado em médias e grandes empresas, enquanto o aparelho tradicional com ATA é empregado em empresas de pequeno porte.

 

Como implementar a telefonia IP

Avalie sua rede

Sendo a internet o meio de transporte dos dados na telefonia IP, é importante fazer uma análise dos recursos e da velocidade de conexão antes de implementar essa tecnologia.
 

Escolha o dispositivo

Escolha aparelhos móveis, computadores ou outros dispositivos que atendam às suas necessidades de forma abrangente e não exija grandes investimentos. Alguns deverão ser associados para a transmissão da tecnologia, então estude o custo-benefício de cada dispositivo: telefone IP ou telefone tradicional com ATA, softphone em computadores ou aplicativos em celulares etc.

Com todas essas possibilidades e funcionalidades, a implantação de um sistema de telefonia IP no seu ambiente organizacional é só uma questão de reconhecimento de oportunidade: certifique-se de ter uma rede com os pré-requisitos necessários e implemente essa solução de produtividade e inovação!

Ao escolher um fornecedor de serviço de telefonia IP, considere fatores de infraestrutura da empresa contratada (suporte, atendimento, entre outros) e verifique o tempo em que a empresa se encontra no mercado, de modo a suprir de forma plena todas as suas necessidades.


Entre em contato conosco e conheça o que oferecemos de melhor em recursos para redução de custos e aumento de eficiência em processos de comunicação!

04 de Junho de 2018

Outras notícias

Saiba como otimizar a telefonia empresarial no seu negócio

A comunicação é fundamental para o sucesso dos negócios de uma companhia e, grande parte delas — senão todas — conta com um sistema de telefonia empresarial. Como o próprio nome já diz, essa telefonia é, basicamente, a comunicação das empresas por meio de ligações telefônicas — para clientes ou fornecedores, por exemplo.

Saiba mais

Saiba as diferenças entre os números nacionais: 0800 e 4003

Disponibilizar números nacionais para o setor de call center é uma atitude inteligente e que pode trazer vários benefícios para o seu negócio, independente do tamanho da empresa.

Saiba mais

4 dicas para obter redução de custos em telefonia

A redução de custos em telefonia é um processo imprescindível para manter a liquidez financeira da empresa, em especial, aquelas que realizam um grande volume de ligações diariamente.

Saiba mais

Ramal para celular: como transformar o aparelho em ramal móvel?

Os avanços tecnológicos estão ajudando bastante as pessoas no dia a dia. Com os celulares, por exemplo, é possível adiantar diversas tarefas, seja por meio de transações bancárias, seja utilizando aplicativos, seja trocando mensagens instantâneas, entre outros. Pensando nas empresas, um recurso muito interessante é o ramal para celular.

Saiba mais

Novidades

Receba as últimas notícias da IP Force