Você sabe o que é softphone? Conheça 4 vantagens!

Você sabe o que é softphone? Conheça 4 vantagens!

Todo gestor que deseja otimizar os processos da sua empresa e ainda reduzir custos deve ficar atento aos recursos tecnológicos. Nesse sentido, o softphone pode ser um forte aliado. Mas, você sabe o que é softphone?

Com esse recurso você pode efetuar e receber ligações por meio da internet sem precisar de um telefone. Entre as vantagens do uso do softphone, temos uma considerável redução dos custos com instalação de equipamentos e aparelhos, bem como a flexibilidade de uso.

Quer saber mais sobre o que é softphone e como ele pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva? Então confira este post que preparamos para você. Boa leitura!
 

Afinal, o que é softphone?

Softphone é um software para realizar chamadas telefônicas usando o serviço VoIP (Voice over IP, ou seja, Voz sobre IP), por meio de um computador, tablet ou smartphone. Esse programa foi criado para se comportar como um telefone tradicional, com um painel de exibição e botões para o usuário fazer todo o controle, como uma interface padrão do telefone.

Esse recurso pode representar uma economia importante na conta de telefone da empresa, pois o seu uso abrange ligações para aparelhos fixos e móveis. Por isso, o softphone é especialmente interessante para organizações que buscam mobilidade entre os usuários, já que torna possível o fácil gerenciamento das comunicações e de custos com telefonia empresarial.
 

Como o softphone funciona?

Em primeiro lugar, o usuário precisa realizar o download do programa e depois instalá-lo no computador ou smartphone. Para isso, basta estar com seu microfone e alto-falantes ou headset ligados para que o software acesse os equipamentos e você possa utilizar o softphone. Ele normalmente apresenta uma interface amigável e, por isso mesmo, é bem simples e fácil de usar. Além disso, os programas são munidos de um teclado virtual muito parecido com o de um telefone convencional, o que torna mais fácil a sua utilização.

Obviamente, o computador precisa estar ligado e conectado à internet para que seja possível fazer as ligações.
 

Quais os tipos de softphone existentes?

No mercado há uma grande variedade de softphones, muitos deles desenvolvidos para todos os sistemas operacionais e dispositivos móveis. No entanto, também existem aqueles mais voltados para um sistema específico, de acordo com as demandas de atuação da empresa. O softphone para computador de mesa ou notebook é instalado no computador do usuário. Finalizada a instalação, o equipamento passa a ter as mesmas funcionalidades de um telefone convencional, mas com recursos multimídia.

Já no caso de dispositivos móveis, os softphones são desenvolvidos para proporcionar as funcionalidades de um aparelho de telefone convencional, mas com a possibilidade de usar uma conta SIP ("Session Initiation Protocol", ou Protocolo de Iniciação de Sessão) de alguma operadora VoIP e, assim, poder fazer ligações para celulares e fixos, ou para ramais de uma mesma operadora VoIP.

Com o uso do sistema PABX, de distribuição automática de ligações, é possível facilitar a comunicação interna dos ramais da empresa utilizando apenas o VoIP, além de oferecer diversos recursos corporativos, como gravações, chamadas em espera, conferências, entre outros.
 

Quais as 4 vantagens de usar softphone?

Investir na tecnologia softphone traz uma série de benefícios para o seu negócio. Veja a seguir!
 

1. Redução de despesas com telefonia

Os softphones trazem recursos semelhantes aos da telefonia tradicional, como troca de mensagens, reencaminhamento de chamadas, videoconferências, chamada em espera, entre outros. Quando aliados ao sistema PABX, tornam-se excelentes soluções corporativas para integrar a comunicação da empresa.

Com todos esses recursos disponíveis, você reduz custos em comparação à telefonia convencional. Isso porque o softphone utiliza a internet para a comunicação.

A utilização do softphone é a solução para todas essas questões, e ainda pode ajudar a sua empresa a atender a demandas tanto internas quanto externas, sem que para isso dependa de uma estrutura física complexa.
 

2. Economia em custos de instalação

Sabe aquela dor de cabeça ao ter de contratar serviços de instalações de aparelhos e fiação, e ainda ter de desembolsar um valor razoável com materiais e mão de obra? Com o softphone você se livra de tudo isso, pois precisa apenas de um computador com acesso à internet para criar uma conta VoIP.
 

3. Flexibilidade

Ao contar com uma rede VoIP, a organização pode instalar um softphone em todos os dispositivos móveis da empresa e ofertar aos seus empregados um headset de qualidade. Como o softphone funciona utilizando a internet, os ramais não precisam ser fixos nem alocados em espaços fixos pré-determinados.

Essa é uma das principais vantagens de se contratar um ramal remoto, visto que o profissional não precisa, necessariamente, permanecer no escritório para realizar ou receber ligações.
 

4. Facilidade de uso

O softphone é um programa de fácil manuseio. Por isso, se você gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, esse software vai facilitar a sua rotina: enquanto você estiver fazendo uso dele poderá, com tranquilidade, permanecer navegando na internet. Esse recurso é fundamental para que o seu negócio possa economizar com custos de telefonia, sem limitações e aproveitando a melhor tecnologia disponível no mercado de comunicação de dados.

Agora que você já sabe o que é softphone, tem interesse em conhecer mais sobre o sistema e como pode implementá-lo em sua empresa? Entre em contato com a IP Force para saber mais sobre nossos serviços!


11 de Fevereiro de 2019

Outras notícias

5 mitos sobre telefonia Voip que você precisa saber!

Já escutou por aí alguns dos mitos sobre telefonia Voip? Essa tecnologia, também chamada de voz sobre IP, já é amplamente utilizada em diversos países, mas no Brasil ainda está ganhando espaço. A falta de familiaridade, portanto, é a principal responsável por essas crenças.

Saiba mais

Entenda definitivamente o que é contact center!

Ao ler o título desde post, você deve ter se perguntado: afinal, o que é contact center? Pois bem, esse é um termo que se refere a um modelo de atendimento que foi aprimorado tendo como base o call center.

Saiba mais

SAC 4.0: entenda o que é e como funciona!

O SAC 4.0 é uma tendência que já acontece com o avanço da telefonia 4.0, nova infraestrutura caracterizada por ser omnichannel e totalmente digitalizada. Os serviços, apesar de serem disponíveis em plataformas mais avançadas, baseadas em dados precisos, inteligência artificial e capacitação da equipe de atendimento, são mais pessoais.

Saiba mais

Saiba como lidar com objeções de clientes! 6 táticas infalíveis

Lidar com objeções de clientes pode ser uma tarefa impossível para empresas despreparadas. O novo cliente, também chamado de consumidor 4.0., é mais exigente, busca por soluções e produtos mais flexíveis e customizados.

Saiba mais

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok