O Tempo Médio de Atendimento é uma métrica super importante para uma empresa. Isso porque a auxilia a mensurar o tempo médio que um atendente leva para resolver as demandas de um cliente. Quanto menor for o tempo médio, mais eficiente é a equipe de atendimento da empresa, via de regra.
Quer saber mais sobre essa solução? Então leia o post!
O que é?
O Tempo Médio de Atendimento (TMA) é a métrica responsável por medir o tempo médio que um atendente leva para resolver a solicitação de um cliente. Vale dizer que quanto menor for o tempo de atendimento, mais eficiente é o setor de atendimento ao cliente.
Além disso, essa métrica ajuda o gestor a não apenas saber o tempo médio de atendimento, como também entender seu o TMA atual condiz com a demanda de contados do departamento, podendo levá-lo a buscar o tempo médio de espera, e se necessário, traçar estratégias de acordo com a demanda encontrada.
Benefícios do TMA para uma empresa
O TMA é uma métrica que oferece diversos benefícios a uma empresa. A seguir, destacamos alguns. Veja:
– Contribui para o aumento da satisfação do cliente, uma vez que ele tem sua demanda resolvida com rapidez;
– Permite ao gestor melhorar, de uma forma geral, o setor de atendimento, reduzindo, por exemplo, o TMA;
– Aumenta a produtividade da equipe de atendimento, o que pode fazer com que uma empresa se destaque no mercado;
– Pode ajudar a organização a construir uma imagem positiva perante seus públicos estratégicos. Isso é fundamental para que a organização alcance alguns objetivos, como fidelização de clientes, alcance de mais clientes e elevação da receita, por exemplo.
Como reduzir o tempo médio de atendimento?
Com a aplicação de algumas dicas, é possível reduzir o tempo médio de atendimento, por exemplo:
– Mantenha a reciclagem da sua equipe de atendimento ativa, com isso a equipe sempre revisitará o propósito dos atendimentos ágeis e assertivos.
– Utilize uma tecnologia capaz de integrar os canais de comunicação da empresa. Assim, fica fácil consultar qualquer outro atendimento já fornecido ao cliente e, com isso, reduzir o TMA;
– Mantenha os dados dos clientes atualizados e reunidos em uma só plataforma;
– Monitore as ligações realizadas e recebidas, pois assim é possível controlar o TMA;
– Faça uso de telefonia IP, como PIN por exemplo, pois essa solução auxilia a Organização a encontrar estratégias de atendimento de acordo com o seu tipo de negócio.
Calcular o TMA é fundamental para qualquer empresa que esteja sempre em contato com o cliente. Afinal, é uma forma de melhorar a gestão do setor de atendimento e fazer com que alcance os objetivos que foram estabelecidos para ele.
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