É comum que pessoas fora da área confundam telemarketing e televendas, mas essas duas estratégias acabam se envolvendo em um trabalho bem planejado. Afinal, é preciso traçar todo um planejamento na hora de buscar o aumento das vendas da sua empresa.
Ficou na dúvida? Continue a leitura e entenda melhor as diferenças e como essas práticas se completam.
O telemarketing
Explicando a partir da própria nomenclatura, podemos dizer que o telemarketing é uma estratégia de marketing que tem como base o uso da comunicação pelo telefone. Nesse caso não importa quem fez a ligação, se foi a empresa ou o cliente, a ideia é trabalhar na construção de um relacionamento.
Podemos dividir entre ativo e receptivo. Assim, a finalidade da ligação pode ser diversa, por exemplo, pensando em uma cobrança. Nesse caso é um telemarketing ativo com o fim de fazer a cobrança de fatura, mas mantendo o relacionamento com o cliente como principal ação.
A televenda
A televenda, por sua vez, é algo muito mais objetivo e fácil de entender. Afinal, trata-se de uma venda realizada por telefone, simples assim. O vendedor liga para o cliente até que ele atenda e ofereça um produto ou serviço argumentando de maneira específica.
A ideia aqui é fechar vendas, os profissionais costumam obedecer a um padrão de comunicação, argumentando e com ofertas atrativas. Mas isso não é feito de maneira aleatória, são contatos que já passaram pelo funil de vendas, ou seja, já entraram em contato com a empresa, normalmente pelo próprio telemarketing.
A diferença entre as duas estratégias
Agora ficou fácil compreender quais as diferenças entre essas estratégias, certo? As duas trabalham em conjunto para gerar resultados para a empresa, que se traduz em maior número de conversão em vendas, mas cada uma em um momento diferente.
Enquanto na etapa de telemarketing há uma separação entre os clientes que estão mais prováveis de consumir, na televendas eles recebem o contato para fechar a venda.
Apenas sem confundir a abordagem na segunda etapa, que não é com a finalidade de criar relacionamento, uma vez que já existe, a função é fechar a venda com maestria para também fidelizar.
O que preciso para atuar com essas estratégias?
Claro que a equipe envolvida em ambas as ações devem estar devidamente capacitadas para tal. Há empresas especializadas em realizar esse tipo de serviço, atuando como terceirizadas na prática de televendas e telemarketing.
Também é preciso que essa equipe tenha ferramentas que permitam essa aquisição e armazenamento de dados, como é o caso de um CRM, por exemplo. Portanto, o treinamento da equipe diz respeito ao trato com o cliente e com o uso dessas ferramentas.
Aumente as suas vendas
Aumente as suas vendas utilizando de um bom planejamento de marketing, que saiba como aplicar os dois conceitos, telemarketing e televendas de modo a se completarem. Entendendo o momento certo para tirar os planos do papel e as diferenças entre cada uma dessas práticas.
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