0800-878-7896
contato@nullipforce.com.br

Telemarketing: 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos

Telemarketing: 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos

Conquistar clientes é uma das maiores dores de uma empresa, no entanto, não é tão danoso quanto perdê-lo. Lembre-se que quando um cliente vai embora, leva com ele várias oportunidades de negócios, como o seu círculo de contatos que, certamente, não terá a sua marca como uma recomendação.

Muitas empresas abordam esse tema de forma superficial, evitando admitir as próprias falhas, o que compromete a possibilidade de solucioná-las. O telemarketing é uma área fantástica para corrigir essa distorção.

Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo com 5 dicas para recuperar clientes insatisfeitos. Confira!

1. Coloque em prática a Escuta

Escutatória é um conceito criado por Rubens Alves que diz respeito à arte de ouvir. O telemarketing precisa trabalhar muito a oratória para persuadir o consumidor a revelar seus problemas reais, no entanto, é ouvindo que encontra as respostas.

Infelizmente os profissionais dessa área ouvem insultos e agressões várias vezes ao dia, principalmente de clientes insatisfeitos. No entanto, é preciso ter pragmatismo para ouvir essas reclamações e filtrar o que realmente importa.

O cliente não está atacando a pessoa do colaborador, mas o colaborador da empresa que prestou um serviço ruim ou vendeu o produto errado. É preciso abordar a frustração do cliente sob essa ótica.

2. Reconheça a falha

Reconhecer os próprios erros é uma tarefa extremamente dolorosa para a maioria das pessoas. Envolve compreender as próprias deficiências e pontos de melhoria, portanto, dói.

No entanto, é no reconhecimento do erro que o cliente encontra humanidade. Se o interlocutor é capaz de reconhecer o papel da empresa nessa relação, que por alguma razão deu errado, maiores são as chances de reconsiderar a sua opinião.

3. Ofereça uma solução

Dar justificativa não significa nada. Se o cliente ainda está na linha, ele não quer uma justificativa, mas uma solução. Compreenda que em alguns momentos a empresa precisa perder uma venda para não perder o cliente.

Cada consumidor é único e possui diferentes necessidades. Quanto mais personalizada for a essa solução, maiores são as chances de ele aceitar a oferta e voltar a integrar a lista de contatos da marca.

4. Seja proativo

O telemarketing é um setor responsável pela interface de contato com o cliente, portanto, não possui atribuições para colocar a mão na massa em processos da empresa, dependendo de como é o serviço prestado.

Por isso é importante se colocar à disposição do cliente, ouvir com atenção e questioná-lo, para que seja possível levar esse atendimento aos departamentos responsáveis com a maior riqueza de detalhes possível, isso ajudará na tratativa da insatisfação do cliente.

5. O cliente tem razão

Essa frase é um clichê para as empresas, mas possui um alto nível de verdade. Se o cliente comprou o produto errado, a sua marca não compreendeu as necessidades reais do público.

Não faça com que ele acredite estar errado, mesmo que ele esteja. A intenção é recuperar clientes, mas se não há solução, deixe que saia, mas com uma ótima imagem da empresa, para que compartilhe-a como uma referência no mercado, mesmo que não ofereça as soluções que ele precisava em um momento específico.

Gostou deste conteúdo? Nós somos especialistas em telefonia IP. Conheça nossos serviços.

03 de Janeiro de 2022

Outras notícias

5 Dicas para a Recuperação de Hotéis

Já se sabe que os efeitos da Pandemia surtiram impactos em diversas frentes de negócios, o ramo hoteleiro está entre os segmentos que mais sofreram em todo o mundo.

Saiba mais

5 dicas para melhorar o relacionamento com clientes

Ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para uma empresa por diversos motivos. Retenção de clientes, vantagem competitiva, aumento do número de vendas e consolidação da marca no mercado são alguns deles.

Saiba mais

Dicas para retenção de cliente

A retenção de cliente se apresenta como uma solução fundamental para qualquer o negócio. Afinal, é por meio dessa estratégia que a empresa mantém sua receita e se torna competitiva no mercado.

Saiba mais

Números 0303, entenda o que é

Atualmente, os números 0303 são fundamentais para todas as pessoas que demonstram incômodo com as famosas ligações de telemarketing. Assim sendo, está em vigor uma regulamentação que determina a obrigatoriedade desse prefixo nas chamadas destinadas à oferta de serviços ou produtos. Portanto, o intuito principal dessa regra consiste na possibilidade de identificação das ligações inoportunas.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok